keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Pandemia pode provocar falta de cervejas nos supermercados de SC

Falta de produtos como alumínio, papelão, garrafas e rótulos plásticos também pode agravar cenário

X

Vários fatores envolvendo diferentes impactos da pandemia do coronavírus na economia estão afetando também uma das bebidas favoritas do brasileiro. Há uma tendência de alta no preço da cerveja e índices nacionais já mostram que a falta da bebida nos mercados atingiu o pior número da história.

Segundo o estudo de “nível de ruptura”, feito pela empresa Neogrid, que monitora as cadeias de suprimento no Brasil, a ausência de algumas marcas de cerveja nos supermercados atingiu 18,2%, a maior taxa já registrada. Em meados do ano passado o número variava na casa dos 10%, e em agosto de 2020 já tinha alcançado 16%, segundo informações divulgadas pela Folha de S. Paulo.

Além disso, cervejarias catarinenses ouvidas pela coluna estimam atualmente uma necessidade de reajustar em até 20% alguns dos produtos para compensar a alta registrada em vários itens da cadeia de produção. Algumas já repassaram esse reajuste ao consumidor, enquanto outras tentam absorver o prejuízo para não encarecer a bebida.

A explicação para esse cenário envolve alguns pontos, mas o principal tem a ver com as embalagens. Alumínio, papelão, garrafas e rótulos plásticos são alguns dos produtos usados na indústria cervejeira e que ficaram mais caros durante a pandemia. 

Segundo o diretor da Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva), Marcelo Paixão, muitos fabricantes desses itens pararam as atividades em algum momento de 2020, e por isso não conseguiram estocar produtos para o segundo semestre — quando a demanda do setor é tradicionalmente maior. 

Para os que dependiam de matéria-prima de outros setores, os fornecedores também tiveram um excesso de demanda e, consequentemente, aumentaram os preços. Para se ter uma ideia da diferença, em uma nota enviada ao mercado recentemente, uma cervejaria de São Paulo informou que as latas de alumínio tiveram um reajuste acumulado de 110% nos últimos meses.

Fonte: Lucas Paraizo/ Santa Cerveja/NSC

Geral

Deslizamento interdita novamente Serra do Rio do Rastro

Serra do Rio do Rastro permanecerá interditada até segunda-feira (18)

Geral

VÍDEO: Câmeras flagram ladrão furtando carro de funerária com defunto dentro

Câmeras de segurança de estabelecimentos próximos à floricultura, onde o ladrão furtou um veículo de uma funerária com corpo dentro, em Laguna, na noite de sábado (16), mostraram a ação rápida do criminoso. O fato […]

Geral

Previsão indica temporais em diversas regiões de SC neste domingo

Chuvas volumosas são previstas para o período da tarde em diversas regiões do Estado

Geral

São João Batista registra queda de duas pontes e alagamentos após temporal

Cidade registrou alagamentos e diversos estragos durante a madrugada deste domingo

Geral

Vídeo: Serra do Rio do Rastro está com trânsito liberado

Rodovia foi interditada para retirada de rochas de grandes proporções

Mais notícias