keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Poderosa linha de tempestades avança para Santa Catarina no final de semana

Uma poderosa linha de tempestades avança da Argentina e do Uruguai para os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná

thunderstorm 3430471 1920 Visor Notícias
Imagem Ilustrativa/Pixabay

A previsão do tempo é para um cenário de tempo severo no Sul do Brasil neste final de semana, principalmente no sábado. Segundo site MetSul, especializado em avisos meteorológicos, uma poderosa linha de tempestades avança da Argentina e do Uruguai para os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Há risco de temporais durante o sábado (19). Em Santa Catarina, segundo a Defesa Civil, o dia começa com sol entre poucas nuvens, porém há condições para temporais severos no decorrer do dia devido ao avanço de uma frente fria. A chuva começa no início da tarde no Oeste e se desloca para as demais regiões. Há risco moderado a alto para desastres associados a chuva forte, rajadas de vento e queda de granizo.

No Rio Grande do Sul, a previsão é de risco de vendavais onde as rajadas podem passar dos 100km/h, capazes de causar danos como destelhamentos, queda de árvores e de postes, colapso de estruturas e ainda falta de energia. As tempestades podem ainda trazer granizo de variado tamanho e chuva com volumes muito altos em curto período.

Para o domingo (20), a previsão em Santa Catarina é de dia com muita nebulosidade e chuva. A frente fria se desloca rapidamente pelo Estado provocando chuva em todas as regiões. Há condições para tempestades severas, portanto se mantém o risco moderado a alto para desastres associados a chuva forte, rajadas de vento e queda de granizo.

Ciclone não vai se formar Sul do Brasil

Uma área de baixa pressão que se deslocará pelo Centro da Argentina vai dar origem a um ciclone extratropical profundo no Leste da Argentina no sábado, longe do Sul do Brasil. É associado a este centro de baixa pressão que estará a linha de tempestades que se formará no ambiente ciclogenético (de formação do ciclone). A tendência é que este ciclone permaneça sobre o mar e gradualmente se afaste do continente durante o fim de semana, em nenhum momento alcançando o Rio Grande do Sul e sem qualquer paralelo com o ciclone bomba do inverno.

No Rio Grande do Sul, como este sistema impulsionará ar mais frio para o Estado e que ingressará no final do domingo no Sul e nas demais regiões na segunda, podem ocorrer rajadas de vento por vezes forte na segunda, mas que não enxergamos tenham potencial de danos.

O ciclone, por outro lado, deve gerar vento muito intenso sobre o mar na costa argentina, o que vai gerar uma pista de vento sobre o oceano que gerará agitação marítima. O swell gerado deve alcançar a costa do Rio Grande do Sul no começo da próxima semana com ondas altas e ressaca na orla. As atividades do porto de Rio Grande podem ser afetadas.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: MetSul/Defesa Civil de Santa Catarina

Sobre o autor:
Silvio
Silvio Matheus
Silvio Matheus é jornalista. Estudou jornalismo na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e trabalhou como Assessor de Imprensa da Prefeitura de Itapema, Assessor da Câmara de Vereadores de Itapema e editor do jornal diário O Atlântico. Desde 2019 trabalha como jornalista, editor e filmmaker no site de notícias Visor Notícias.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

Caminhão bate em carro e vai parar em cima de mureta; confira as fotos

O acidente ocorreu na madrugada desta sexta-feira (26), em Joinville

Geral

Incêndio em pousada deixa dez mortos; ainda há hospedes desaparecidos

A pousada situada em Porto Alegre, operava de forma irregular

Geral

Reforma Tributária zera impostos em 15 itens da cesta básica

Outros 14 alimentos terão alíquota reduzida em 60%

Geral

Santa Catarina é o estado com maior segurança alimentar no Brasil

Estado se destaca também pela menor desigualdade de renda no País

Geral

Mãe de menina autista ameaça trabalhadora em cinema por não vender pipoca via pix

Estabelecimento fica em Tubarão, no Litoral de Santa Catarina

Mais notícias

Segurança

Polícia investiga fraude em licitção em São José e Palhoça

Operação "Entrada Tática" foi deflagrada nesta sexta-feira (26)

Saúde

Primeiros casos de febre do oropouche são registrados em Botuverá

Três pessoas com idades entre 18 e 40 anos foram diagnosticadas com a doença