keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Escultura é instalada na praia da Sepultura em Bombinhas

Objetivo é formar uma galeria subáquatica. Artista Pita Camargo já possui outras obras instaladas na Ilha do Arvoredo.

No último domingo, dia 3, no Trapiche da Prainha, a Prefeitura de Bombinhas realizou a solenidade de instalação da escultura Bio Vida III, do escultor Pita Camargo no fundo do mar na Praia da Sepultura, dentro do projeto da galeria Subaquática de Bombinhas, a primeira do Brasil. O evento fez parte do calendário oficial de Abertura da Temporada de Verão, promovida pela Prefeitura de Bombinhas, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico – Setur. Outras duas obras do artista já estão no fundo do mar de Bombinhas, uma na Ilha das Galés, implantada em 1993, e ou na Ilha do Arvoredo, instalada em 2014.

Bombinhas foi escolhida pelo escultor pelas características da cidade, com praias de águas cristalinas e referência nos pontos de mergulhos. O objetivo da Galeria Subaquática é de se tornar um grande atrativo, não só para o município, mas para todo o Estado de Santa Catarina e para o Brasil, potencializando ainda mais a atividade do mergulho. O projeto busca promover a reflexão acerca da preservação marinha e propicia mais desenvolvimento ao turismo náutico e cultural da região.

A escultura em mármore intitulada Bio Vida III tem 75cm altura, 36cm de largura e 115cm de  comprimento e tem aproximadamente 500 quilos. Foi fixada a aproximadamente quatro metros de profundidade e contou com o apoio de mergulhadores para ser instalada. Para o transporte da obra, que estava exposta no Paço Municipal, foi necessária a utilização de um caminhão guindaste. O encaminhamento até o mar foi feito com barco de pesca. Ela está instalada em uma fenda submersa entre as pedras, fixada num tubo de concreto com 100cm de altura e 37cm de largura, e travada com pinos de aço inox. A instalação da escultura contou com o apoio da Prefeitura; Escola de Mergulho Submarine; e pescadores locais. 

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Duas adolescentes e uma jovem são resgatadas de cárcere privado em SC, diz PM

Elas teriam sido obrigadas a se prostituírem e ameaçadas de morte com uso de arma de fogo

Cidades

Urnas para eleições de Porto Belo serão preparadas nesta quinta-feira (26)

Porto Belo votará para escolher novo prefeito para o município após o prefeito e o vice decidirem renunciar aos cargos

Cidades

Itapema irá ganhar nova praça com mais de 7 mil metros quadrados

A Prefeita Nilza Simas acompanhou as obras na tarde desta segunda-feira (23/05)

Cidades

Rompimento de rede compromete abastecimento de água em Porto Belo

A empresa informa que o conserto da rede começa na manhã desta terça, às 09h, e deve seguir até às 12h

Mais notícias

Mundo

Autora de ‘Como matar seu marido’ é condenada por matar seu marido nos Estados Unidos

Nancy Brophy escreveu um ensaio sugestivo sobre o crime anos antes da morte do cônjuge

Mundo

FBI fez alerta sobre tendência de alta de ataques em massa na véspera de massacre no Texas

Veja números de mortes por armas nos EUA, onde há mais de um ataque em massa por dia.