keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Novo mapa-múndi do IBGE com Brasil no centro da Terra esgota após recorde de pedidos

Novos tamanhos serão colocados à venda no mês que vem

mapa mundi Visor Notícias
Foto: Divulgação

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou recentemente uma nova projeção cartográfica que coloca o Brasil no centro do mundo. Disponibilizado na loja virtual do instituto como parte da 9ª edição do Atlas Geográfico Escolar, o mapa gerou um número recorde de pedidos, esgotando-se em questão de horas após o seu lançamento. Essa mudança significativa em relação aos modelos tradicionais, que costumavam ter a Europa como ponto central, gerou debates acalorados nas redes sociais.

O mapa-múndi, anteriormente disponível em tamanho A3, com medidas de 43 x 30 cm e vendido por R$ 10, foi rapidamente adquirido pelos interessados, refletindo um interesse significativo pelo novo enfoque geográfico proposto pelo IBGE. A polêmica em torno da nova representação cartográfica foi amplificada nas redes sociais, onde usuários expressaram tanto críticas quanto elogios à iniciativa, destacando a importância da revisão histórica da cartografia e das diferentes perspectivas geopolíticas.

Segundo Maria do Carmo Bueno, coordenadora da área responsável pela produção do Atlas, a decisão de centralizar o Brasil no novo mapa segue uma tendência observada em outros países como Austrália, Japão e China, e está alinhada ao papel do Brasil no cenário global, especialmente durante sua presidência do G20. Diante da alta demanda e do esgotamento rápido do estoque inicial, o IBGE planeja disponibilizar novos tamanhos do mapa, incluindo os originais A1 e A0, no próximo mês, para atender à crescente demanda dos interessados.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Eduardo
Eduardo Schneider
Carlos Eduardo Schneider é jornalista profissional (DRT/RS: 13.697) desde 2008, tendo atuado em assessorias de imprensa governamentais, de prefeituras, câmaras de vereadores e Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, além de jornal impresso e rádio do Vale do Taquari/RS. Schneider também é especialista em Comunicação e Marketing Estratégico desde 2018.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

Homem morre em trilha e corpo é resgatado por helicóptero em SC

Homem de 56 anos passou mal enquanto caminhava em morro íngreme

Geral

Evento na Capital marca o início da safra da tainha em Santa Catarina

Ato foi realizado na Praia do Campeche e marca o início da captura artesanal da espécie

Geral

Temporais avançam do RS para Santa Catarina com alerta de chuvas intensas

Previsão aponta para acumulados que podem chegar a 200 milímetros

Mais notícias