keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Pandemia pode provocar falta de cervejas nos supermercados de SC

Falta de produtos como alumínio, papelão, garrafas e rótulos plásticos também pode agravar cenário

caneca com cerveja 237290 article Visor Notícias

Vários fatores envolvendo diferentes impactos da pandemia do coronavírus na economia estão afetando também uma das bebidas favoritas do brasileiro. Há uma tendência de alta no preço da cerveja e índices nacionais já mostram que a falta da bebida nos mercados atingiu o pior número da história.

Segundo o estudo de “nível de ruptura”, feito pela empresa Neogrid, que monitora as cadeias de suprimento no Brasil, a ausência de algumas marcas de cerveja nos supermercados atingiu 18,2%, a maior taxa já registrada. Em meados do ano passado o número variava na casa dos 10%, e em agosto de 2020 já tinha alcançado 16%, segundo informações divulgadas pela Folha de S. Paulo.

Além disso, cervejarias catarinenses ouvidas pela coluna estimam atualmente uma necessidade de reajustar em até 20% alguns dos produtos para compensar a alta registrada em vários itens da cadeia de produção. Algumas já repassaram esse reajuste ao consumidor, enquanto outras tentam absorver o prejuízo para não encarecer a bebida.

A explicação para esse cenário envolve alguns pontos, mas o principal tem a ver com as embalagens. Alumínio, papelão, garrafas e rótulos plásticos são alguns dos produtos usados na indústria cervejeira e que ficaram mais caros durante a pandemia. 

Segundo o diretor da Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva), Marcelo Paixão, muitos fabricantes desses itens pararam as atividades em algum momento de 2020, e por isso não conseguiram estocar produtos para o segundo semestre — quando a demanda do setor é tradicionalmente maior. 

Para os que dependiam de matéria-prima de outros setores, os fornecedores também tiveram um excesso de demanda e, consequentemente, aumentaram os preços. Para se ter uma ideia da diferença, em uma nota enviada ao mercado recentemente, uma cervejaria de São Paulo informou que as latas de alumínio tiveram um reajuste acumulado de 110% nos últimos meses.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Lucas Paraizo/ Santa Cerveja/NSC

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

Com auxílio do Estado, família de pescadores recomeça após perder barco e redes em incêndio

Família de Penha recebeu apoio do governo de SC e conseguiu comprar equipamentos e nova embarcação

Geral

Na trave! Bolão e 4 apostas de SC acertam na quina da Mega-Sena

Cinco cidades registraram ganhadores na quina da Mega-Sena em Santa Catarina

Geral

“Clarinha”: Quem era a paciente que passou 24 anos em coma sem ser identificada

Em 2000, Clarinha foi atropelada e encaminhada ao hospital já desacordada. Ela não tem registro oficial e não recebeu visita de parentes ou amigos

Geral

Ministério da Agricultura manda recolher dez marcas de azeite

Quem tiver o produto em casa deve parar de consumir imediatamente

Geral

 Mutirão da Família alcança 84% de acordos na comarca de Balneário Camboriú

No total, 90 audiências foram designadas para o período e ocorreram em sete salas do bloco de Direito da Universidade do Vale do Itajaí (Univali)

Mais notícias