Um estudo recente realizado pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) identificou falhas de manutenção no trecho Norte da BR-101, sob administração da Arteris Litoral Sul. A análise, realizada entre novembro e início de dezembro, revelou a presença de buracos, pavimento trincado, áreas necessitando de reasfaltamento e danos na estrutura de drenagem. A informação é da colunista Dagmara Spautz, da NSC Total.
O estudo abrangeu toda a extensão da rodovia sob concessão, concluindo que a manutenção da BR-101 Norte em Santa Catarina é inferior à observada na BR-376, que inclui a Serra do Mar no Paraná, também gerida pela mesma concessionária. A comparação evidenciou um padrão de manutenção e conservação significativamente mais elevado na BR-376 do Paraná em relação ao trecho catarinense da BR-101.
Além disso, o estudo ressaltou a necessidade de concluir obras pendentes, como a instalação de passarelas, e sugeriu a inclusão de novos projetos na renegociação do contrato com a Arteris Litoral Sul. Estas sugestões incluem a construção de novas vias marginais nos trechos de Balneário Piçarras e Barra Velha, além da criação de uma terceira faixa na seção que atravessa Balneário Camboriú.
A pesquisa faz parte de um diagnóstico mais amplo das rodovias de Santa Catarina, que será apresentado pela Fiesc nesta terça-feira (19). O objetivo é fornecer um panorama detalhado das condições atuais das estradas catarinenses e direcionar esforços para melhorias significativas em sua infraestrutura.
O que diz a Arteris:
“A Arteris Litoral Sul investiu nos últimos 15 anos mais de R$ 6,8 bilhões em infraestrutura nas rodovias BR-116/PR, BR-376/PR e BR-101/SC. Entre as principais obras, há como destaque as soluções de ampliação da capacidade, como as terceiras faixas da região da Grande Florianópolis, além de melhorias no pavimento e sinalização. Somente nos últimos dois anos a concessionária investiu cerca de R$ 256 milhões em soluções de pavimento, incluindo reconstrução, reparo profundo, fresagem, drenos e conservação. Além disso, a Litoral Sul, juntamente com a ANTT realizam estudos para incorporação de obras de aumento da capacidade, trafegabilidade e segurança dos usuários. Na BR-101/SC sob concessão da Arteris, trecho entre Garuva/SC e Palhoça/SC, todas as ações de fiscalização e conscientização, juntamente com melhorias estruturais, levaram a uma redução de 3% nos acidentes, entre 2022 e 2023. As obras de terceiras faixas da Grande Florianópolis também resultaram numa imediata diminuição de 40% nos acidentes e 30% de aumento na fluidez. A concessionária reitera seu compromisso com a segurança dos usuários e mantém investimentos perenes em educação para o trânsito e implementação de dispositivos de segurança como áreas de escape que já salvaram mais de 1000 vidas, sinalização horizontal e vertical, redutores de velocidade e novos radares, sempre em linha com os padrões exigidos pelo contrato de concessão. Arteris segue trabalhando para oferecer rodovias que garantem maior fluidez no tráfego de veículos e cada vez mais seguras aos usuários”.
*Supervisionado por Everton Palaoro
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