keyboard_backspace

Página Inicial

Segurança

Ministério da Agricultura fecha três fábricas de sucos em SC por adulteração na bebida

Uma outra empresa de São Paulo também foi fechada pelo Ministério da Agricultura

garrafinhas Visor Notícias
Foto: MAPA/Divulgação

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), determinou o fechamento de três fábricas de suco em Santa Catarina na quarta-feira (24). Uma outra empresa, em São Paulo, também foi fechada pelo órgão federal. A ação faz parte de uma investigação que identificou adulteração nas bebidas.

Foram apreendidos 46 mil quilos de sucos concentrados e 78 mil litros de suco de laranja integral nas unidades.  Os auditores fiscais federais agropecuários – responsáveis pela inspeção dos produtos – constataram irregularidades como adulteração das bebidas, que tinha a matéria-prima substituídas por outras fontes.

Ainda de acordo com o Ministério da Agricultura, uma das fábricas colocava aditivos para conservar as bebidas por mais tempo, mas no rótulo do produto destacava a ausência de aditivos. Outra empresa usava aditivo alimentar da classe dos edulcorantes – usados para deixar mais doce que o comum – mas que são proibidos na fabricação de sucos.

Reincidência

Das quatro fábricas alvos da ação, o Ministério informou que três já responderam a processos pela prática de adulteração das bebidas. A pasta informou que após a confirmação dos resultados de fraude, os estabelecimentos serão autuados por adulteração de bebidas. Além do descarte dos produtos, poderá pagar multa de até R$ 117 mil por lote fraudado.

O chefe do Serviço Regional de Operações Avançadas de Fiscalização e Combate a Fraudes, Kleber Bassos, informou que os produtos apreendidos estão proibidos de serem comercializados até que sejam emitidos os novos laudos de análise e as práticas irregulares sejam sanadas e aprovadas pelo Mapa.

“As ações buscam a proteção da cadeia produtiva, visando a justa concorrência e disponibilização de produtos seguros e conformes ao consumidor”, explicou. Além disso, para que as atividades das empresas sejam retomadas, elas devem implementar um sistema de controle para garantir a qualidade e identidade dos produtos; bem como a rastreabilidade de cada lote produzido, conciliando com as matérias-primas e insumos utilizados. Os nomes das empresas – alvos da ação – não foram informados.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Com informações do ND+

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Segurança

Ônibus escolar é arrastado pela correnteza em SC

O veículo transportava cinco alunos na tarde desta quinta-feira (02)

Segurança

Idoso morre após carro ser levado pela correnteza em SC

Motorista teria tentado passar em uma pequena ponte quando foi arrastado pela correnteza

Segurança

Colisão entre bicicleta automóvel resulta em menor ferida em Itapema

Ciclista sofreu corte na face, língua, além de escoriações no braço e perna esquerdos

Segurança

Homem é preso por roubo de carga de vinho argentino em SC

A operação foi coordenada pela Delegacia de Furtos e Roubos de Cargas da DEIC

Mais notícias

Saúde

Secretaria da Saúde libera vacina contra a gripe à população de SC maior de 6 meses de idade

O objetivo é reduzir o número de hospitalizações e casos graves da doença

Geral

Chuvas causam danos em 19 cidades e já contabilizam 37 desalojados em SC

O desalojados estão em Praia Grande, São Joaquim, Orleans e São João do Sul