keyboard_backspace

Página Inicial

Política

Governo de SC admite emendas à reforma da Previdência

Executivo, em acordo com a Alesc, deve retirar proposta de alíquota extraordinária do projeto. Pedágio de transição também mudará

16268831688151 Visor Notícias
Rodolfo Espínola/AgênciaAL

Após semanas de negociação com sindicatos e entidades e deputados estaduais, o governo de Santa Catarina admite que concordará com mudanças significativas na proposta de reforma da Previdência dos servidores estaduais que tramita na Assembleia Legislativa de SC (Alesc). O Executivo assume que as regras de transição propostas (pedágio de 100% do tempo faltante para aposentadoria) estão muito duras e deve retirar também, em conjunto com os relatores, a previsão de cobrança de alíquotas extraordinárias para além dos 14% já cobrados. O recuo é visto como um movimento político premeditado.

Na última segunda-feira (19), o Parlamentou promoveu uma audiência pública para ouvir os trabalhadores afetados. Apesar do evento, tanto deputados quanto líderes sindicais indicavam nos bastidores que o “jogo estava jogado” em favor da reforma, inclusive com as alterações já acertadas. Oficialmente, os relatores afirmam que ainda estão estudando alterações, mas a redução do pedágio e a eliminação das alíquotas extraordinárias do texto original são dadas como certas, inclusive pelo governo do Estado. O recuo do governo nos dois pontos é considerado estratégico por líderes sindicais. O entendimento é de que o Executivo quer mostrar que cedeu e a Assembleia, que melhorou a proposta. Assim, dividem também a responsabilidade.

A audiência pública, apesar de reunir 32 entidades, não fez ‘barulho’ contra a reforma. As restrições da pandemia e a baixa mobilização fizeram uma sessão tranquila. Do lado de fora, um pequenos grupo de servidores acompanhou via telões. Ao final, parlamentares e governo celebravam o diálogo “civilizado”que ocorrera.

Segundo o chefe da Casa Civil, Eron Giordani, a retirada da proposta de alíquota extraordinária ocorre por possível desacordo constitucional. O governo teme que a medida pare na Justiça e seja considerada ilegal – no caso, poderia ser entendida como confisco.

Por outro lado, o Executivo sinaliza aos deputados que não cederá na taxação de inativos que recebem a partir de um salário mínimo, nem reduzirá a alíquota. A proposta gerou polêmica por levar a cobrança até o piso dos salários. Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de SC (Sinte/SC), Luiz Carlos Vieira, a medida atinge principalmente professores aposentados, que recebem, em média, pouco e já contribuíram com a Previdência enquanto estiveram na ativa.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Silvio
Silvio Matheus
Silvio Matheus é jornalista. Estudou jornalismo na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e trabalhou como Assessor de Imprensa da Prefeitura de Itapema, Assessor da Câmara de Vereadores de Itapema e editor do jornal diário O Atlântico. Desde 2019 trabalha como jornalista, editor e filmmaker no site de notícias Visor Notícias.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Política

Número de jovens aptos a votar aumenta em 50% desde a última eleição em SC

Estatística vinha caindo desde as eleições municipais de 2012

Política

Promobis será votado na Câmara de Itapema nesta terça (23)

Caso aprovado, Itapema fará parte do projeto de transporte integrado dos municípios da Amfri

Política

Deputado de SC é o primeiro parlamentar “carbono zero” reconhecido pela ONU

Jorge Goetten foi reconhecido nesta segunda-feira (22) em Brasília

Política

SC projeta R$ 53 bilhões em orçamento para 2025

Proposta prevê investimento em recuperação de rodovias e incentivo ao empreendedorismo

Política

SC tem 19 prefeitos presos por supostos atos de corrupção

As operações conduzidas pelo Gaeco começaram há menos de dois anos

Mais notícias

Segurança

Acidente com ônibus que levava turistas brasileiros deixa dois mortos e 40 feridos no Chile

Pelo menos 25 pessoas seriam de Lajeado e uma das vítimas de David Canabarro, no RS

Segurança

Homem morre engasgado com pedaço de carne em Taió

Ele trabalhava para uma empresa contratada pelo governo do estado para a manutenção da SC-350