keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades, Segurança

Escolas de Itajaí terão agentes mirins de combate à dengue

Projeto da Secretaria de Saúde começou neste mês em 10 unidades escolares do Município

119661 Visor Notícias
Foto: Prefeitura de Itajai/Divulgação

Alunos de Itajaí serão agentes mirins de combate à dengue para multiplicar informações preventivas nas comunidades escolares. Promovido pelo Município, por meio da Secretaria de Saúde, o projeto pioneiro na região começou neste mês em 10 escolas da rede municipal de ensino. A intenção é atender 37 unidades até 2023 e fortalecer as ações de combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti.

A primeira etapa do projeto iniciou com uma capacitação para professores de escolas de Ensino Fundamental da cidade, com o tema “Mobilização para o Enfrentamento ao Aedes aegypti e seus Agravos”. O curso ocorreu de forma virtual e abordou aspectos clínicos, epidemiológicos e entomológicos do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika, além de dados e atitudes preventivas.

A intenção da Secretaria de Saúde é implantar o projeto com alunos de 10 a 12 anos. As primeiras dez escolas contempladas com a iniciativa são: Centro Educacional de Cordeiros, E.B. Antônio Ramos, E.B. Arnaldo Brandão, E.B. Avelino Werner, E.B. Elias Andaime, E.B. Francisco Celso Mafra, E.B. Gaspar da Costa Moraes, E.B. José Fernandes Potter, E.B. Maria Dutra Gomes e E.B. Pedro Paulo Rebello.

Neste ano, duas unidades receberão cartilhas, folders, camisetas, bonés e outros materiais de divulgação para dar início ao projeto. O foco da iniciativa é oferecer subsídios aos educadores para que trabalhem e disseminem o tema em sala de aula, em conjunto com a equipe da Secretaria de Saúde, instruindo os alunos de forma que aprendam uma abordagem preventiva em relação ao tema.

“O objetivo é que professores e alunos sejam multiplicadores de todas as informações adquiridas durante a aplicação do projeto, compartilhando com a comunidade escolar e orientando sobre como agir no combate ao Aedes aegypti. Queremos que os estudantes sejam verdadeiros agentes mirins de combate à dengue, mais conscientes e comprometidos com o meio ambiente e a saúde pública”, destaca Lúcio Vieira, coordenador do Programa de Controle da Dengue de Itajaí.

O projeto Agente Mirim de Combate a Endemias é promovido pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica e Gerência de Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde de Itajaí, em parceria com a Secretaria de Educação. A iniciativa é financiada com recursos da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA). 

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Obra bloqueia cruzamento da rua Silva com a Marcos Konder em Itajaí

Motoristas devem ficar atentos aos desvios a partir das 19h

Cidades

Banco Mundial aprova financiamento de R$ 450 milhões para construção de BRT e túnel subáquatico em SC

Segundo o comunicado do Banco Mundial, o Promobis beneficiará diretamente 11 cidades e aproximadamente 592 mil pessoas

Cidades

SC será contemplada com 1.164 moradias no Minha Casa, Minha Vida na modalidade Rural

Modalidade garante moradia para agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais

Cidades

Revisão do Plano Diretor de Itapema é discutido na Câmara de Vereadores

Desfecho dessa audiência pública é aguardado com expectativa. Entre as mudanças, está a implementação da Outorga Onerosa nos bairros Morretes e Jardim Praia Mar

Cidades

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itapema inicia ciclo de palestras

Primeiro encontro teve como tema: "Autismo: conhecer para entender, entender para incluir"

Mais notícias

Tempo

Governo de SC acionará grupo de respostas rápidas a eventos extremos

Expectativa é que nas próximas horas a frente fria comece a avançar em direção ao Norte

Tempo

Rio Itajaí-Mirim extravasa e pode passar de seis metros

Segundo a Defesa Civil, outros dois picos podem acontecer à meia-noite e às 5h da madrugada do domingo (19)