keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Festival de Teatro encerra com apresentação na Beira-rio em Itajaí

A cidade virou um grande palco durante o 5º Festival Brasileiro de Teatro Toni Cunha. O evento encerrou neste domingo (29) com espetáculo de bonecos na avenida Ministro Victor Konder, a Beira-rio, após uma semana com intensa programação que uniu todos os grupos de teatro de Itajaí. A Fundação Cultural já está na expectativa para a próxima edição, daqui a dois anos.

O prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, fez o encerramento do Festival e ressaltou que a cultura é a alma da cidade. “Itajaí é um município cultural e se destaca no Brasil. O Festival traz vida e força para a cidade. Vamos continuar apoiando e fortalecendo ações como essa”, destacou.

Com diversidade de temas e formatos, os espetáculos atingiram todos os públicos: desde o infantil ao adulto, com atrações majoritariamente gratuitas. Além do Teatro Municipal, outros espaços da cidade receberam o Festival. Tanto a abertura quanto o encerramento foram ao ar livre e quase 30 atrações oferecidas de 22 a 29 de outubro. 

De acordo com o superintendente da Fundação Cultural, Normélio Pedro Weber, foram justamente as atrações externas que chamaram mais atenção do público. “Alcançamos uma plateia que normalmente não frequenta teatros e eles se sentiram estimulados a comparecer em outras apresentações”, avalia.

Outro ponto destacado pelo superintendente foi a união dos grupos de teatro locais para realização do Festival Toni Cunha. Além disso, os artistas de Itajaí tiveram a oportunidade de experimentar novas modalidades, técnicas e linguagens de fazer teatro com as atividades propostas por grupos convidados. O intercâmbio cultural auxilia na formação profissional de cada um deles.

“Mostramos a qualidade dos grupos que temos aqui em Itajaí e aprendemos também muito com os artistas de fora. Agradeço imensamente a todos os grupos que se entregaram para realização do Festival. Nunca tinha visto um envolvimento tão intenso dos nossos artistas”, completa Normélio ao confirmar o sucesso do Festival.

Para o encerramento, famílias inteiras, adultos e crianças pararam para assistir o Grupo Teatro de Mamulengo do Mestre Valdeck de Garanhuns (SP). Com muita cantoria no estilo de forró nordestino, eles levaram para a Praça Genésio Miranda Lins (Beira-rio) o espetáculo de bonecos “Simão e o Boi Pintadinho”.  

Cidades

Vídeo: Policiais ajudam cadeirante a subir rua íngreme

Os policiais estavam na rua quando perceberam a dificuldade de uma deficiente física em subir o local íngreme

Cidades

Governo estuda cinco rotas para implantação do transporte marítimo na Grande Florianópolis

Estudo ainda está na fase de modelagem, que será debatido com as prefeituras

Cidades

SC gera 25 mil empregos em setembro e obtém o melhor resultado do Sul do Brasil

Todos os setores da economia catarinense sentiram o aumento do número de postos de trabalho

Cidades

Mulher é resgatada após cair de prédio em Navegantes

A mulher estava caída na marquise do prédio quando os socorristas chegaram

Cidades

Adolescente morre após bater moto em carro estacionado

O adolescente pilotava uma motociclista quando bateu contra um carro que estava estacionado

Mais notícias