keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Projeto GraduaSUS Univali é premiado em concurso internacional de saúde

X

 O projeto GraduaSUS da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) foi o primeiro colocado da categoria “Educação para Saúde com Enfoque Integral”, do “Concurso de Experiências Significativas en Promoción de la Salud en la Región de las Américas”, promovido pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPS) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O reconhecimento internacional selecionou 13 iniciativas de destaque, entre 464 apresentadas ao prêmio.
 
O concurso, destinado a municípios, cidades, escolas, universidades e instituições de ensino superior das Américas, teve como objetivo reconhecer e difundir atividades de promoção de saúde, com abordagem holística ou na construção de conhecimento para a promoção da saúde.
A proposta da Univali, apresentada ao prêmio com o título “Reorientação da formação dos profissionais da saúde com foco na integralidade”, concorreu com projetos de outras instituições brasileiras e de países como: Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Panamá, Peru e Porto Rico.
O resultado foi divulgado nesta semana, no site Pan American Health Organization. As instituições selecionadas receberão reconhecimento emitido pela OPS e um resumo das experiências vencedoras será publicado, a partir de outubro, no site da entidade e em todas as redes de instituições que pertencem à coordenação do concurso.
“Este reconhecimento afirma a certeza de que estamos no caminho certo, na busca por um ideário, em construção há muito tempo, de uma formação voltada para a integralidade do cuidado e que considera o ser humano antes de qualquer coisa”, comenta Simone Viana, professora responsável pelo PET GraduaSUS na Univali.
Projeto da Univali garante imersão de todos os alunos da saúde no SUS
O GraduaSUS garante a imersão de todos os alunos dos cursos do Centro de Ciências da Saúde da Univali, no Sistema Único de Saúde (SUS), já nos primeiros semestres da graduação. A abordagem vai além da sala de aula e realiza-se por meio do PET GraduaSUS, que permite que os estudantes se envolvam nos serviços, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Itajaí.
O projeto iniciou em 2016 em Itajaí, por meio de uma parceria entre a Univali e a Secretaria Municipal de Saúde de Itajaí. Trata-se de um edital do PET/SAÚDE – GraduaSUS, uma política indutora do Ministério da Saúde para formação de recursos humanos para o SUS. A proposta de Itajaí difere-se no Brasil pela interdisciplinaridade e por envolver um grupo que vai além do previsto pelo edital, que previa no máximo seis cursos de graduação, e sem restringir a participação a alunos bolsistas. Os acadêmicos do 1º ao 4º período dos cursos de Biomedicina, Educação Física (Bacharelado e Licenciatura), Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Odontologia e Psicologia da Univali passam por esta vivência.
Assista o vídeo em https://www.youtube.com/watch?v=sj_oV_F8eG4

Geral

Crianças acham que os pais estão dormindo e ficam três dias em casa, com eles mortos na cama

Caso só foi descoberto porque o casal faltou a uma reunião de família

Geral

Centro de Eventos de BC, governador confirma concessão do empreendimento

Até o momento, foram investidos aproximadamente R$ 139 milhões na construção do espaço

Geral

Área recuperada pelo Estado após atuação da PGE vira farmácia no Hospital Infantil

Mudança para o novo espaço facilitou a distribuição e abastecimentos de insumos

Geral

MPSC condena integrantes de facção criminosa por homicídio e ocultação de cadáver

Homicídio triplamente qualificado foi praticado contra integrante de uma facção rival

Mais notícias