keyboard_backspace

Página Inicial

Mercado Imobiliário

“Não vamos nos calar”: CRECI de SC promete mobilização contra aumento das taxas dos cartórios

Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI/SC) avalia o aumento que chega a 200% nas taxas dos cartórios

Caneta Visor Notícias
Foto: Divulgação

Um grande e inaceitável prejuízo aos cidadãos, ao mercado e aos profissionais que atuam no setor imobiliário. Assim o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI/SC) avalia o aumento que chega a 200% nas taxas dos cartórios, que entrou em vigor ironicamente neste dia 1º de abril.

“Infelizmente não é, mas parece uma pegadinha de mau gosto, que agora chega ao conhecimento da sociedade. Faltou a devida transparência e debate na Assembleia Legislativa com os setores envolvidos, e ainda por cima foi tudo aprovado e sancionado a toque de caixa, numa rapidez que infelizmente não se vê em outros projetos de real relevância ao estado”, protestou o presidente do Conselho, Fernando Willrich.

O Projeto de Lei Complementar 0038/2023, que altera a Lei Complementar 755/2020 e dispõe sobre os emolumentos no estado, de autoria do Tribunal de Justiça, deu entrada no dia 28 de novembro do ano passado e foi aprovado no dia 13 de dezembro. A lei foi sancionada pelo Poder Executivo uma semana após, no dia 20.

“Não vamos nos calar diante desse verdadeiro golpe baixo desferido por poderes dos quais esperávamos diálogo e o mesmo respeito que temos por eles. A aprovação com 25 votos de deputados na Assembleia Legislativa, inclusive de membros da Frente Parlamentar Estadual do Mercado Imobiliário, foi uma grande decepção”, disse o presidente do CRECI/SC.

O CRECI/SC promete mobilizar a categoria contra o aumento, pelo prejuízo que trará à realização de novos negócios. “A nova lei também poderá retardar o registro, além da própria regularização de imóveis, com prejuízos a toda a sociedade, pois afetará a arrecadação de impostos importantes para questões essenciais como saúde e educação”, alertou Fernando Willrich.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Mercado Imobiliário

Construtora aposta em lançamento com vista para paraíso intocado de Itapema

O West Park Urban Habitat oferece uma experiência única entre o mar e a natureza

Mercado Imobiliário

‘Feira Construir Aí’ realizará sua 3ª edição em agosto no Expocentro de Balneário Camboriú

Assim como a edição anterior, que contou com mais de 15 mil visitantes altamente qualificados, a entrada é gratuita, inclusive para as palestras

Mercado Imobiliário

Robô que limpa piscina em menos de três horas surpreende público em Balneário Camboriú

Empresa Komeco de São José desenvolveu o produto e levou para a feira da construção civil

Mercado Imobiliário

Eco Resort Colinas de Urubici é lançado e terá VGV de mais de R$ 90 milhões

O Resort alia conceito de hotel em condomínio de inverno, oferecendo economia, luxo e valorização imobiliária

Mercado Imobiliário

Edifício Voz, da Vokkan e Torresani, é finalista do Prêmio Saint-Gobain AsBEA

Com projeto assinado pelo escritório Doria+Arquitetos, Voz é o primeiro empreendimento de apartamentos estúdios no Vivapark Porto Belo

Mais notícias

Saúde

Secretaria da Saúde libera vacina contra a gripe à população de SC maior de 6 meses de idade

O objetivo é reduzir o número de hospitalizações e casos graves da doença

Geral

Chuvas causam danos em 19 cidades e já contabilizam 37 desalojados em SC

O desalojados estão em Praia Grande, São Joaquim, Orleans e São João do Sul