keyboard_backspace

Página Inicial

Política

Prefeitos da AMFRI aprovam aluguel de UTIs móveis para transporte inter-hospitalar

A AMFRI, a pedido dos prefeitos, já iniciou os estudos necessários para a contratação das ambulâncias com equipe médica, para dar esse suporte ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)

Divulgação

Nesta terça-feira (16), prefeitos e prefeita da região da AMFRI aprovaram, em reunião remota, o aluguel de duas UTI’s Móveis para transporte inter-hospitalar de pacientes da região. O pedido foi feito pela Comissão Intergestora Regional de Saúde (CIR), diante da gravidade da situação enfrentada na região e em todo o Estado, e foi prontamente atendida pelos gestores.

A AMFRI, a pedido dos prefeitos, já iniciou os estudos necessários para a contratação das ambulâncias com equipe médica, para dar esse suporte ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) que está com o serviço sobrecarregado em todo o Estado. “A equipe técnica da AMFRI está em processo de coleta de orçamentos, verificando a forma de como pode ser feita essa contratação, inclusive com prazos de funcionamento desse serviço. A ideia é que a contratação seja feita por 90 dias, renovável mês a mês, de acordo com a necessidade de prestação de serviços”, ressalta o Presidente da AMFRI e Prefeito de Porto Belo, Emerson Stein.

Desta maneira, os municípios auxiliam o Governo do Estado, a fim de atenuar a situação dos munícipes, uma vez que há casos de pacientes que esperam horas pelo transporte inter-hospitalar. Por fim, o Presidente da AMFRI ainda destaca que os prefeitos continuam cobrando o que foi acordado no início do mês com o Governo do Estado. “Foi prometido mais leitos para a nossa região na reunião com o Secretário de Saúde, André Motta, e com Chefe da Casa Civil, Eron Giordani, no início do mês de março e ainda não obtivemos esse retorno. É com caráter de urgência que solicitamos ao governo do Estado para que faça o quanto antes a habilitação desses leitos”, finaliza.

Segundo a Coordenadora da Comissão Intergestora Regional de Saúde (CIR) e Secretária de Saúde de Luiz Alves, Juliana Rodrigues de Brito Wust, explica que é fundamental ter o suporte de veículo avançado, com todos os equipamentos de UTI, uma vez que é preciso garantir a vida do paciente que está em transporte inter-hospitalar. “Por exemplo, eu tenho um paciente intubado no Hospital da Penha e leva-lo ao Marieta ou ao Ruth Cardoso. Esse paciente precisa ir com UTI móvel, com um suporte avançado, e não correr risco de morrer”.

Juliana afirma que o pedido foi feito ao Secretário de Estado da Saúde ainda no ano de 2020. “Pedimos que o SAMU aumentasse sua frota de veículos, bem como o aumento da quantidade de funcionários, mas não tivemos esse retorno do Governo do Estado”, finaliza.

Fonte: Visor Notícias

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Política

Curso “Mais Mulheres na Política”está com as inscrições abertas

Capacitação foi anunciada pela ministra Cristiane Britto, do ministério da Mulher, durante solenidade em Florianópolis (SC)

Política

Prefeitos do Vale Europeu divulgam carta apoiando reeleição de Carlos Moisés

A oficialização do apoio dos prefeitos foi dado na presença do governador, durante solenidade em que foram anunciados importantes investimentos para a região

Mais notícias

Segurança

Jovem de 19 anos morre após capotar o carro e cair em córrego

A vítima teve o corpo parcialmente lançado para fora do carro

Segurança

Jovem é encontrado morto em calçada com a boca cheia de terra

Segundo informações, o jovem foi encontrado em uma calçada, inconsciente e com sinais de espancamento na cabeça