keyboard_backspace

Página Inicial

Brasil

Hotel flutuante está abandonado depois de viajar mais de 14 mil quilômetros

Estrutura foi concebida para navegar em áreas abrigadas e chegou a ser transformada em boate

Concebido para atender clientes exigentes e ser um diferencial em alto mar, o primeiro hotel flutuante do mundo está agora abandonado na Coréia do Norte, à espera de uma decisão sobre seu futuro, nas mãos do ditador Kim Jong-un. 

Ao contrário dos modernos navios de cruzeiro, ele foi concebido exclusivamente para se deslocar suavemente pelas águas no entorno da Grande Barreira de Corais, na costa de Townsville, em Queensland, na Austrália. No entanto, 32 anos depois de ir para a água pela primeira vez, o “The Floater” (O Flutuador), como passou a ser conhecido, viajou cerca de 14 mil quilômetros, até ancorar, em 1998, na região turística de Mount Kumgang, na Coréia do Norte.

Com sete andares, quase 200 quartos, boate, bares, restaurantes, um heliporto, uma quadra de tênis e um observatório subaquático de 50 lugares, o hotel flutuante (construído em Singapura, ao custo US$ 42 milhões) nasceu do sonho do empresário Doug Tarca de oferecer a visualização do incomparável recife australiano a bordo de uma embarcação confortável. 

Durante o período de um ano, a enorme estrutura operou como unidade da rede canadense de hotéis de luxo Four Seasons, que o batizou de Barrier Reef Resort. Porém, nunca chegou a exercer sobre os turistas a atração que seu idealizador imaginava, passando a acumular prejuízos.

Antes que o negócio naufragasse, seus proprietários o colocaram à venda. Foi quando o Vietnã entrou na história, transferindo o hotel flutuante para a cidade de Ho Chi Minh (3 300 milhas náuticas dali), onde o Four Seasons deu vez ao Saigon Floating Hotel.

9453c443f56128d3daf99d23fd644609bfd838bf Visor Notícias

Ancorado no rio Saigon, o “The Floater” emplacou durante oito anos (de 1989 a 1997) como uma boate popular. Até que perdeu o encanto e trocou de comando novamente. Seu destino? O que ninguém poderia imaginar: a região turística de Mount Kumgang, na Coréia do Norte, onde ancorou em 1998! Nessas alturas, já acumulando 14 mil km navegados, somando-se os deslocamentos de Singapura para a Austrália, depois dessa para o Vietnã e deste para a Coréia do Norte — ou seja, o hotel já viajou mais do que muita gente.

Localizado na fronteira entre a Coréia do Norte e a Coréia do Sul, Monte Kumgang permitia que o navio flutuante recebesse turistas das duas Coreias. Assim, foi seu porto seguro durante dez anos. Até que, em 2008, a bordo do resort, uma mulher sul-coreana foi morta a tiros por um soldado norte-coreano, e as excursões foram suspensas. Desde então, muita água salgada passou sob seu casco, sem que suas instalações voltassem a ser reabertas.9773086200f1b481c3a5c3d55a719398cd3a6d61 Visor Notícias

 

(com informações nautica.com.br)

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Brasil

Programa Petrobras Jovem Aprendiz vai abrir mais de mil vagas

Inscrições poderão ser feitas de 5 a 12 de abril

Brasil

Viradouro é campeã do Carnaval do Rio de 2024

Escola levou para a Marquês da Sapucaí o enredo “Arroboboi, Dangbé”; é o terceiro título da agremiação

Brasil

Rio do Sul enfrenta nova enchente e monta abrigos para população

O nível do rio alcançar 7,59 metros no final da manhã

Brasil

Obra para remover sal da água do mar pode danificar cabos submarinos e deixar Brasil sem internet

Operadoras temem que usina danifique cabos de telefonias que partem da Europa e África para Fortaleza

Brasil

STF conclui julgamento a favor do piso da enfermagem no setor público

Pagamento do piso no setor privado fica condicionado a negociação

Mais notícias

Política

Número de jovens aptos a votar aumenta em 50% desde a última eleição em SC

Estatística vinha caindo desde as eleições municipais de 2012

Geral

Reforma Tributária zera impostos em 15 itens da cesta básica

Outros 14 alimentos terão alíquota reduzida em 60%