keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Porto de Itajaí conquista primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento Ambiental

Esse é o segundo ano consecutivo que o Porto de Itajaí conquista boa pontuação

O Porto de Itajaí foi ranqueado em primeiro lugar, entre os portos públicos brasileiros, no Índice de Desenvolvimento Ambiental (IDA) da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ). O ranking foi divulgado na tarde desta quinta-feira (13), em um evento virtual da ANTAQ, transmitida por meio de uma live no YouTube. 

O Porto de Itajaí atingiu 99,47 pontos no ranking, conquistando assim o primeiro lugar e alcançando a maior pontuação das duas categorias, portos privados e públicos. Logo em seguida vieram os portos de Paranaguá – PR (98,65 pontos), Itaqui – MA (97,15 pontos) e Santos – SP (94,28 pontos). Esta pontuação é referente ao trabalho desenvolvido pelos portos no ano de 2019. Este é o segundo ano consecutivo em que o Porto de Itajaí conquista a primeira colocação no índice de Desenvolvimento Ambiental (IDA) da ANTAQ.

Médelin Pitrez dos Santos, Coordenadora de Meio Ambiente, Segurança do Trabalho e Sustentabilidade da Superintendência do Porto de Itajaí, destaca a importância de uma equipe técnica competente e engajada nos assuntos relacionados ao meio ambiente e o comprometimento da alta administração do Porto, que deposita sua confiança no trabalho exercido por esta equipe:

“Trabalhamos com diversos monitoramentos ambientais para identificar possíveis implicações e assim desenvolver repostas frente a isso, reduzindo ao máximo os efeitos desta atividade que é essencial para a cidade de Itajaí. O resultado do IDA é o reconhecimento deste compromisso firmado por todos nós”, ressalta Médelin.

“Eu fico muito feliz que, mesmo em um ano tão difícil, estamos recebendo diversos resultados positivos para o Porto de Itajaí, isso demonstra que quando uma equipe se une conseguem fazer grande coisas. Cada vez mais o ranking do IDA fica mais acirrado, já que todos os portos querem superar suas posições a cada ano, porém temos a persistência e o empenho da nossa coordenação de meio ambiente, e esse tem sido o nosso diferencial”, conta o Superintendente do Porto de Itajaí, Engº Marcelo Werner Sales.

SANTA CATARINA EM DESTAQUE

Além do primeiro lugar obtido pelo Porto de Itajaí, na categoria dos portos públicos, o Porto de São Francisco do Sul (86,57 pontos) ficou em 9º lugar no ranking da mesma categoria. No ranking dos portos privados, o Porto Itapoá (99,26 pontos) levou o primeiro lugar e a Portonave de Navegantes (89,31 pontos) conquistou o terceiro lugar.

O QUE É O ÍNDICE DE DESEMPENHO AMBIENTAL (IDA)

O Índice de Desempenho Ambiental (IDA) da ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), implementado em 2012 por meio de sua Resolução nº 2.650/2012, é um número que mede o grau de atendimento às conformidades ambientais por parte dos portos públicos e privados do Brasil. Composto por até 38 indicadores, ele inclui questões relacionadas a requisitos legais vigentes no país e boas práticas ambientais de referência internacional.

Os seus indicadores possuem pesos diferenciados distribuídos e estão agrupados em quatro categorias de acordo com sua natureza. São elas: econômico-operacionais, sociológico-culturais, físico-químicos e biológico-ecológicos.

Os resultados do IDA têm auxiliado na orientação de políticas setoriais, bem como permitido identificar medidas de gestão bem-sucedidas a serem compartilhadas entre as instalações portuárias, além de terem baseado estudos acadêmicos e técnicos, contribuindo de uma maneira geral para uma maior transparência de gestão e, de maneira primordial, servido como um mecanismo de acompanhamento de evolução da gestão socioambiental portuária do país.

“Dedicação e empenho! Assim posso descrever como os servidores da Superintendência do Porto de Itajaí e seus profissionais num todo, vem apresentando à sociedade seus inúmeros projetos. Desta vez, repete-se este importante feito destacando o quanto se é realizado através de sua coordenadoria de Meio Ambiente, e, mais uma vez emplacando o Porto de Itajaí no cenário nacional dando mais uma vez esse exemplo relação porto/cidade”, destaca o Prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.

Geral

Unimed Litoral está entre as melhores empresas para trabalhar no Brasil

A Unimed Litoral está entre os 100 Lugares Incríveis para Trabalhar no Brasil, premiação concedida pelo Universo Online e Fundação Instituto de Administração (FIA) com base na opinião dos colaboradores de centenas de empresas avaliadas. […]

Geral

Morador de rua morre em padaria que segue aberta até corpo ser recolhido

Corpo do morador de rua ficou no local por quase três horas

Geral

Vídeo mostra mulher abandonando filha recém-nascida em lixeira de Balneário Camboriú

Um vídeo mostra a mulher caminhando com uma sacola nas mãos de forma tranquila

Geral

Mãe de recém-nascida encontrada em lata de lixo é localizada e diz estar arrependida

Um vídeo mostra a mulher caminhando com uma sacola nas mãos de forma tranquila

Geral

Bombinhas divulga novos horários de entrada de ônibus e caminhões

A Prefeitura de Bombinhas publicou o O Decreto Municipal nº 2.678, que altera a regulamentação da utilização de vias públicas para entrada e estacionamento de ônibus e caminhões de carga e descarga

Mais notícias