keyboard_backspace

Página Inicial

Política

Os impactos da prisão de Milton Ribeiro nas campanhas de Bolsonaro e Lula

Leia na Coluna Esplanada de hoje direto de Brasília

Isac Nóbrega/PR

Surpresa até na PF

A prisão do ex-ministro da Educação Milton Ribeiro foi festejada discretamente por toda a cúpula do PT e Lula da Silva, e mobilizou, de outro lado, o staff do marketing do presidente Jair Bolsonaro durante todo o dia. A operação da Polícia Federal é considerada pelas duas campanhas um divisor de águas para a eleição. Caiu todo o discurso de Bolsonaro de que não há corrupção no Governo, enquanto o PT mandou reforçar nas redes sociais e nas próximas inserções de TV a chamada de que a corrupção voltou. Até na PF, segundo fontes ouvidas pela Coluna, a prisão do pastor ex-ministro caiu como uma bomba, porque a praxe dos juízes federais desde o início do Governo de Bolsonaro (a exemplo de gestões anteriores) era autorizar apenas apreensões contra ex-inquilinos da Esplanada. E tem mais ministros com medo de deixar o Governo.

Damares e Tereza

Os palacianos acordaram com uma bomba no colo ontem, mas foram dormir com um problema para resolver. O satff presidencial que cuida da campanha dá como incerta a indicação do general Braga Netto para vice de Bolsonaro. Cresceu a cotação de Damares Alves, apadrinhada pela bancada evangélica, e a deputada federal Tereza Cristina, ex-ministra da Agricultura, apadrinhada pela bancada do agro. Bolsonaro já acredita que ter uma mulher de vice pode chamar o voto feminino – público com o qual está em baixa – e abrir front contra eventual crescimento de Simone Tebet (MDB).

Corre-corre

O nome de Caio Paes de Andrade já subiu no telhado da Petrobras. Se passar, será um dos milagres deste Governo. Embora a petroleira tenha informado que só na sexta o comitê de elegibilidade vai avaliar seu nome, a Coluna antecipou que há duas semanas o clima é ruim. Ele não teria concluído um curso de pós-graduação no exterior e não cumpre exigências da Lei 13.303, das Estatais, para experiência em gestão. Há uma orientação na empresa para blindá-lo. Mas o Governo já corre com plano B, de dentro da própria petroleira, que tenha um aceite rápido e acalme o mercado e acionistas.

Sobre viver mais

As mortes violentas de crianças e adolescentes paulistas de até 19 anos apresentaram redução de 22% em 2021, em comparação com o ano anterior. A informação está no estudo lançado pelo Comitê Paulista pela Prevenção de Homicídios na Adolescência, parceria da ALESP com a UNICEF e o Governo do Estado. O relatório traz dados a partir de informações dos B.O.’s levantados pela Segurança Pública paulista.

Radiografia das pequenas

A busca das empresas por crédito registrou crescimento de 8,7% em maio deste ano, comparado com o mesmo mês de 2021, segundo o Indicador de Demanda das Empresas por Crédito da Serasa Experian. Foram as micro e pequenas empresas que impulsionaram: enquanto a procura por elas foi 9,2% maior, os negócios de médio porte registraram uma queda de 6,3% nas pesquisas, seguidos pelas grandes companhias, com 2,9% de retração.

Livros na mesa

O mercado de livros sofre um pequeno recuo em maio, mas continua em alta. Houve queda de 4,27% na venda das livrarias no mês passado, com um total de 4,16 milhões de livros vendidos, em relação a maio de 2021. O Dia das Mães ajudou a elevar o ticket médio, e a receita chegou a R$ 169,23 milhões (alta de 2,06%). Os dados são do Painel do Varejo de Livros no Brasil, produzido pelo Nielsen Bookscan e pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros.

Fonte: Visor Notícias

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Política

Nível de emissão de carbono na atmosfera atingiu recordes preocupantes

Leia na Coluna Esplanada de hoje direto de Brasília

Política

Bolsonaro deve exonerar presidente da Caixa após denúncias de assédio

Bolsonaro disse a Pedro Guimarães que denúncias de assédio são ‘inadmissíveis’, segundo aliados

Política

Câmara de Itapema recebe Comissão dos aprovados para a Guarda Municipal

O Procurador do Legislativo, Alvadi Henrique, e o assessor especial de Governo, João da Cruz Neto, participaram do encontro

Política

Presidente Bolsonaro confirma general Braga Netto como vice em chapa

Anúncio oficial deverá ocorrer nos próximos dias, mas, Bolsonaro, antecipou que sua escolha será o Braga Netto

Política

Apoiadores acreditam que Bolsonaro participará de café em Itapema

Por enquanto, o único evento confirmado do presidente na região é a Marcha Para Jesus, que acontece no sábado (25)

Mais notícias

Saúde

Total de casos de varíola dos macacos no Brasil sobe para 37

No estado do Rio, há seis pacientes com a doença

Geral

Piçarras abre inscrições para casamento coletivo

Evento para 30 casais acontece em dezembro