keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Justiça confirma condenação a mãe que invadiu e quebrou bens de colégio

A 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Santa Catarina manteve a condenação de uma mulher que invadiu uma escola pública em Tijucas, cidade a 50 quilômetros de Florianópolis, quebrou quatro troféus, óculos e […]

667d83b7ad119c84c554f35b0798984e Visor Notícias

A 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Santa Catarina manteve a condenação de uma mulher que invadiu uma escola pública em Tijucas, cidade a 50 quilômetros de Florianópolis, quebrou quatro troféus, óculos e um vidro de tinta e destruiu documentos da instituição. Além disso, de acordo com os autos, ela desacatou e insultou a diretora, chamando-a de “sem-vergonha”, e a ameaçou: “Vou te pegar lá fora e quebrar a tua cara”.

A confusão aconteceu no dia 24 de agosto de 2016. O estopim do acesso de fúria se deu quando a mãe soube que o filho tinha sido transferido de sala. Segundo o processo, a mudança se deu por recomendação da orientadora pedagógica, porque o adolescente ameaçava um colega de classe. Sempre conforme os autos, a mudança não foi repentina. A direção do colégio, antes disso, chamou os pais do menino para uma reunião, mas eles não apareceram. Quando soube da troca, a mãe foi até a escola, empurrou o portão de entrada, deu um “chega pra lá” no vigia e entrou na sala da coordenadoria.

A diretora descreveu a cena da seguinte maneira: “Estava na minha sala, com a orientadora pedagógica – ela falava ao telefone  -, e de repente entrou a mãe. Ela jogou todas as coisas da minha mesa no chão, pegou meus óculos e os esmagou com as mãos, quebrou os troféus, disse que eu não tinha autoridade para mudar o filho dela de sala – ‘quem manda no meu filho sou eu’, gritou -, então ela tentou me bater, mas eu consegui me esquivar, nisso chegou a vigia e a PM foi acionada”. A orientadora pedagógica, telefone em mãos, acompanhou tudo paralisada. A ré foi presa em flagrante.    

O juízo de 1º grau a condenou por ameaça, dano qualificado e desacato. Aplicou-lhe a pena de um ano e um mês de detenção, em regime aberto, suspensa, contudo, pelo prazo de dois anos.  A mulher recorreu e, entre outros pleitos, solicitou a aplicação do princípio da insignificância com relação ao delito de dano. O desembargador Sidney Eloy Dalabrida, relator da apelação, explicou que são necessárias algumas condições, de forma cumulativa, para se aplicar este princípio: mínima ofensividade da conduta do agente, nenhuma periculosidade social da ação, grau reduzido de reprovabilidade do comportamento e, por fim, inexpressividade da lesão jurídica provocada. 

“É inviável a aplicação do princípio da insignificância neste caso”, concluiu o relator, “porque a acusada danificou objetos da escola pública frequentada na presença de crianças e em um contexto de violência; proferiu ameaças e xingamentos contra a diretora, conduta que, por certo, não pode ser considerada irrelevante”. Dalabrida pontuou ainda que as ofensas foram proferidas pela ré com a intenção de menosprezar a função pública exercida pela ofendida, o que é suficiente para caracterizar o delito de desacato. Com isso, a decisão de 1º grau foi mantida intacta. 

Além do relator, participaram do julgamento os desembargadores Alexandre d’Ivanenko e Luiz Antônio Zanini Fornerolli. A sessão ocorreu no dia 18 de julho. A decisão foi unânime.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

Ninguém acerta as seis dezenas da Mega-Sena 2718

Prêmio acumulado pagará R$ 6,5 milhões nesta terça-feira (30)

Geral

Biólogo catarinense encontra espécie rara de fungo nas matas de SC

Fungo do gênero Microglossum havia sido coletado no Brasil uma única vez em 1931

Geral

Filhotes de gato presos em churrasqueira são resgatados no Alto Vale

Segundo o Batalhão de Bombeiros Militar, os gatos tinham apenas três dias de vida

Geral

Cozinheiro produz pudim de quase dez quilos em Lages

Helton Angelo se desafiou a fazer o maior pudim do Brasil

Geral

Bebê nasce a caminho do hospital no Planalto Norte

Equipe precisou fazer parto da bebê dentro da ambulância

Mais notícias

Geral

Ninguém acerta as seis dezenas da Mega-Sena 2718

Prêmio acumulado pagará R$ 6,5 milhões nesta terça-feira (30)