keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Porto Belo quer aumentar em 80 metros a faixa de areia da praia de Balneário Perequê

Ainda em fase de estudos, projeto é em parceria com a prefeitura e Associação das Construtoras e Incorporadoras de Porto Belo

Imagem mostra praia de Porto Belo
Foto: Everton Palaoro/Drone Visor Notícais

Porto Belo será a próxima cidade a investir no alargamento da faixa de areia da praia do Balneário Perequê. Ainda em fase de estudos, o projeto prevê o aumento de 80 metros da faixa de areia. E o objetivo, é incentivar principalmente o turismo na cidade e amenizar o impacto da maré alta.

Ainda em fase de elaboração, esse projeto é sonhado em conjunto entre a prefeitura e a Acip (Associação das Construtoras e Incorporadoras de Porto Belo). Em entrevista ao programa Mercado Imobiliário SC do Visor Notícais, o prefeito Joel Lucinda, disse que após essa etapa dos molhes, o projeto do engordamento deve ser finalizado pela Acip e encaminhado para aprovação do IMA (Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina), para solicitação das licenças ambientais.

“Essa é uma realidade que vai fazer parte não só de Balneário Camboriú, mas de outras cidades da região. Como é o caso de Itapema, em Porto Belo e futuramente, outros municípios do Litoral. É um projeto que viemos conversando com a Acip, onde já foi apresentado o básico desse projeto e a Associação deve finalizar nas próximas semanas. É um projeto importante e estamos trabalhando muito nessa parceria com a construção civil, e só temos a agradecer. Como essa relação poder público e privado é importante para a cidade”, reforça o prefeito. 

Para o presidente da Acip, Maycol Marini, essa ação vem reforçar o quanto a união com a prefeitura é importante, principalmente para o município que vem registrando um grande crescimento populacional e econômico. Atualmente, Porto Belo é uma das cidades em alta no setor imobiliário. E pensar no futuro faz parte do alinhamento das duas forças, tanto da Acip quanto da prefitura. E a proposta é acompanhar o crescimento com qualidade.  

“Sempre fizemos um plano atrelado ao poder público, sempre andamos de mãos dadas e compartilhamos ideias e informações. Hoje a construção civil é unanime em pensar no crescimento ordenado do município de Porto Belo. A maré hoje está mais recuada, mas isso não acontece diariamente e se faz necessário fazer uma intervenção para que possamos criar uma característica diferente e com viés econômico e turístico que envolve o alargamento, o que sempre sonhamos para Porto Belo”, destaca. 

Após ser finalizado todos os detalhes do projeto do engordamento da praia, a Acip e prefeitura devem encaminhar para as autoridades competentes.

Acip vai custear obra do molhe

O projeto do molhe e o licenciamento ambiental foram doados pela Associação de Construtoras e Incorporadoras de Porto Belo (ACIP). O investimento previsto para execução da obra, no valor de R$ 13 milhões, também será custeado pelos associados da ACIP, por meio de substituição de outorga onerosa paga ao município.

O molhe do Rio Perequê será composto por um molhe principal com extensão estimada de 360 metros, um molhe secundário com cerca de 200 metros de extensão e um terceiro molhe com 65 metros de comprimento, formando em seu interior uma dársena. No meio será construída uma área destinada ao passeio e lazer da população.

Os molhes têm a finalidade de melhorar a turbidez da água, reduzir a influência de maré do Rio Perequê e aumentar a vazão das águas que escoam no leito do rio, minimizando a concentração de sedimentos na orla marítima. “Essa obra é muito importante para o município porque, além de contribuir para a limpeza da praia e deslocamento do rio, certamente vai se tornar um novo atrativo turístico para Porto Belo”, ressalta o prefeito da cidade, Joel Lucinda.

Para a ACIP, além de melhorar a condição de todo o balneário, o mais visitado de Porto Belo, a obra deve transformar a área em um novo cartão postal da cidade. “Essa é mais uma das obras da série de projetos que a ACIP realizou em parceria com a Prefeitura, neste viés inédito em âmbito nacional, para promover o desenvolvimento turístico, econômico e social, aprimorando a infraestrutura e os equipamentos de lazer e realizando um sonho antigo dos associados e de toda a população’, destaca Maycol Marini, presidente da ACIP.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

Rio do Sul registra a primeira enchente do ano após fortes chuvas no Vale do Itajaí

Acumulado deve chegar a 200 milímetros na cidade, superando o esperado pela Defesa Civil

Geral

SC envia motor e ajuda a retomar abastecimento de água em Porto Alegre

Equipamento deve dobrar a vazão de água na estação que atende 21 bairros da capital gaúcha

Geral

Base Aérea de Canoas vai receber voos comerciais após enchentes no RS

A Agência Nacional de Aviação Civil liberou os voos comerciais na Base Aérea de Canoas, no Rio Grande do Sul

Geral

VÍDEO: Moradora de Lajeado, no RS, que perdeu casa na enchente ganha casa nova

Loiva Theresinha Scherer ainda caiu em golpe e perdeu R$ 30 mil

Geral, Trânsito

Chuva causa alagamentos em Florianópolis

Capital está em alerta amarelo da Defesa Divil neste sábado (18)

Mais notícias

Tempo

Governo de SC acionará grupo de respostas rápidas a eventos extremos

Expectativa é que nas próximas horas a frente fria comece a avançar em direção ao Norte

Tempo

Rio Itajaí-Mirim extravasa e pode passar de seis metros

Segundo a Defesa Civil, outros dois picos podem acontecer à meia-noite e às 5h da madrugada do domingo (19)