keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Museu Histórico recebe evento dos 200 anos da Colônia Nova Ericeira

Encontro ocorre na sexta-feira (02) com entrada gratuita

O salão nobre do Museu Histórico de Itajaí vai sediar, nesta sexta-feira (02), o evento dos 200 anos da Colônia Nova Ericeira, empreendimento pesqueiro fundado em 25 de março de 1818 no litoral catarinense. Para comemorar a data, uma roda de conversa será realizada no prédio público entre estudiosos e a população. A iniciativa conta com o apoio Secretaria de Pesca e Fundação Cultural de Itajaí. A entrada é gratuita para todos os públicos.

Durante a conversa, será apresentado um estudo que comprova a ligação de Itajaí com a Colônia Nova Ericeira e sua importância para o desenvolvimento pesqueiro do município. A cidade das praias já reconhece oficialmente a ligação com a Nova Ericeira.

O encontro terá a participação de historiadores, pesquisadores e jornalistas de Itajaí e região. Magru Floriano, Edson d’Ávila, Dieter Hans Kohl, Cláudio Bersi e Rogério Pinheiro marcarão presença no evento.

Além de Itajaí, as comemorações dos 200 anos da Nova Ericeira serão realizadas até maio de 2018 em outras cinco cidades catarinenses. Bombinhas, Navegantes e Penha já receberam o evento em 2017.

Sobre a Nova Ericeira

A Nova Ericeira foi criada oficialmente no dia 25 de março de 1818, na Enseada das Garoupas, hoje Porto Belo. Mais de 300 pessoas vieram de Ericeira, em Portugal, para povoar o litoral catarinense entre Governador Celso Ramos e Itajaí. A Nova Ericeira foi extinta após a Independência do Brasil, já que era um projeto do governo português. Itajaí e outras nove cidades fizeram parte da colônia.

O principal legado deixado pela Colônia Nova Ericeira pode ser encontrado hoje na pesca. Os pescadores ericeirenses trouxeram técnicas pesqueiras que foram passadas de geração em geração. A mão de obra qualificada no setor foi fundamental para o desenvolvimento pesqueiro catarinense.

Significado e localização

Local de passagem e instalação dos fenícios há 1000 antes de Cristo, a Ericeira é uma vila turística situada a 35 km a noroeste do centro de Lisboa. Ericeira significa “terra de ouriços”, devido aos numerosos ouriços do mar que podiam ser encontrados nas suas praias. O primeiro documento que faz referência à pesca é de 1229, quando foi criado o município da Ericeira.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Sinduscon de Itapema doa duas TVs para a Apae

O sindicato fez a doação de duas Smart TVs de 40 polegadas, em substituição aos dois aparelhos de TV furtados da instituição recentemente

Cidades

São José realiza 1º Seminário de Meio Ambiente

O 1º Seminário de Meio Ambiente de São José será transmitido ao vivo no canal da Prefeitura de São José no Youtube

Cidades

Bisneto de Nelson Mandela se torna voluntário durante passagem por Florianópolis

Siyabuela Mandela visitou o projeto Bairro Educador e cortou o cabelo na Passarela da Cidadania.

Cidades

Itajaí entrega mais de 100 computadores para laboratórios de informática da Rede Municipal

Ato simbólico ocorreu nesta quarta-feira (25) na Escola Professora Maria Rosa Heleno Schulte, no Espinheiros

Cidades

Duas adolescentes e uma jovem são resgatadas de cárcere privado em SC, diz PM

Elas teriam sido obrigadas a se prostituírem e ameaçadas de morte com uso de arma de fogo

Mais notícias

Geral

Fortes chuvas e deslizamentos no Pernambuco deixam 33 mortos

Previsão é de que continue a chover forte de hoje para amanhã nos estados de Alagoas, Pernambuco, da Paraíba e do Rio Grande do Norte

Mundo

Rússia testa míssil de cruzeiro hipersônico no mar e Putin diz que arma é ‘invencível’

Armas hipersônicas podem viajar a nove vezes a velocidade do som