keyboard_backspace

Página Inicial

Turismo

Santur lança Central de Inteligência do Turismo

A estrutura oferecerá suporte técnico e tecnológico para o trabalho de coleta, monitoramento e análise de indicadores do setor.

central de inteligencia do turismo do estado 20210119 1472688711 Visor Notícias
Divulgação/Santur

A Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur) lançou, nesta terça-feira (19), o espaço que vai abrigar a Central de Inteligência do Turismo do Estado. A estrutura fica na sede do órgão, em Florianópolis, e oferecerá suporte técnico e tecnológico para o trabalho de coleta, monitoramento e análise de indicadores do setor.

“Pela primeira vez temos estrutura para analisar e gerir dados. Uma estrutura participativa, criada para integrar cada vez mais o trade, as entidades representativas do turismo e os gestores públicos. Esse espaço dentro da Santur é mais um passo para consolidarmos um modelo de gestão baseado em dados, o que é fundamental para fortalecer os destinos turísticos e alcançar melhores resultados”, destaca o presidente da Santur, Leandro “Mané” Ferrari.

Para o presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), deputado Ivan Naatz, o lançamento da Central de Inteligência do Turismo é um momento histórico para o Estado.

“Pela primeira vez temos um portal com informações completas e confiáveis da produção turística catarinense, esse mercado extraordinário que não para de crescer”, frisou.

Políticas públicas

A nova estrutura é ponto de partida para o efetivo funcionamento de uma Central de Inteligência do Turismo, conforme explica a diretora de Estudos e Inovação da Santur, Luana Emmendoerfer.

“Estamos avançando rumo à criação da Central de Inteligência do Turismo em Santa Catarina, que passa por várias etapas, começando pelos dados, depois a informação, o conhecimento, para, então, gerar inteligência. É um processo que vai ajudar a desenvolver políticas públicas mais assertivas, baseada em dados”, comenta Luana.

A Santur já vem trabalhando com esse objetivo. Recentemente, lançou o Almanach, uma ferramenta que traz um panorama do setor no Estado, reunindo informações como o número de empresas, registros no Cadastur, empregos gerados, tipos de negócios e arrecadação de ICMS. O Almanach, que já está integrado à Central de Inteligência, foi apresentado ao grupo.

“É um trabalho que reúne, com competência, consistência e profundidade, dados da política pública para o turismo de Santa Catarina. A Santur vive uma fase de profissionalização com a entrega de uma ferramenta estratégica para definir investimentos e para auxiliar os municípios a estruturarem as redes locais do turismo”, disse a deputada Paulinha.

A tomada de decisões baseada em dados também foi destacada pelo superintendente de Turismo de Florianópolis, Fábio Queiroz.

 “O Almanach é fundamental para ajudar estado e município a tomar decisões com base em dados e informações atualizadas, além de ser uma ferramenta importante para o próprio mercado”, comenta Fábio.

“Temos que aprender a trabalhar com dados que possibilitam investir e ver o futuro de maneira concreta. Uma ferramenta dessas contribui para que os investidores saibam para onde ir. Dados são fundamentais para definição de políticas, sejam ações imediatas ou de longo prazo”, complementa Zena Becker, coordenadora do Movimento Floripa Sustentável.

A diretora Estudos e Inovação da Santur, Luana Emmendoerfer, reforça que o espaço da Central de Inteligência surge para agregar a Rede de Inteligência do Turismo, formada pela Santur, UFSC, Fecomércio SC e Fecam, além do trade, entidades representativas do setor e outros atores que queiram contribuir e compartilhar dados e informações que venham auxiliar o setor turístico no Estado.

Segunda edição do Boletim Almanach

A Santur publicou nesta terça-feira, 19, a segunda edição do Boletim Almanach. Elaborado pela Diretoria de Estudos e Inovação, a publicação traz informações sobre a ocupação hoteleira, fluxo de passageiros – com destaque para os períodos de Natal e Réveillon, além de dados sobre a permanência dos turistas no Estado, arrecadação de ICMS turístico e do programa Viaje+Seguro SC.

De periodicidade quinzenal, o boletim sintetiza informações do Almanach, painel de dados do turismo lançado no final de setembro e disponível para consulta pública.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Turismo

Alles Park anuncia novas atrações para a Páscoa com festas e shows

Sete atrações inéditas e celebrações pascais prometem magia em Pomerode

Turismo

Costa Esmeralda CVB realiza pesquisa para avaliação da temporada de verão 2023/2024

Empresários do setor do turismo, incluindo hospedagem, lazer, gastronomia, eventos, comércio e serviços estão convidados para contribuir; link no texto

Turismo

Prefeitura de Itapema divulga projeto de reurbanização no Molhe do Rio Bela Cruz

A iniciativa é uma colaboração público-privada e promete transformar o local em um novo ponto turístico para a cidade

Turismo

Fazzenda Park Resort apresenta inovações e se destaca na Expo Turismo 2024

O evento foi realizado nos dias 7 e 8 de março em Curitiba

Turismo

Conheça as belas atrações do turismo religioso e gastronômico de Nova Trento

Assista a reportagem completa do quadro Visor Verão sobre a capital catarinense do turismo religioso

Mais notícias