keyboard_backspace

Página Inicial

Política

Impeachment: Moisés e Daniela têm vitória parcial com votos de desembargadores

O terceiro voto do Tribunal Especial de Julgamento do Impeachment, o tribunal misto, proferido pelo desembargador Sérgio Rizelo deu vitória parcial ao governador Carlos Moisés da Silva e a vice Daniela Reinehr. Por enquanto, o […]

16034838472000 Visor Notícias

O terceiro voto do Tribunal Especial de Julgamento do Impeachment, o tribunal misto, proferido pelo desembargador Sérgio Rizelo deu vitória parcial ao governador Carlos Moisés da Silva e a vice Daniela Reinehr. Por enquanto, o placar está 2 a 1 pelo arquivamento.

Rizelo votou pelo não prosseguimento da denúncia. Com isso, dois desembargadores – Luiz Alberto Civinski e Sérgio Rizelo – votaram pela não aceitação da acusação, contra o voto do relator, deputado Kennedy Nunes (PSD). 

No voto, o desembargador afirmou que cabia à Procuradoria-Geral do Estado (PGE) a decisão sobre o pagamento da verba de equivalência, o que exime Moisés e Daniela da responsabilidade pela paridade remuneratória entre os procuradores do Estado e da Assembleia. 

Rizelo ainda lembrou que o presidente da Alesc, Julio Garcia (PSD), arquivou a primeira denúncia que citava o caso dos procuradores e que ela foi retomada após peticionamento de fatos novos pelo denunciante. 

O desembargador sustentou que Moisés defendeu-se daquela acusação e que não poderia ser penalizado pelas informações apresentadas. A denúncia usa a manifestação da defesa de Moisés contra ele nesse pedido de impeachment. “Puni-lo por ter exercido direito de defesa violaria o texto constitucional”, afirmou. 

Rizelo sinalizou que não há indícios de crime de responsabilidade contra Moisés e Daniela, mas alegou que membros da PGE podem ser responsabilizados caso a equiparação salarial seja julgada como irregular futuramente. 

O segundo desembargador deu voto parecido com o do primeiro. Na sustentação, ambos alegam que a dupla eleita em 2018 não foi protagonista em conceder o aumento aos procuradores – que mesmo que seja irregular eles não devem ser culpabilizados -, que o processo tramitou de maneira regular no Executivo, e que não viam a relação entre os fatos e os crimes. 

“O governador não implementou o pagamento. Resumiu-se a dar o ‘de acordo’, autorizando a análise e a instrução. É isso que a lei diz que ele deve fazer. Ele não mandou pagar nada, na minha compreensão”, disse. 

Os votos até agora: 

Desembargador Luiz Alberto Civinski – pelo arquivamento

Deputado Kennedy Nunes – pelo prosseguimento da denúncia

Desembargador Sérgio Rizelo – pelo arquivamento

Deputado Mauricio Eskudlark – 

Desembargadora Cláudia Lambert de Faria 

Deputado Sargento Lima 

Desembargador Rubens Schulz – 

Deputado Luiz Fernando Vampiro – 

Desembargador Luiz Felipe Schuch – 

Deputado Laércio Schuster – 

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: RCC

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Política

Deputado Emerson Stein (MDB) faz primeiro pronunciamento após ser alvo da Operação Mensageiro

Na ação foram apreendidos documentos, um celular pessoal e um de trabalho e um notebook

Política

André de Oliveira será o primeiro Itapemense a assumir cadeira na ALESC em maio

Oliveira, que é suplente do deputado estadual Matheus Cadorin, assumirá o cargo durante o afastamento temporário de Cadorin, que se ausentará por um período de 30 dias

Política

Porto Belo está entre cidades alvos da nova fase da operação Mensageiro

Ordens de prisão e de busca e apreensão foram executadas em cidades localizadas no Norte do Estado e na região da Foz do Rio Itajaí

Política

Número de jovens aptos a votar aumenta em 50% desde a última eleição em SC

Estatística vinha caindo desde as eleições municipais de 2012

Política

Promobis será votado na Câmara de Itapema nesta terça (23)

Caso aprovado, Itapema fará parte do projeto de transporte integrado dos municípios da Amfri

Mais notícias