keyboard_backspace

Página Inicial

Política

Prefeitos da AMFRI aprovam aluguel de UTIs móveis para transporte inter-hospitalar

A AMFRI, a pedido dos prefeitos, já iniciou os estudos necessários para a contratação das ambulâncias com equipe médica, para dar esse suporte ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)

X
Divulgação

Nesta terça-feira (16), prefeitos e prefeita da região da AMFRI aprovaram, em reunião remota, o aluguel de duas UTI’s Móveis para transporte inter-hospitalar de pacientes da região. O pedido foi feito pela Comissão Intergestora Regional de Saúde (CIR), diante da gravidade da situação enfrentada na região e em todo o Estado, e foi prontamente atendida pelos gestores.

A AMFRI, a pedido dos prefeitos, já iniciou os estudos necessários para a contratação das ambulâncias com equipe médica, para dar esse suporte ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) que está com o serviço sobrecarregado em todo o Estado. “A equipe técnica da AMFRI está em processo de coleta de orçamentos, verificando a forma de como pode ser feita essa contratação, inclusive com prazos de funcionamento desse serviço. A ideia é que a contratação seja feita por 90 dias, renovável mês a mês, de acordo com a necessidade de prestação de serviços”, ressalta o Presidente da AMFRI e Prefeito de Porto Belo, Emerson Stein.

Desta maneira, os municípios auxiliam o Governo do Estado, a fim de atenuar a situação dos munícipes, uma vez que há casos de pacientes que esperam horas pelo transporte inter-hospitalar. Por fim, o Presidente da AMFRI ainda destaca que os prefeitos continuam cobrando o que foi acordado no início do mês com o Governo do Estado. “Foi prometido mais leitos para a nossa região na reunião com o Secretário de Saúde, André Motta, e com Chefe da Casa Civil, Eron Giordani, no início do mês de março e ainda não obtivemos esse retorno. É com caráter de urgência que solicitamos ao governo do Estado para que faça o quanto antes a habilitação desses leitos”, finaliza.

Segundo a Coordenadora da Comissão Intergestora Regional de Saúde (CIR) e Secretária de Saúde de Luiz Alves, Juliana Rodrigues de Brito Wust, explica que é fundamental ter o suporte de veículo avançado, com todos os equipamentos de UTI, uma vez que é preciso garantir a vida do paciente que está em transporte inter-hospitalar. “Por exemplo, eu tenho um paciente intubado no Hospital da Penha e leva-lo ao Marieta ou ao Ruth Cardoso. Esse paciente precisa ir com UTI móvel, com um suporte avançado, e não correr risco de morrer”.

Juliana afirma que o pedido foi feito ao Secretário de Estado da Saúde ainda no ano de 2020. “Pedimos que o SAMU aumentasse sua frota de veículos, bem como o aumento da quantidade de funcionários, mas não tivemos esse retorno do Governo do Estado”, finaliza.

Fonte: Visor Notícias

Política

Governadora acompanha roteiro do presidente em Chapecó em Santa Catarina

O presidente Jair Bolsonaro chegou a Chapecó por volta de 9h desta quarta-feira e conheceu a estrutura do Centro Avançado de Atendimento Covid-19.

Política

Paulinha defende recategorização da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo

Para ela, a preservação desse santuário passa pelas atividades não poluentes, como é o caso do mergulho contemplativo

Política

PT está preocupado com decisão do STF em julgar decisão que anulou condenações de Lula

Leia na Coluna Esplanada desta terça-feira (06) direto de Brasília

Política

Paulinha garante apoio a governadora interina Daniela Reinehr

Paulinha comenta que há diferenças partidárias e ideológicas fortes entre ela e a governadora

Mais notícias

Geral

Restaurante e quadras de futebol são interditados por fiscalização em Itajaí

Durante a ação foram verificadas 14 denúncias e efetuados 11 termos de visita, nove autos de intimação e 14 termos de orientação, sete autos de infração

Geral

Vídeo mostra momento em que obra desaba e deixa operários feridos em Santa Catarina

A Defesa Civil aguarda resultados de laudos do Instituto Geral de Perícias (IGP) para determinar as causas do acidente