keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Hospital de Camboriú é reaberto e cirurgias do SUS serão retomadas na segunda-feira

Cerimônia de reabertura, após reforma geral do prédio, marcou início das atividades do Hospital Cirúrgico Camboriú que realizará cirurgias eletivas a partir dessa segunda-feira, dia 2

X

Comunidade e representantes do Poder Público de Camboriú se reuniram na noite desta sexta-feira, dia 29, para uma cerimônia que marcou a reabertura do hospital da cidade e o início das atividades do Hospital Cirúrgico Camboriú – HCC. Durante o evento, foi explicado como será o funcionamento do local e também homenageada a família de Edwirges Bernardes – que dá nome ao hospital. A partir dessa segunda-feira, dia 2, iniciam as cirurgias eletivas que serão realizadas exclusivamente pelo SUS no HCC.
 
“O terreno que abriga o hospital foi doado para comunidade pela família de Edwirges Bernardes com o intuito de que trouxesse benefícios para toda Camboriú. Retomar as atividades do hospital com ele inteiramente dedicado ao SUS é uma alegria muito grande, porque significa voltar à vocação original, que é de um serviço público”, defendeu o prefeito Elcio Rogério Kunen.
 
A senhora Maria Aparecida Bernardes, neta de Edwirges Bernardes, não escondeu as lágrimas durante a cerimônia de reabertura. Para ela, ter o nome do avô ligado a um trabalho que beneficiará muitas pessoas é algo gratificante. “Ver esse registro me deixa sem palavras. Tenho certeza que será executado um trabalho com afinco, tanto pelos profissionais do hospital quanto pela Administração Pública, tudo em prol do bem estar dos moradores de Camboriú”, pontua.
 
A munícipe Marília Medea Fernandes, de 63 anos, mora no centro e vê o HCC como um suspiro de esperança para aqueles que não têm condições financeiras para buscar por tratamentos de saúde. “Abrir em Camboriú um hospital todo voltado ao SUS garante àqueles que necessitam, uma assistência que lhes é de direito. Muitas vezes tivemos que nos deslocar para cidades vizinhas para realizar pequenas cirurgias, mas agora isso não será necessário. Acredito que o hospital só tende a acrescentar para a realidade da saúde pública do município”, enfatiza.
 
O secretário de Saúde, Ronnye Peterson dos Santos, agradeceu em seu discurso a todos que dedicaram tempo para que as portas do HCC pudessem ser abertas, e afirmou que o trabalho está apenas no começo. “Enfrentamentos vários desafios desde o início. E, de agora em diante, teremos ainda muitos outros. Nosso objetivo é tornar essa casa hospitalar um ambiente vocacionado para cirurgias de baixa e médica complexidade, capaz de atender todos os moradores de forma paciente, respeitosa e com amor”, comenta.
 
Para o secretário de Estado de Saúde, Vicente Caropreso, a reabertura do HCC é uma grande conquista para Camboriú, além de oferecer uma nova história e um novo recomeço para a cidade. “É necessário registrar isso como um ato de coragem. Abrir uma casa de saúde para prover a expectativa de que aqui se realizarão atendimentos que não se faziam há anos é um grande passo. O hospital está sendo aberto, também com incentivo do Estado, para o cidadão e isso deve sempre nortear os trabalhos”, reforça.
 
Como será o funcionamento do HCC

A estrutura reformada conta partir de agora com o Hospital Cirúrgico de Camboriú, que oferecerá cirurgias eletivas para a população por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Diane Schwerz, diretora geral do hospital, explica que esses procedimentos são aqueles que não representam urgência ou emergência e, por isso, a população aguarda por eles em fila de espera – que deve ser reduzida com o início das atividades do HCC em Camboriú.
 
A expectativa é de que, até o final do ano, cerca de 400 cirurgias sejam realizadas no HCC. Em sua primeira fase de atuação, o hospital vai disponibilizar procedimentos nas seguintes especialidades: cirurgia geral, ginecologia, ortopedia, cirurgia vascular, oftalmologia e urologia. Será seguida a fila já registrada na Secretaria de Saúde para esses procedimentos. A chamada leva em conta os pacientes há mais tempo aguardando e de maior gravidade.
 
Quem aguarda na fila pode procurar a Secretaria de Saúde para verificar sua posição e conferir se seu cadastro está atualizado. Quem receber encaminhamento do médico para cirurgia a partir de agora, fará o cadastro e será chamado de acordo com os critérios estabelecidos na fila, controlada pela regulação.

Cidades

Epagri inicia segunda etapa da pesquisa para comercialização de ostra desconchada

Santa Catarina é o maior produtor de ostras do Brasil, tendo produzido 2.759.611 toneladas em 2019

Cidades

Cinco ruas são pavimentadas no bairro Alto Perequê em Porto Belo

Prefeito de Porto Belo Emerson Stein destaca a importância das pavimentações, que são realizadas com qualidade e no tempo certo

Cidades

Vídeo: Cabeceira de ponte desaba e engole pelo menos três veículos em Brusque

Por volta das 20h desta quarta-feira, 21, a cabeceira da ponte Santos Dumont, no bairro Santa Terezinha, caiu. Três carros passavam pela ponte no momento da queda. De acordo com informações preliminares, ninguém ficou ferido. […]

Cidades

Ondas provocadas pela tempestade subtropical Potira fecham porto de Itajaí

O canal de acesso ao complexo portuário de Itajaí precisou ser fechado hoje devido à instabilidade do tempo, causada pela tempestade subtropical Potira. De acordo com a praticagem, responsável pelas manobras de entrada e saída […]

Cidades

Veja ao vivo: Live com sete horas de duração homenageia os 59 anos de Itapema

A cidade de Itapema completa hoje 59 anos de emancipação político-administrativa e para marcar a data uma live comemorativa está sendo realizada nesta tarde (21/04) e deve ter mais de sete horas de duração. O […]

Mais notícias

Segurança

Cães da Polícia Civil auxiliam nas fiscalizações contra tráfico de drogas em rodoviária de Joinville

Passageiros, as malas e os ônibus intermunicipais e interestaduais foram vistoriados pelos agentes com o auxílio dos cães Glock e Imbel

Economia

BC aprova obrigatoriedade de bancos ofertarem Pix por agendamento

Instituições também ganharam mais prazo para Pix Cobrança