keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Projeto que cria emendas impositivas no orçamento de Itapema é aprovado

Projeto que cria as emendas impositivas em Itapema passou por primeira votação no final de agosto,

X

A Câmara de Vereadores de Itapema aprovou em Sessão Extraordinária, nesta terça (14/09), a segunda votação do Projeto de Emenda à Lei Orgânica Municipal (LOM) nº 01/2021, que cria as emendas impositivas no orçamento do município. O Projeto é de autoria do vereador Léo Cordeiro (MDB), e contou com a coautoria de todos os vereadores.

A primeira votação da matéria aconteceu na 30ª Sessão Ordinária, realizada em 31/08. Nesta semana, a matéria foi votada em Sessão extra já que durante a 31ª Sessão, entrou em votação o Plano Plurianual (PPA) quadriênio 2022/2025, que previa votação exclusiva. Toda matéria de ordem orçamentária “tranca a pauta” da Ordem do Dia, impedindo que outros projetos sejam votados pelos vereadores.  

Saiba mais sobre as Emendas impositivas

O Projeto que cria as emendas impositivas em Itapema passou por primeira votação no final de agosto, e recebeu aprovação unânime. Com a aprovação também na segunda votação, a mudança passa a valer para o orçamento do município do próximo ano, quando os vereadores poderão indicar a aplicação de recursos em determinada obra/serviço/projeto, e a mesma deverá obrigatoriamente ser cumprida pela Prefeitura.

A aplicação dos recursos públicos indicados pelos vereadores deverá seguir alguns critérios. Entre eles o valor que cada parlamentar vai poder direcionar em cada Emenda Impositiva, assim como a determinação que 50% delas sejam destinadas à saúde do município. Obviamente, somente recursos que atendam aos requisitos da Lei de Responsabilidade Fiscal – que rege a gestão pública – poderão ser executados pela Prefeitura.

As emendas impositivas são instrumentos que os parlamentares possuem para participar da gestão do orçamento anual do município, visando uma melhor alocação dos recursos públicos arrecadados. Para o autor da proposta, vereador Léo Cordeiro (MDB), é neste momento que os vereadores podem acrescentar novas programações orçamentárias com o objetivo de atender as demandas das comunidades que representam.

Fonte: Visor Notícias

Cidades

Abelhas furiosas matam agricultor e impedem bombeiros de sair de ambulância no interior de Santa Catarina

Senhor de 84 anos cuidava das abelhas no terreno de um vizinho. Os Bombeiros não foram informados sobre as abelhas e tiveram que se proteger na ambulância antes de partirem para o resgate

Cidades

ACITA inaugura nova sede no Espaço Cultural de Itapema

Nesta quarta feira (20/10) a Associação Empresarial de Itapema e Porto Belo – ACITA esteve reunida com seus Diretores, Coordenadores e Vice Coordenadores para a inauguração da nova sede, localizada no Espaço Cultural (antigo Mercado […]

Cidades

Pesquisa avalia hipótese de que sombra de prédios em BC traz mais conforto do que desconforto

O objetivo é apurar o modo como as pessoas reagem às condições microclimáticas

Cidades

Estudantes participam de simulado do Sistema de Avaliação da Educação Básica em Itapema

Avaliação acontece a cada dois anos e é responsável por determinar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica na Rede de Ensino em todo o país

Cidades

Preço da gasolina: litro chega a R$ 6,37 em Itajaí com alta de 3,56% diz Procon

Consumidor pagará mais caro em alguns postos se optar pelo pagamento no cartão de crédito

Mais notícias

Geral

Santa Catarina pode ser atingida por tempestade de areia igual a que assolou outros Estados

A situação já ocorreu em São Paulo e Mato Grosso do Sul e assustou moradores no início de outubro

Segurança

Menino de 5 anos teria colocado fogo no colchão com isqueiro; Dois bebês morreram carbonizados

Duas crianças, de 1 e 2 anos, foram encontradas mortas perto de sofá