keyboard_backspace

Página Inicial

Animal

Fotos: Animais silvestres resgatados são soltos em parque natural de Balneário Camboriú

Entre os animais soltos, estava um gambá vítima de atropelamento. Em novembro de 2021, ele chegou ao Complexo Ambiental apresentando apatia, dificuldade respiratória e sangramento nasal e oral

AU7RR3FC Visor Notícias
Divulgação

Resgatados em 2021 e 2022 por estarem em vulnerabilidade, 36 animais silvestres foram soltos no Parque Natural Municipal Raimundo Gonçalez Malta, em Balneário Camboriú, no fim da tarde desta quarta-feira (26). Antes de voltarem à natureza, todos passaram por um processo de recuperação no Complexo Ambiental Cyro Gevaerd (Zoológico), para onde são levadas as espécies silvestres em risco capturadas pelo programa Abraço Animal.

Entre os animais soltos, estava um gambá vítima de atropelamento. Em novembro de 2021, ele chegou ao Complexo Ambiental apresentando apatia, dificuldade respiratória e sangramento nasal e oral. Nesse local, passou por tratamento intensivo e nutricional, que possibilitou o restabelecimento da saúde. No Complexo Ambiental, os animais silvestres resgatados são encaminhados para avaliação, atendimento veterinário e biológico e ficam em observação até a total recuperação para retornar ao ambiente de origem. Assim como o gambá, foram submetidos a esse processo 30 passeriformes (coleirinha, canário, sabiá, tico-tico, tiê e azulão), dois tucanos, uma aracuã, uma capivara e outro gambá devolvidos à natureza nesta quarta-feira.

O resgate ocorreu por estarem machucados, como o gambá, a capivara e os dois tucanos; por serem filhotes e terem sido encontrados sem a mãe, caso do outro gambá e da aracuã; ou por estarem ilegalmente em cativeiro, situação dos pássaros. A bióloga do Zoológico, Márcia Regina Gonçalves Achutti, explicou sobre o trabalho. “Essa soltura é um trabalho que vem sendo realizado desde 2021. A capivara, por exemplo, já está com a gente desde agosto ou setembro do ano passado, e ela veio vítima de um atropelamento, nós cuidamos e hoje ela está sendo solta. Além disso, recebemos várias aves vítimas de tráfico e cativeiros ilegais que também foram soltas”.

O Parque Raimundo é uma área de preservação onde fica localizada a Secretaria do Meio Ambiente. A secretária Maria Heloisa Furtado Lenzi contou porque foi escolhido o Parque para a soltura. “Todos serão soltos no Parque Raimundo porque ele é uma unidade de preservação, portanto os animais podem ser soltos naquele ambiente”.

Qualquer pessoa que avistar um animal em vulnerabilidade pode telefonar para o número 153, da Guarda Municipal. A captura é feita por meio do Grupo de Proteção Ambiental da Guarda Municipal ou Secretaria do Meio Ambiente.

Mais de 1.700 animais foram resgatados desde 2019

Lançado em 23 de fevereiro de 2019, o Programa Abraço Animal virou lei em 3 de setembro de 2020 e está vinculado às secretarias de Meio Ambiente, de Saúde e de Segurança. O resgate de animais silvestres e domésticos por meio do programa segue um protocolo definido com o Conselho Municipal de Proteção Animal (COMPA). Para acionar o programa, basta ligar para o fone 153, número da Guarda Municipal.

Desde 2019 e até dezembro de 2021, o programa resgatou 1.769 animais silvestres. Destes, 934 voltaram à natureza após recuperação, de acordo com a bióloga do Complexo Ambiental Cyro Gevaerd (Zoológico), Márcia Regina Gonçalves Achutti. Por sofrerem sequelas ou serem exóticos, 602 permaneceram no zoológico. Do restante, cinco foram encaminhados ao Projeto de Monitoramento de Praias (PMP) e 228 morreram.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Silvio
Silvio Matheus
Silvio Matheus é jornalista. Estudou jornalismo na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e trabalhou como Assessor de Imprensa da Prefeitura de Itapema, Assessor da Câmara de Vereadores de Itapema e editor do jornal diário O Atlântico. Desde 2019 trabalha como jornalista, editor e filmmaker no site de notícias Visor Notícias.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Animal

Ônibus é apreendido com animais em situação precária no bagageiro

O veículo cobriria uma distância de 2300 quilômetros, colocando os cães em risco

Animal

Gatinha é resgatada após viajar mais de 70km presa dentro de eixo de carreta em SC

O caso aconteceu na última segunda-feira (22) na cidade de Paulo Lopes, na Grande Florianópolis

Animal

Companhia aérea suspende transporte de pets por um mês após morte de cachorro

A suspensão se refere ao transporte no porão das aeronaves; atitude foi tomada após a morte de um Golden Retriever

Animal

Cachorro é deixado enforcado em portão de casa em Itapema

O corpo do animal ainda estava quente, indicando que havia morrido há pouco tempo

Animal

Pescadores são multados em R$ 15 mil após capturar e postar lanço de tainhas

Além das multas, a polícia apreendeu e lacrou a canoa e a rede utilizadas na ação ilegal

Mais notícias

Segurança

Dois homens são presos por receptação e furto em Itapema

Foram furtados três televisores e um martelo rompedor

Segurança

VÍDEO: Homem chicoteia cachorro em Camboriú

A ocorrência foi atendida pela Polícia Civil e pelo Grupo de Operações e Resgate (GOR)