keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Exportações catarinenses tiveram aumento de 4,​8% em janeiro

2018 começa bem para o comércio exterior em Santa Catarina

De acordo com especialista no setor, número mostra que os negócios internacionais devem alavancar a economia este ano. Pequenas e médias empresas também podem aproveitar o momento
 
O ano começou com uma ótima notícia para o comercio exterior catarinense. O panorama econômico da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) mostra que, em janeiro, a exportação teve um acréscimo de 4,8% frente ao mesmo mês no ano passado, com mais de R$ 591 milhões de vendas para os países estrangeiros. Os indícios de reaquecimento da economia são percebidos também pelo crescimento significativo nas importações. Elas tiveram um aumento de 29,78% se comparadas com janeiro de 2017. 

Segundo Erica Debossan Reinert, diretora da UP Comex que soma mais de 20 anos de atuação com comércio internacional em Santa Catarina, os números refletem as oportunidades que as empresas catarinenses têm quando passam a ver o mundo como seu mercado. “Temos produtos e serviços inovadores, que podem e devem ultrapassar fronteiras. É importante que as companhias pensem nas transações para o exterior de forma estratégica nas questões tributárias e legais”, diz. 

A complexidade das operações de comércio internacional muitas vezes afasta os pequenos e médios negócios dessa possibilidade. Erica comenta que, a partir do momento em que contam com trades e operadoras com capacidade para entender a sua realidade, empresas de qualquer porte poderão ampliar o seu olhar sobre o mercado. “Na UP Comex nós trabalhamos com projetos interdisciplinares e customizados. Há pequenas indústrias que nos procuraram com o desafio de buscar oportunidades internacionais. Nós descobrimos um imenso potencial que estava inexplorado até então”, comenta. 

Conforme dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Mdic), o ano de 2017 encerrou com saldo positivo para as exportações em Santa Catarina, somando US$ 8,51 bilhões. Foi um acréscimo de 12% em relação ao mesmo período de 2016. O destaque foi para o agronegócio, que respondeu por 65% das exportações do estado.

Geral

Porsche de Maradona na década de 1990 vai a leilão

Craque usou o veículo quando defendia o Sevilla (ESP), entre 1992-93

Geral

Março será mês chuvoso em SC, indicam meteorologistas

Os próximos dias terão pancadas de chuva em todas as regiões do estado, com nebulosidade variável. As informações são da Epagri/Ciram.

Geral

Iniciada a pavimentação da rua 440 em Itapema

Os moradores da Rua 440, no Bairro Morretes, iniciaram a terça-feira (02/03) com o movimento das máquinas e das equipes. Nesta etapa, os trabalhos são de fresagem e nivelamento do solo para em seguida realizar  […]

Geral

Acidente que vitimou o Mamonas Assassinas completa 25 anos

O jatinho onde estavam se chocou contra a Serra da Cantareira, em São Paulo

Geral

Vídeo: Família de capivara atravessa a rua em Santa Catarina

Apesar de atravessar a via fora da faixa, os motoristas respeitaram a família que, sem pressa, se deslocava de um lado a outro

Mais notícias

Coronavírus

Deputada Paulinha defende a imunização em massa da população

Ela participou da reunião da Fecam que reuniu mais de 70 gestores de municípios de Santa Catarina

Política

Conselho de Ética notifica deputados Daniel Silveira e Flordelis

Parlamentares têm dez dias úteis para apresentar defesa