keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Governador de SC e equipes da Defesa Civil visitam cidades atingidas por possível tornado

Defesa Civil está na região para investigar fenômeno que atingiu as cidades

Nesta sexta-feira (12), o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés (PSL) visitou as cidades castigadas por fortes temporais no Extremo-Oeste do Estado. Equipes técnicas investigam em campo se o fenômeno era mesmo um tornado. De acordo com a agenda, o chefe do Executivo também deve se reunir com lideranças locais para tratar de ações realizadas por equipes do governo do Estado para reparar os estragos. Durante o roteiro, às 14h desta sexta, Carlos Moisés deve conceder entrevista coletiva no município de Belmonte. Pela manhã, o secretário estadual da Defesa Civil, João Batista Cordeiro, vistoriou imóveis destruídos em Descanso. Depois, falou sobre a visita à região. À tarde ele segue para Belmonte:

Situação de emergência

O prefeito Genésio Bressiani, considerando o parecer favorável da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Belmonte, assinou na tarde de quinta-feira (11) o decreto de situação de emergência.  Com base na medida, a administração poderá mobilizar todos os órgãos municipais para atuarem sob orientação, coordenação e gestão da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, nas ações de resposta ao desastre, em específico, de reabilitação do cenário e reconstrução. O decreto também ampara as famílias que possuem seguro do imóvel, para solicitação do benefício junto à seguradora. O levantamento da prefeitura aponta que mais de 200 famílias foram afetadas pelo vendaval no município. O município de Descanso também decretou situação de emergência, nesta manhã de sexta-feira.

 

Suporte aos atingidos

Efetivos do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina e as equipes da Defesa Civil atuam desde a noite da quarta-feira (10) na assistência às famílias atingidas. O trabalho começou imediatamente com o envio de materiais como lona, telhas e colchões para as famílias dos municípios mais afetados, como Descanso, Belmonte e Ipuaçu. Somente em telhas de fibrocimento foram distribuídas mais de 700 unidades em Ipuaçu. Os levantamentos sobre as necessidades de itens de ajuda humanitária ainda estão sendo realizados na região. O Corpo de Bombeiros permanece acompanhando a situação na região com equipes de força-tarefa em prontidão, caso haja necessidade de serem acionadas. As forças-tarefa do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina são equipes multidisciplinares, estruturadas para atendimentos em casos de situação extrema, desastres naturais ou calamidades públicas. São 14 equipes com 274 bombeiros militares, e subordinadas ao Subcomando Geral, responsável pela parte operacional da corporação.

Análise técnica em campo vai classificar fenômeno natural

Equipes técnicas da Defesa Civil de Santa Catarina estão na região para apurar qual o fenômeno natural atingiu os municípios do Oeste e Extremo Oeste catarinense. Informações preliminares das imagens de radar analisadas pela equipe de meteorologistas do órgão, juntamente com relatos, fotos e vídeos que chegaram à instituição, indicam para uma possível ocorrência de tornado. Entretanto, não se descarta a possibilidade de ter ocorrido uma micro-explosão, ou até mesmo ambos os eventos. A confirmação será realizada após a realização de uma avaliação criteriosa de campo

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

Rio do Sul registra a primeira enchente do ano após fortes chuvas no Vale do Itajaí

Acumulado deve chegar a 200 milímetros na cidade, superando o esperado pela Defesa Civil

Geral

SC envia motor e ajuda a retomar abastecimento de água em Porto Alegre

Equipamento deve dobrar a vazão de água na estação que atende 21 bairros da capital gaúcha

Geral

Base Aérea de Canoas vai receber voos comerciais após enchentes no RS

A Agência Nacional de Aviação Civil liberou os voos comerciais na Base Aérea de Canoas, no Rio Grande do Sul

Geral

VÍDEO: Moradora de Lajeado, no RS, que perdeu casa na enchente ganha casa nova

Loiva Theresinha Scherer ainda caiu em golpe e perdeu R$ 30 mil

Geral, Trânsito

Chuva causa alagamentos em Florianópolis

Capital está em alerta amarelo da Defesa Divil neste sábado (18)

Mais notícias

Tempo

VÍDEO: Enchente bloqueia ruas de Presidente Getúlio

As chuvas intensas que caíram sobre a região nas últimas horas resultaram em alagamentos

Segurança

Adolescente é espancado e torturado em escola particular de SC

Advogado defende que os dirigentes da escola sejam criminalmente responsabilizados por omissão