keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Porto Belo passa a oferecer exames para diagnóstico do câncer de pele

A secretária de saúde Jainara Nordio explica que o aparelho permite avaliar lesões pigmentadas da pele, podendo distinguir entre lesões benignas suspeitas ou altamente suspeitas de melanoma

O Município de Porto Belo, por meio da Secretaria de Saúde, já está apto a realizar exames de dermatoscopia, que pode diagnosticar o câncer de pele. O dermatoscópio foi disponibilizado através do programa de telemedicina do Governo do Estado e já está instalado no Centro de Atenção Especializado em Saúde (Caes) da cidade.

A secretária de saúde Jainara Nordio explica que o aparelho permite avaliar lesões pigmentadas da pele, podendo distinguir entre lesões benignas suspeitas ou altamente suspeitas de melanoma, além do diagnóstico de psoríase, eczema e outros.

“O exame preventivo tem precisão de diagnóstico de até 97% de acerto, preservando o paciente de cirurgias desnecessárias. Também levamos em consideração nossas maiores possibilidades de diagnosticar lesões ainda em fase inicial, aumentando as chances de cura” – explica.

O dermatoscópio aumenta a imagem em 10 a 70 vezes com um microscópio e gera imagens que são arquivadas em computador.

O prefeito Emerson Stein esteve no CAES e pôde entender como funciona o aparelho. “Este é um grande passo para a saúde pública do Município. Sabemos o quanto é importante o diagnóstico precoce e esperamos assim poder contribuir consideravelmente no tratamento de nossos pacientes” – diz o prefeito.

Os encaminhamentos para a realização do exame é feito através das Unidades de Saúde dos bairros, onde é feito o primeiro atendimento ao paciente. Os exames são realizados pela enfermeira Michelle Sant Ana e a técnica em enfermagem Adriana Braga.

 

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Força-tarefa de Itapema atuou durante toda a madrugada para diminuir estragos do ciclone

Foram registrados em média 150mm de chuva nas últimas 24h e cerca de 26 mil unidades ficaram sem energia elétrica

Cidades

Ciclone: Itapema suspende aulas, atendimento em Posto de Saúde, Mirante e Sine

Até o momento algumas ruas registram alagamentos, queda de barreiras e árvores

Cidades

Alunos da APAE de Balneário Camboriú recebem oficinas de artes visuais

As atividades de formação contribuem para o desenvolvimento dos alunos artistas que vão produzir as ilustrações da segunda edição do livro Histórias Especiais

Cidades

Itajaí inicia obras de R$17 milhões que deve pavimentar 40 ruas da cidade

A grande operação vai contemplar com melhorias ruas de diversos bairros da cidade

Cidades

Observadores de aves se reuniram em Itapema neste final de semana

Os observadores participaram de saídas de campo para a prática no Sertão do Trombudo e Praia Grossa no sábado (06/08) e aves marinhas no domingo (07/08)

Mais notícias

Geral

Primeiro clube flutuante de SC naufraga na Ilha das Cabras em Balneário Camboriú

Não havia ninguém no local quando a estrutura se desprendeu. A estrutura ficava atracada na margem direita do Rio Camboriú

Cidades

Força-tarefa de Itapema atuou durante toda a madrugada para diminuir estragos do ciclone

Foram registrados em média 150mm de chuva nas últimas 24h e cerca de 26 mil unidades ficaram sem energia elétrica