keyboard_backspace

Página Inicial

Inusitado

Luz verde preocupa passageiros em voo sobre Florianópolis

A luz emitida deixava a visão turva, relatou uma passageira

Design sem nome 2023 12 28T104638.601 Visor Notícias
Foto: Divulgação

Durante o voo sobre Florianópolis, os passageiros foram surpreendidos por uma intensa luz verde, causando desconforto e levando a tripulação a fechar as cortinas da aeronave. O caso ocorreu na noite desta segunda-feira, por volta das 22h40.

A luz emitida deixava a visão turva, relatou uma passageira

A psicóloga Naira Pedroso estava a bordo do avião, retornando de uma viagem a São Paulo: “Estava sentada próxima à janela olhando para fora, quando percebi um clarão forte atravessando a janela. Curiosa, fui olhar e fiquei com a visão turva por alguns segundos”, conta.

Naira conseguiu gravar o incidente e usou suas redes sociais para alertar sobre os perigos de apontar objetos luminosos para aeronaves. “Filmei porque achei um absurdo e tinha conhecimento do perigo. A pessoa que estava mirando o laser parecia saber o que estava fazendo, era insistente”, comentou.

De acordo com a psicóloga, ela e outros passageiros que estavam nos assentos do lado esquerdo do avião optaram por fechar as cortinas. “Fiquei um pouco aflita, mas acredito que os pilotos sabiam o que estavam fazendo. Mesmo assim você vai longe, já imagina o pior”, relatou.

Segundo o DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), o direcionamento de feixes de laser para as cabines das aeronaves pode causar distração, ofuscamento e momentânea cegueira, afetando a capacidade dos pilotos durante os procedimentos de voo.

É crime!

Além de representar um perigo, apontar lasers para aeronaves é considerado crime. O artigo 261 do Código Penal Brasileiro estipula uma pena de reclusão de dois a cinco anos para quem colocar em risco ou realizar atos que possam dificultar a navegação aérea, marítima ou fluvial.

Atualmente, o Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) oferece um formulário online para registrar incidentes desse tipo. O órgão recomenda a notificação desses casos para compilar dados e planejar medidas preventivas.

Fonte: ND+

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Barbara
Barbara Machado
Barbara Machado, nascida em Florianópolis, jornalista no Visor Notícias com foco na redação. Mostrou paixão pela escrita desde os 9 anos, tendo sua poesia publicada em um livro da cidade. Encontrou sua vocação no jornalismo, adquirindo experiência em cobertura de eventos, participando de coletivas e muito mais, marcando sua trajetória com determinação, coragem e resiliência. Valoriza a precisão e a veracidade dos fatos, o que reflete sua curiosidade e responsabilidade no jornalismo.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Inusitado

Estaleiro de SC anuncia lancha milionária que “voa” na água

A Fishing 41 Super Sport, é capaz de alcançar velocidades em torno de 120 km/h

Inusitado

Homem nu com R$ 300 mil é encontrado dentro de carro em Camboriú

O fato ocorreu nesta sexta-feira (17), mas o homem já estava no local desde segunda-feira (13)

Inusitado

VÍDEO: Imagem de Nossa Senhora permanece ‘intacta’ em padaria após enchente no RS

Jovem se emocionou ao encontrar imagem religiosa preservada após desastre natural

Inusitado

Pedido inusitado em outdoor intriga moradores de Jaraguá do Sul

Quem é Daniel? Quem é Simone? E pra onde ela planeja ir?

Inusitado

Navio submerso no rio Itajaí-Açu desafia a navegação

Construído em 1891, o Pallas está há 130 anos debaixo das águas do canal

Mais notícias

Segurança

Helicóptero cai com Presidente do Irã e comitiva

Cerca de 40 equipes de resgate, apoiadas por drones e montanhistas experientes, estão intensificando as buscas no local