keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Governador inaugura nova subestação da Celesc que vai atender 160 mil residências

O governador Carlos Moisés e o presidente da Celesc, Cleicio Poleto Martins, inauguraram a nova subestação da Celesc em Palhoça, na Grande Florianópolis, na manhã desta quarta-feira, 09, dia em que a companhia comemora 65 […]

50698820382 f499de0920 b Visor Notícias

O governador Carlos Moisés e o presidente da Celesc, Cleicio Poleto Martins, inauguraram a nova subestação da Celesc em Palhoça, na Grande Florianópolis, na manhã desta quarta-feira, 09, dia em que a companhia comemora 65 anos. Com um investimento aproximado de R$ 8 milhões, a estrutura no bairro Caminho Novo beneficiará 160 mil residências. Além de Palhoça, também serão atendidos moradores de São José e São Pedro de Alcântara.

O governador destacou que oferecer uma energia de qualidade, estável e sempre disponível é essencial para o estado se tornar ainda mais atrativo a novas empresas, gerar empregos e renda e, consequentemente, melhorar de vida da população. “A Celesc tem feito esse movimento, tem investido onde é necessário para que nosso estado continue sendo esse polo de desenvolvimento e atração de novos empreendimentos. É um ganho para toda sociedade”, reforçou.

A nova subestação foi projetada para garantir qualidade de energia pelos próximos 10 anos, considerando as atuais taxas de crescimento da região. O presidente da Celesc pontuou que essa é mais uma obra que confirma o compromisso da companhia com o desenvolvimento e qualidade de vida. “O empreendimento vai fomentar o sistema elétrico de importantes bairros da área industrial da Grande Florianópolis, que são fundamentais para a economia dos municípios que a compõem, além de levar mais confiabilidade ao sistema, mais qualidade ao fornecimento de energia elétrica e permitir o crescimento do mercado. Hoje a potência instalada na subestação é de 52 MVA, mas pode futuramente ser ampliada para até 80 MVA”, afirmou Martins.

Ainda no evento, o governador parabenizou o aniversário da companhia. “A Celesc faz 65 anos de grandes serviços prestados ao povo de Santa Catarina. Em 2019, foi eleita a melhor concessionária do Brasil de energia elétrica sob a ótica do cliente. E hoje se materializa aquilo que já sabíamos. É uma grande concessionária de distribuição de energia elétrica. Isso se deve também ao excelente trabalho de todos os colaboradores que estão comprometidos em entregar os melhores serviços à população,” salientou o governador.

Atendimento

A nova subestação vai atender, especialmente, quem vive e trabalha nos bairros Caminho Novo, Pagani, Madri, São Sebastião, Passa Vinte e Pedra Branca, localizados em Palhoça, Sertão do Maruim e Forquilhas, pertencentes a São José, além do município de São Pedro de Alcântara.

O prefeito de Palhoça, Camilo Martins, destacou que a empresa orgulha os catarinenses e dá atenção às demandas do município. “Somos uma das cidades que mais cresce em Santa Catarina. Nós tínhamos essa demanda de energia e hoje recebemos essa obra com muita alegria. Ela vem resolver por um bom tempo o problema da energia em Palhoça e também nos municípios vizinhos”, disse.

Participaram do ato o presidente da Fundação Catarinense de Educação Especial, Rubens Feijó, o secretário Executivo de Comunicação, Jefferson Douglas da Silva, os deputados estaduais Nazareno Martins e Ricardo Alba, o prefeito de São Pedro de Alcântara, Ernei José Stahelin, e o prefeito eleito de Palhoça, Eduardo Freccia, além de colaboradores da Celesc e outras autoridades.

Sobre a subestação

Localizada ao lado da SE Palhoça Eletrosul, atualmente desativada, a nova subestação no bairro Caminho Novo recebeu os cinco alimentadores da antiga SE – redes que se conectam à malha elétrica nas cidades – e, em 2021, terá sua capacidade de distribuição ampliada, com a construção de mais um alimentador.

Segundo Sandro Levandoski, diretor de Distribuição da Celesc, a energização da nova subestação foi uma das mais complexas realizadas pela empresa nos últimos tempos. “Toda a carga foi transferida da antiga SE, os alimentadores foram manobrados e depois ligados na nova subestação. Toda a operação foi feita sem interrupção do fornecimento de energia e, nesse período, as unidades consumidoras da região foram abastecidas pelas subestações vizinhas. O serviço envolveu o comprometimento e a dedicação de muitos profissionais das áreas elétrica, protetiva, telecomunicação, projetos e comissionamento”, finalizou.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Banco Mundial aprova financiamento de R$ 450 milhões para construção de BRT e túnel subáquatico em SC

Segundo o comunicado do Banco Mundial, o Promobis beneficiará diretamente 11 cidades e aproximadamente 592 mil pessoas

Cidades

SC será contemplada com 1.164 moradias no Minha Casa, Minha Vida na modalidade Rural

Modalidade garante moradia para agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais

Cidades

Revisão do Plano Diretor de Itapema é discutido na Câmara de Vereadores

Desfecho dessa audiência pública é aguardado com expectativa. Entre as mudanças, está a implementação da Outorga Onerosa nos bairros Morretes e Jardim Praia Mar

Cidades

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itapema inicia ciclo de palestras

Primeiro encontro teve como tema: "Autismo: conhecer para entender, entender para incluir"

Cidades

Santa Catarina é o estado mais desejado por brasileiros para morar, aponta pesquisa

Este dado coloca o estado no topo do ranking dos destinos mais desejados para moradia no país

Mais notícias

Utilidade Pública

Projeto Formiguinha começa operação neste domingo em Florianópolis

Nova iniciativa de transporte com micro-ônibus circular e tarifa social tem como objetivo facilitar o acesso em áreas do maciço central da cidade

Geral

Caminhão bate em carro e vai parar em cima de mureta; confira as fotos

O acidente ocorreu na madrugada desta sexta-feira (26), em Joinville