keyboard_backspace

Página Inicial

Colunas e Blogs

O que esperar do confronto entre Borussia Dortmund e Atlético de Madrid?

Confira análise do confronto, horário, onde assistir, prováveis escalações e palpite

1 signal iduna park 32450512 Visor Notícias
Foto: Divulgação/X @BVB

Nesta semana, serão definidos os semifinalistas da Liga dos Campeões da Europa de 2024. Os confrontos estão todos bem abertos, com vantagens de no máximo um gol de diferença. Nesta terça (16), o Atlético de Madrid viaja até Dortmund para enfrentar a Muralha Amarela precisando de um empate. O Barcelona garantiu uma vantagem de um gol no primeiro jogo, e agora recebe Mbappé e o PSG que buscam avançar em busca da tão sonhada ‘orelhuda’.

Na quarta-feira (17), teremos brigas de cachorros grandes. O Arsenal, após ser surpreendido com um empate em casa no primeiro confronto, terá de ir para cima do Bayern no segundo jogo em Munique. E por último e não menos importante, um dos dois últimos campeões terá de ir embora. City e Real Madrid protagonizaram uma partida espetacular e recheada de gols no empate da partida de ida. Agora, Guardiola poderá impor seu dominante estilo de jogo à frente dos torcedores citizens.

O confronto com menor expectativa e glamour das quartas de final, reservou grandes emoções na partida de ida e pode ser surpreendente na partida de volta. Tanto o Dortmund quanto o Atlético, apostam todas suas fichas neste confronto. Edin Terzic, técnico da equipe aurinegra, tem a Champions como a única alternativa para manter seu cargo para a temporada que vem. Diego Simeone, estabelecido como um gigante no Atleti, vê a oportunidade de conquistar o único título da temporada com uma arrancada até a final em Wembley, no dia 1º de junho.

Borussia Dortmund (1) x (2) Atlético de Madrid

Na partida de ida, os colchoneros foram avassaladores ao abrir o placar com apenas quatro minutos de jogo. Após uma falha de saída de bola do goleiro Kobel, De Paul não teve dificuldades para abrir o placar. A pressão feita pela equipe de Simeone se manteve, que conseguiu marcar o segundo gol dos pés do brasileiro Samuel Lino, aos 32 minutos. O 2×0 saiu barato para a equipe aurinegra na primeira etapa, que estava totalmente apática.

O Dortmund começou a mostrar a que veio apenas na segunda metade do segundo tempo. Minutos após um milagre de Kobel, evitando o 3×0, Sébastien Haller inaugurou o placar para a equipe aurinegra. Até o fim da partida, foram duas bolas na trave de Oblak, mas a vantagem do primeiro jogo ficou para o Atlético de Madrid.

Para a volta, o time comandado por Edin Terzic aposta no apoio de cada um dos 81 mil torcedores no Signal Iduna Park e no talento de seus pontas, Jadon Sancho e Karim Adeyemi. A Champions é a última chance de título para a temporada do Dortmund, que agora briga ponto a ponto com o RB Leipzig na Bundesliga, em busca de uma vaga para a Liga dos Campeões do ano que vem. 

O Atlético de Madrid não se encontra em uma situação tão diferente, tendo em vista que está distante da disputa pelo título da La Liga e tenta manter a permanência no G-4, estando quatro pontos à frente do Athletic Bilbao. O craque Antoine Griezmann segue sendo o grande destaque individual da equipe, que apesar de não ter uma defesa tão sólida quanto em outros anos, ainda tem um meio-campo robusto e muita, mas muita garra.

Apesar das dificuldades de jogar como visitante (quatro derrotas e um empate nos últimos cinco jogos fora de casa), o Atlético enfrenta uma equipe que também não tem convencido como mandante, tendo perdido dois dos últimos quatro jogos diante da Muralha Amarela. 

Embalados por uma vitória em cima do Girona no último final de semana, acredito que o Atlético deve balançar as redes do Dortmund, fazendo com que os alemães precisam fazer mais gols para se classificar. Nesta condição, o time de Edin Terzic pode ficar exposto com um problema recorrente nesta temporada: propor o jogo precisando de um resultado. Estando sob pressão de buscar o resultado diante de sua torcida, o time perde a criatividade.

Os melhores resultados do Borussia vieram fora de casa, jogando de forma reativa, contando com a velocidade dos pontas e a precisão de Julian Brandt para encontrar as melhores opções para marcar. Hoje, quem poderá jogar com a defesa fechada e esperando por um contra-ataque é a equipe de Simeone, estratégia comum e confortável na história recente do clube.

Ambas as equipes possuem nesta partida a chance de salvar ou encerrar as pretensões de títulos do ano. Acredito que as condições da partida de hoje coloquem o Atlético de Madrid em vantagem para avançar às semifinais.

Provável escalação do Borussia Dortmund: Kobel; Ryerson, Hummels, Schlotterbeck e Maatsen; Sabitzer e Emre Can; Sancho, Brandt e Adeyemi; Füllkrug. Técnico: Edin Terzić.

Provável escalação do Atlético de Madrid: Oblak; Azpilicuelta, Witsel e Giménez; Molina, Llorente, Koke, De Paul e Riquelme; Griezmann e Morata. Técnico: Diego Simeone.

Horário: 16h (horário de Brasília)

Onde assisitir: Space (TV fechada) e HBO Max (streaming)

Palpite do Lucas: Borussia Dortmund 1 x 1 Atlético de Madrid (2×3)

*Supervisionado por Everton Palaoro

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Lucas
Lucas Koerich
Lucas Pasetto Koerich é estudante de Jornalismo pela Universidade do Vale do Itajaí. Atua como assistente na redação do Visor Notícias.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Colunas e Blogs

Meio bilhão de reais em indenizações para aldeias de MG e ES

Confira na Coluna Esplanada de hoje direto de Brasília

Colunas e Blogs

Aniversário de José Sarney reúne líderes políticos

Confira na Coluna Esplanada de hoje direto de Brasília

Mais notícias