keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Mulher de Itajaí que mora nos EUA descobre que filha de 9 anos é superdotada

Menina entrou para uma entidade internacional que reúne pessoas com elevado QI nos EUA

Laura6 2 Visor Notícias

Uma criança superdotada. A catarinense Bruna Büchele, de Itajaí, descobriu que a filha Laura, de apenas 9 anos, tem elevadas habilidades intelectuais. A menina entrou para Mensa, uma entidade internacional que reúne pessoas com elevado QI. Bruna descobriu a capacidade da pequena na escola, nos Estados Unidos, onde a família mora atualmente. A partir de então procurou ajuda para entender como agir.

Nessa busca encontrou o neurocientista e psicanalista Fabiano de Abreu, que também é integrante da Mensa. Laura estuda agora em uma classe para crianças com habilidades diferenciadas, como os superdotados. — Essa identificação precoce define o futuro da pessoa. Quando a criança e a família têm a consciência das habilidades, pode usar isso a seu favor no desenvolvimento e se tornar um adulto diferenciado — explicou Fabiano.

Laura foi identificada pela psicóloga da escola, já que nos Estados Unidos há cuidados nas unidades de ensino, mesmo nas públicas, em relação a essas crianças. Alguns fatos que despertaram a atenção dos professores foram o desempenho diferenciado em sala de aula. Ela era a primeira a acabar as atividades, ficando ociosa. A professora oferecia outra tarefa e Laura concluía também.

A inteligência, claro, não muda o fato de Laura ser uma criança. E como toda criança, ela brinca muito. A mãe tenta dosar infância, limites e incentivos, já que até nos momentos de diversão a menina cria regras intermináveis, o que exige paciência dos pais, que precisam dar limites sem oprimir as habilidades. A percepção diferenciada do mundo faz com que seja perfeccionista, o que gera estresse e ansiedade.

— Quando explico algo, ela sempre faz muitas perguntas, preciso embasar tudo, ela tem necessidade de saber os detalhes e eu me desdobro também para entender o assunto e poder explicar — conta Bruna.

Laura lê livros, usa a internet para aprender, joga pouco e faz muitas perguntas sobre tudo. Mesmo podendo pular etapas, os pais preferem que ela siga o calendário escolar, que já é voltado para crianças com elevado QI.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Bianca Bertoli/Santa/NSC

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

IMA divulga relatório de balneabilidade referente à semana de 26 de fevereiro a 1º de março

Nos 238 pontos monitorados pelo Instituto no litoral catarinense, 170 estão próprios para banho

Cidades

Após bom resultado em Itapema e BC, Governo de SC autoriza compra de 10 motolâncias para Florianópolis e Palhoça

Tecnico de enfermagem é quem pilota a moto e realiza o socorro rápido, antes da chegada das ambulâncias

Cidades

Draga holandesa retorna de Itajaí e dá início a segunda etapa do engordamento da praia em Jurerê Tradicional

Alargamento da praia de Jurerê será o maior já feito em Florianópolis e terá 3,38 km de obras- tanto a parte internacional quanto tradicional

Cidades

Vereador Alexandre Xepa prevê a demolição de imóveis abandonados em Itapema

Se aprovada, a medida permitirá que o município tome medidas concretas, incluindo a demolição, quando necessário, e posterior cobrança dos custos aos proprietários

Cidades

Balcão da Cidadania inicia atendimentos à população na Câmara de Itapema

Primeiro serviço disponível foi para a emissão de carteira de identidade, feita pelo Legislativo em parceria com a Polícia Científica de Santa Catarina

Mais notícias