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Irmãs empreendedoras de Itapema crescem 70% ao ano com doceria e cafeteria

Dupla expandiu a franquia pelo país e vai para para Londres. Os carros-chefes da marca são os croissants e as taças desconstruídas

Há três anos, as irmãs Bruna Vieira, 27, e Paula Vieira, 33, abriram a doceria e cafeteria Café du Centre, em Itapema, na Costa Esmeralda de SC. Marca que se expande pelo país, transforma realidades e fomenta economias locais.

 

EXPANSÃO DA MARCA

A crise passou longe da Café du Centre. A doceria e cafeteria ao estilo parisiense criada há três anos em Itapema, por duas irmãs que não tinham estudado gastronomia, cresce 70% ao ano, tem 10 franquias espalhadas pelo Brasil e terá a primeira em Londres no primeiro semestre do ano que vem.

Antes do final do ano serão abertas outras cinco franquias no Brasil,  em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, em Londrina,  Ponta Grossa e Guarapuava, no Paraná, e em São Paulo.

 

 Já o empreendimento em Londres foi negociado durante um ano. O franqueado londrino é um empreendedor que estava no Brasil a passeio, gostou da cafeteria e investiu.

Três pontos estão sendo avaliados para abertura da cafeteria das irmãs catarinenses nas terras da Rainha. Os bairros Belsize Park, Hempstead Heath ou a famosa Rua Kings Road no bairro Chelsea.

Apreciada pelos clientes, a previsão de crescimento da empresa é de 100% no ano que vem, devido ao interesse pelas franquias. E poderia ser maior. Bruna afirma que se fosse “territorialista” teria mais de 30 franquias no Brasil e que recebeu propostas para a Ásia, Europa, Estados Unidos e Emirados Árabes.

Mas as irmãs são exigentes com os franqueados. Elas não aceitam investidores.

“Nós queremos famílias, casais ou mulheres empreendedoras que trabalhem na cafeteria, que conheçam e conversem com os clientes e façam do negócio seu propósito de vida, como nós fizemos ao abdicar das nossas profissões”, explicou Bruna.

Esse cuidado com a expansão da marca mostra o quando as irmãs Vieira estão motivadas em construir um negócio duradouro. “Somos uma marca jovem, mas nos preparamos para ficarmos definitivamente no mercado. Não investimos em publicidade, elas podem ser efêmeras. Investimos em qualidade, em fazer o nosso melhor, em conhecer nossos clientes pessoalmente e a tratá-los com respeito e gentileza”, disse Bruna.

CARROS-CHEFES

Os carros-chefes são os croissants doces agridoces e salgados. Eles são feitos artesanalmente, por uma confeiteira francesa que mora em Itapema, e enviados para todas as franquias do Brasil. Uma produção de 20 mil croissants por mês.

Entre os recheios, há sabores como o brie com geleias e o parma, gorgonzola, figo e mel. As irmãs afirmam que a iguaria é tão boa quanto às produzidas na França, país que conheceram um ano e meio após a abertura da empresa.

Já as estrelas são as taças food porn, pensadas para atiçar a gula. 

Bruna contou que uma taça de sorvetes foi incluída no primeiro cardápio para ser uma opção para as crianças. “Mas quando fui preparar para um cliente achei sem graça e resolvi dar uma incrementada. Levei até a mesa dele e disse que se não tivesse gostado eu iria refazer do jeito tradicional, mas ele adorou”.

Em 2015 o café lançou as taças salgadas, com queijos derretidos franceses, que transbordam por fora da taça, acrescidos de toque de azeite trufado e presunto parma. 

Para beber há desde os cafés clássicos até os mais elaborados como o “Latte au Chantilly”, decorado com um pedaço de algodão-doce e o cappuccino “Du Centre”, que vem numa taça com Nutella, “espresso” longo, cacau e chantilly.

Como convém no inverno, há chocolates quentes, cremosos com conhaque e chantilly . Tem o chocolate quente “Aime”, com beijinhos nas bordas e no fundo da taça.

 

MULHERES EMPREENDEDORAS

Graças às mulheres empreendedoras, como as irmãs Vieira, há um motor de inovação, geração de empregos e crescimento econômico no Brasil. 

A terceira onda feminista da história, não traz reflexos apenas na cultura, mas na economia. Mesmo enfrentando mais obstáculos para prosperar, as mulheres respondem por 51,5% das empresas inauguradas nos últimos três anos e meio. Os dados foram divulgados recentemente pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizada no país pelo Sebrae, em parceria com Instituto Brasileiro Qualidade e Produtividade (IBQP), Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios da FGV e Universidade Federal do Paraná.

A HISTÓRIA DA CAFÉ DU CENTRE

Tanto sucesso ainda surpreende as irmãs. Bruna trabalhava como psicóloga em um consultório e Paula como fotógrafa – em um estúdio que mantém. No final do expediente elas se reuniam em cafeterias em Porto Belo e Balneário Camboriú. Assim começaram a gostar de café. Foi então, que a tentativa de agradar o paladar virou ideia de negócio.

Apesar de algumas frases desestimulantes “vocês são loucas”, “nunca vai dar certo”, as irmãs apostaram tudo que tinham, que se resumia a vontade, força de trabalho e um carro de R$ 80 mil, que foi usado como capital inicial.

O jeito foi improvisar. O pai das empresárias cedeu a sala comercial. Ele construiu o encanamento e os três pintaram as paredes. Bruna desmanchou o guarda-roupas e nas madeiras plotou imagens da França, que conhecia apenas dos filmes e da imaginação. Onze mesas foram espalhadas pelo lugar.

O Café du Centre foi montado na rua Nereu Ramos, n°179, no Centro de Itapema. O espaço é aconchegante e feminino, com inspiração provençal e trilha francesa. O horário de funcionamento é o mesmo em toda a rede, das 15h às 20h para que as pessoas possam aproveitar à tarde ou o happy hour .

“Abrimos no dia 17 de abril de 2014. Era uma quinta-feira santa. Na sexta o movimento foi inexplicável. Sete meses depois havia filas de três horas. Famílias inteiras passavam à tarde nas calçadas, sentadas no meio fio”, conta Bruna.

Foi pela angústia de ver os clientes na rua, que as irmãs procuraram a ABF (Associação Brasileira de Franchising). Cinco empresas foram indicadas, uma de São Paulo escolhida, e a primeira franquia foi aberta em Balneário Camboriú.

VÍNCULO COM OS CLIENTES

A Café du Centre acredita no poder de transformar. O novo mercado exige empresas humanizadas, capazes de gerar valores não monetários aos produtos, mas sensações e experiência positivas.

Baseado na gentileza, eficiência e qualidade, a Café du Centre é um local para que as pessoas possam passar o dia. Ficar à vontade. Desfrutar de boas companhias sem pressa. É um local para reunir famílias, amigos, casais ou colegas de trabalho. É um ambiente leve e feliz.

 

VÍNCULO COM A SOCIEDADE

 

A Café du Centre almeja ser uma marca engajada, conectada com a realidade a sua volta. Por isso, propõe ações sociais. 

No dia 19 de setembro, por exemplo, a turma da Apae de Itapema aprendeu a fazer cafés com um barista. As irmãs Vieira também participaram desse encontro especial! 

 

 VALORIZAÇÃO DOS TRABALHADORES LOCAIS

Outra característica da Café du Centre é a valorização dos trabalhadores locais. “Quando a Café du Centre vai para uma cidade ela precisa fortalecer aquela economia, para que todos cresçam juntos”.

Essa rede de crescimento mútuo atinge desde os trabalhadores mais simples, como vendedores de algodões-doces, que podem expandir consideravelmente a sua renda, tendo mais qualidade de vida familiar, até os maiores fornecedores.

 BRUNA VIEIRA FALA SOBRE A SUA MARCA
A marca “Café du Centre” surgiu no mundo das cafeterias em 2014 e vem conquistando, a cada dia, mais adeptos entre os amantes do café e das deliciosas “taças desconstruídas”.

A marca tem orgulho de ser pioneira no lançamento das “taças desconstruídas” no Brasil, que hoje são vistas por nossos clientes e pelo público em geral, como uma forma sofisticada e divertida de saborear uma sobremesa.

Três anos após a inauguração, a marca experimenta uma expansão considerável de unidades franqueadas, que supervaloriza o fator qualitativo, mesmo que isso restrinja um pouco o crescimento quantitativo.

Quando se fala sobre “Café du Centre”, a imagem que nos vem é a de uma belíssima taça desconstruída, cujo pioneirismo, repita-se, é reconhecido no Brasil. Mas não se pode perder de vista as opções salgadas como o delicioso croissant artesanal, carro-chefe da casa, elaborado por uma Chef francesa, que os acompanha desde o inicio. 

 

ONDE ENCONTRAR

http://www.cafeducentre.com.br

 

https://www.facebook.com/cafed ucentreitp/?ref=br_rs (FACEBOOK MATRIZ)

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