keyboard_backspace

Página Inicial

Política

Terceira Avenida de Itapema ganhará o nome do ex-vereador Eraldo Mafra

Familiares de Eraldo acompanharam a votação no plenário da Câmara, quando os vereadores lembraram da trajetória de vida do empresário e parlamentar

X
Divulgação

A Câmara de Itapema oficializou o batismo da 3ª Avenida, nesta terça (05/10), com a aprovação unânime do Projeto de Lei 100/2021, de autoria do vereador Huan Back (PSD), e coautoria de Alexandre Xepa (Progressistas), Beth Rocha (PSD), Eurico Osmari (PSD), Jean do Dimar (MDB), Léo Cordeiro (MDB) e Sidnei Florêncio (Nei da van – PSDB). Com a aprovação do Projeto, a via deverá se chamar “3ª Avenida – Vereador Eraldo Mafra”. Ou seja, ela não muda a designação de 3ª Avenida, mas passa a adotar as duas descrições.

A nomeação de bens públicos só pode acontecer como homenagem póstuma, e após consulta popular, o que aconteceu no site do Legislativo no último mês, com uma enquete pública que teve 83% de aprovação da proposta. Eraldo Mafra, ex-vereador de Itapema, foi a 15ª vítima da COVID-19 em nossa cidade, e deverá emprestar o seu nome para esta importante avenida, deixando seu nome escrito na história de Itapema.

Familiares de Eraldo acompanharam a votação no plenário da Câmara, quando os vereadores lembraram da trajetória de vida do empresário e parlamentar. O projeto aguarda a sanção do Poder Executivo para entrar em vigor. A Prefeitura pode sancionar ou vetar a matéria, e deve manifestar seu parecer dentro de 15 dias. Se sancionada, ela passa a valer, oficializando a decisão do Legislativo.

Conheça a história do vereador

Eraldo Mafra nasceu em Curitiba, e escolheu Itapema para morar e abrir seu negócio no ramo imobiliário, área em que atuou até o final da sua vida. Vivia em Itapema há 50 anos. Foi presidente de honra do MDB – Movimento Democrático Brasileiro.

Empresário reconhecido da nossa cidade, fundou uma das mais antigas imobiliárias de Itapema, Imobiliária Mafra, no início do bairro Meia Praia. Foi eleito vereador de Itapema nas eleições de 2012, assumindo seu cargo de vereador no dia 1º de janeiro de 2013, na 13ª Legislatura da Câmara de Vereadores de Itapema (2013-2016).

Em outubro de 2013, enfrentou um processo judicial que culminou com a extinção do seu cargo, quando a Justiça determinou a cassação dos direitos políticos do vereador. Eraldo recorreu, e foi reconduzido ao cargo em outubro de 2015, após a publicação da sentença pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ/SC), do dia 30 de setembro de 2015, suspendendo os efeitos da sua condenação.

Antes disso, Eraldo Mafra havia sido eleito suplente de vereador nas duas eleições anteriores, e chegou a assumir o cargo de suplente em três oportunidades: nos anos de 2009, 2011 e 2012, durante a 12ª Legislatura, tendo ocupado temporariamente o cargo do então vereador Preto Vieira (MDB). Em 2012, ocupando o cargo de suplente, teve a honra de participar como vereador da Sessão Solene em comemoração aos 50 Anos da Câmara de Vereadores de Itapema e mais uma vez entrar para a história de Itapema.

Como parlamentar, Eraldo se destacava pela benevolência e carisma no atendimento à população. Participou de vários momentos importantes para o município, tendo dedicado seu mandato na defesa dos corretores de imóveis, do turismo e da construção civil.

Mafra também foi Secretário de Turismo de Itapema, no governo do prefeito José Higino Furtado, nos anos de 1993 a 1996. Na época, foi o responsável pela criação do Festival do Camarão.

Fonte: Visor Notícias

Política

Deputada Paulinha vistoria obras no Morro de Zimbros e diz que novo acesso é “sonho realizado”

A parlamentar assegurou, em recursos estaduais para a obra do Morro do Zimbros mais de R$ 8 milhões

Política

Itapema terá Câmara de Vereadores itinerante em 2022

Um projeto do atual presidente da Câmara de Itapema, vereador Alexandre Xepa (Progressista), está cada dia mais perto de sair do papel. Com a aprovação unânime do Projeto de Resolução nº 06/2021, neste dia 19/10, […]

Política

STF rejeita ação contra atos e falas do presidente durante a pandemia

Plenário virtual rejeitou por 8 votos a 2 ação apresentada pelo PSOL

Política

Presidentes da Fecomércio/SC e Facisc cumprem agenda no governo de SP

Após a reunião, os presidentes das entidades foram recebidos pelo governador João Doria

Mais notícias

Segurança

Homem é denunciado por adotar e matar gatos; Polícia investiga caso

Homem foi ouvido na delegacia de Joia e confessou ter matado três gatos por estrangulamento

Cidades

Porto Belo inaugura nova praça de frente para o mar

Porto Belo agora conta com um novo espaço para integração da comunidade e visitação dos turistas. O Governo Municipal através da Fundação de Turismo realizou nesta sexta-feira (22) a entrega da nova Praça da Santa […]