keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Dia da Música traz à tona a importância dessa arte para a infância

X

A música, cujo dia mundial é comemorado no domingo, 1º de outubro, é um tipo de linguagem universal que está presente de forma marcante, no cotidiano ou em momentos especiais. Criada pela UNESCO em 1975, a data surgiu com o objetivo de promover a paz e a amizade entre os povos com o auxílio da música.

Para Bárbara Damásio, comunicadora social com especialização em Educação Musical, a música é parte importante do desenvolvimento do ser humano desde a primeira infância. Esta “ferramenta” ajuda no desenvolvimento cognitivo de bebês e crianças, além de trabalhar as questões relacionadas à sociabilidade e afetividade, até o desenvolvimento da percepção, o senso rítmico e a autonomia.

Como educadora musical e gerente de projetos de música e cidadania, ela trabalha na musicalização de crianças na escola e associação Proarte de Música, de Itajaí. Lá, a partir de 1 ano e 7 meses até os seis anos, em roda, as crianças manuseiam os instrumentos musicais, descobrem os sons, identificam as diferenças de timbres, dançam, cantam, trabalham a expressão corporal e vocal, através de diferentes propostas pedagógicas que tem como conteúdo, as propriedades do som e a formação de repertório.

Nesse processo de percepção musical com a possibilidade de fazer música, os instrumentos musicais são muito importantes. “Ainda que o corpo seja um instrumento em potencial no trabalho de percepção, nas aulas, uso o violão, o piano e instrumentos de percussão como apoio nesta construção”, aponta.

 

Benefícios

 

São vários os benefícios da musicalização infantil como o aumento da capacidade de memória, o desenvolvimento da capacidade motora, visual e da acuidade auditiva, além de aguçar a concentração e o raciocínio. A empresária Kariny Brum, da loja Eureka, especializada em brinquedos educativos e criativos, investe em uma seleção diferenciada para despertar o interesse do seu público. Desde o Ukulele – violão havaiano – passando pelo piano, bateria, gaitas, castanholas, tambores e apitos que imitam sons de animais, todos modelos com tamanho específicos para crianças, estão ao alcance dos pequenos por toda loja.

 

“A data é uma forma de despertar o interesse para a importância da musicalização infantil. Os instrumentos são uma excelente forma de atrair as crianças para esse universo lúdico da música e das artes e ajudam no desenvolvimento intelectual em todas as idades”, indica Kariny. A loja irá patrocinar o 10º Musiclin in Concert, evento que mostrará os talentos da escola de música Musiclin no dia 20 de outubro.

Criatividade e educação

 

Especializada em brinquedos de madeira, criativos, educativos e pedagócios, com uma pegada sustentável, a seleção da Eureka Brinquedos Criativos conta com a curadoria do casal de empresários Kariny e Marcelo Brum, que assumiram há alguns meses a loja que completa cinco anos em novembro. Localizada na rua 100, 52, no centro de Balneário Camboriú, traz brinquedos que agradam a faixa etária dos 0 aos 99 anos e remetem à infância de outra época.

São produtos pedagógicos com a função de divertir e estimular a imaginação e a cabecinha dos pequenos e, dos nem tão pequenos assim. “São brinquedos para a família toda brincar e interagir”, explica a dupla. A loja conta com uma gama variada e diversas linhas de artigos educativos, científicos e robóticos pensados para o desenvolvimento físico, cognitivo, da linguagem, afetivo e social. Para mais informações sobre a loja acesse o site: www.eurekabrinquedos.com ou pelo telefone (47) 3398-0106.

Cidades

Vídeo: Policiais ajudam cadeirante a subir rua íngreme

Os policiais estavam na rua quando perceberam a dificuldade de uma deficiente física em subir o local íngreme

Cidades

Governo estuda cinco rotas para implantação do transporte marítimo na Grande Florianópolis

Estudo ainda está na fase de modelagem, que será debatido com as prefeituras

Cidades

SC gera 25 mil empregos em setembro e obtém o melhor resultado do Sul do Brasil

Todos os setores da economia catarinense sentiram o aumento do número de postos de trabalho

Cidades

Mulher é resgatada após cair de prédio em Navegantes

A mulher estava caída na marquise do prédio quando os socorristas chegaram

Cidades

Adolescente morre após bater moto em carro estacionado

O adolescente pilotava uma motociclista quando bateu contra um carro que estava estacionado

Mais notícias