keyboard_backspace

Página Inicial

Educação

Escola Educar recebe computador como premiação pela conquista do projeto “Óleo Solidário”

A instituição foi a vencedora do ranking que estimulou alunos do 9º ano das escolas municipais Educar, Maria Linhares e Bento Elói

WhatsApp Image 2024 03 05 at 16.17.35 Visor Notícias
Foto: Divulgação

A Escola Municipal de Ensino Básica Educar recebeu, nesta terça-feira (5), um computador para uso pedagógico doado pela Conasa Águas de Itapema e parceiros do projeto Óleo Solidário. A instituição foi a vencedora do ranking que estimulou alunos do 9º ano das escolas municipais Educar, Maria Linhares e Bento Elói a arrecadarem o maior número de litros de óleo de cozinha para reciclagem, com a renda aferida doada à Apae de Itapema.

O projeto foi realizado no segundo semestre do ano passado e mobilizou cerca de 500 estudantes. Ao total foram reciclados 905 litros de óleo, evitando o descarte incorreto no esgoto ou no meio ambiente. O projeto envolveu além da Conasa Águas de Itapema, a Faaci (Fundação Ambiental Área Costeira de Itapema), o Rotary Club Itapema Costa Verdes Mares, a Secretaria Municipal de Educação e a Apae de Itapema, e estimulou os estudantes a mobilizarem famílias e comunidades na correta separação do resíduo.

O descarte incorreto do óleo de cozinha na rede coletora causa problemas para o sistema de tratamento de esgoto, contaminação de solos, rios, lagos e oceanos. Estima-se que um litro de óleo pode contaminar até 25 mil litros de água.

A diretora da Educar, Tânia Grabovski, ressaltou que o ranking proporcionou uma forma prazerosa de aprendizado sobre a educação ambiental. “O engajamento dos alunos, professores, equipe pedagógica, famílias e comércio em geral foi muito bom, e poder ajudar uma instituição como a Apae foi igualmente gratificante. Os alunos tiveram um grande aprendizado. O recebimento do computador como premiação final nos ajudará a melhorar ainda mais o desempenho pedagógico na unidade escolar”, afirmou.

A retirada dos litros de óleo das escolas foi realizada pela equipe do Rotary Club Itapema Costa Verdes Mares e direcionada a uma indústria que utiliza o resíduo para fabricação de biodiesel, glicerina e produtos de limpeza. O projeto Óleo Solidário terá continuidade em 2024.

*Supervisionado por Everton Palaoro

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Lucas
Lucas Koerich
Lucas Pasetto Koerich é estudante de Jornalismo pela Universidade do Vale do Itajaí. Atua como assistente na redação do Visor Notícias.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Educação

Programa Pé-de-Meia libera 2ª parcela para nascidos em janeiro e fevereiro

A iniciativa tem como objetivo apoiar estudantes de 14 a 24 anos, de baixa renda

Educação

Santa Catarina deve ampliar ensino da língua italiana nas escolas

Atualmente, somente a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) oferece um curso de licenciatura em italiano

Educação

Univali lança aplicativo gratuito para introduzir crianças à ciência

Ferramenta educativa “Cientistas para Colorir” já está disponível para download

Educação

Professores da rede estadual entram em greve nesta terça-feira em SC

As mobilizações pelo Estado começaram na manhã desta terça-feira (23)

Educação

Projeto Roda-Roda leva peça de teatro às escolas municipais de Itapema

Espetáculo sobre ancestralidade é apresentado para alunos do ensino fundamental

Mais notícias

Cultura e Lazer

Abertura da temporada da tainha em Florianópolis celebra a cultura açoriana

Eventos ocorrem dias 30 de abril, 1º e 4 de maio e a safra vai de 1º a 31 de julho