keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Seca histórica leva à descoberta de fósseis de 280 milhões de anos em Santa Catarina

A seca histórica em Santa Catarina levou a descoberta de fósseis de 280 milhões de anos de Mesossauros entre as rochas de Três Barras, cidades do Planalto Norte de Santa Catarina. Pesquisadores do Centro Paleontológico da Universidade do Contestado (Cenpaleo-UnC), de Mafra, divulgaram a descoberta.

Luiz Carlos Weinschühz, paleontólogo coordenador do Cenpaleo, disse que o achado foi possível porque o nível de água do Rio Negro sofreu rebaixamento como efeito da seca no estado, expondo leitos rochosos que por muito tempo ficaram cobertos. Neles foram encontrados os fósseis, identificados inicialmente por Carlos Eduaro Fiolek, coordenador do Museu do Contestado de Três Barras.

Pesquisadores do Cenpaleo foram até o local e reconheceram nas rochas várias estruturas que são referentes a antigos répteis que viveram na região há cerca de 280 milhões de anos. Eles são chamados de mesossauros.

Mesossauros eram répteis aquáticos que viviam em um antigo golfo reconhecido na paleontologia e na geologia como “Golfo Irati”. Eles tinham de 80 centímetros a um metro, membranas entre os dedos para facilitar o nado e se alimentavam de pequenos crustáceos.

Os fósseis coletados serão preparados no Cenpaleo, em Mafra. Depois, parte desse material coletado será disponibilizado para o Museu de Três Barras, para que a comunidade local tenha a oportunidade de conhecê-los.

A orientação é que, caso encontre algo que pode ser ou conter um fóssil, a pessoa entre em contato com alguma instituição de pesquisa ou universidade. No Norte de Santa Catarina, a referência é a UnC, no telefone (47) 3641-5514.

 

Geral

Crianças acham que os pais estão dormindo e ficam três dias em casa, com eles mortos na cama

Caso só foi descoberto porque o casal faltou a uma reunião de família

Geral

Centro de Eventos de BC, governador confirma concessão do empreendimento

Até o momento, foram investidos aproximadamente R$ 139 milhões na construção do espaço

Geral

Área recuperada pelo Estado após atuação da PGE vira farmácia no Hospital Infantil

Mudança para o novo espaço facilitou a distribuição e abastecimentos de insumos

Geral

MPSC condena integrantes de facção criminosa por homicídio e ocultação de cadáver

Homicídio triplamente qualificado foi praticado contra integrante de uma facção rival

Mais notícias