keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Dia D do Outubro Rosa realiza 600 exames preventivos

Todas as unidades do município ficaram abertas neste sábado

Foram cerca de 600 exames preventivos realizados, neste sábado (21), no Dia D de Prevenção da Campanha Outubro Rosa. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, em 2017, foram registrados 28 novos casos de câncer de mama e também 18 de colo de útero. Durante o dia, as unidades ofereceram exames preventivos, exame das mamas e solicitações de mamografia de rastreamento para mulheres com idade entre 50 e 69 anos ou de mamografia diagnóstica.

Desde às 8h, quando os portões do Centro de Referência da Criança e da Mulher (Crescem) abriram, as aposentadas Rosangela Maciel e também Maria Luiza estavam esperando para fazer os testes preventivos. “Eu faço todo ano. A ação é maravilhosa, tem que alertar. Depois dos 50 anos, nós temos que ter mais cuidado com saúde”, ressaltou Rosangela. Já a Dona Maria destacou a importância de realizar uma ação como esta: “pra gente, isso é maravilhoso. O preventivo é a primeira vez que eu faço, depois do convite das enfermeiras do Crescem”.

Perto deste local, quem chegava na Unidade de Saúde do bairro Nossa Senhora das Graças viu um arco de balões rosas e um caminho com cartazes que traziam informações sobre o câncer de mama. Ao final do trajeto até o andar em que as enfermeiras aguardavam, voluntárias da ONG Câncer com alegria também recepcionavam as pacientes.

“Está muito bonito o local. Datas como estas são muito importantes, temos que nos prevenir. Temos que nos cuidar muito mesmo”, ressaltou Delacir Zapelaro, que respondia olhando os materiais informativos que foram entregues.  

O local também contava com os atendimentos do médico da Saúde da Família e presidente do Conselho Municipal de Saúde (Comusa), Plínio Silveira. “É uma atividade adicional que a gente realiza neste sábado. Em relação à coleta do preventivo, a gente informa que pode causar desconforto mas reforça que é importante para saúde”.

Além de oferecer exames às mulheres, as participantes do Dia D receberam rosas e uma sessão de maquiagem com consultoras da marca Mary Kay. O objetivo é proporcionar um momento de valorização e cuidado para as pacientes.

Mobilização continua
Durante o restante do mês outubro, os profissionais de saúde continuarão orientando as mulheres sobre os cuidados com o câncer de mama e de colo do útero. Em todas as unidades de saúde foram intensificadas as coletas de exames preventivos (papanicolau) e a realização do exame de mama. Também estão sendo reforçadas as solicitações de mamografia de rastreamento ou diagnóstica, além do incentivo à prática de hábitos saudáveis, boa alimentação e autoconhecimento.

“O objetivo das ações do Outubro Rosa é conscientizar as mulheres sobre os cuidados com a prevenção do câncer, levar orientações à população e buscar aquelas pacientes que não têm feito exames preventivos regularmente”, lembra a enfermeira Fernanda Figueiredo da Cunha.

Cidades

Epagri inicia segunda etapa da pesquisa para comercialização de ostra desconchada

Santa Catarina é o maior produtor de ostras do Brasil, tendo produzido 2.759.611 toneladas em 2019

Cidades

Cinco ruas são pavimentadas no bairro Alto Perequê em Porto Belo

Prefeito de Porto Belo Emerson Stein destaca a importância das pavimentações, que são realizadas com qualidade e no tempo certo

Cidades

Vídeo: Cabeceira de ponte desaba e engole pelo menos três veículos em Brusque

Por volta das 20h desta quarta-feira, 21, a cabeceira da ponte Santos Dumont, no bairro Santa Terezinha, caiu. Três carros passavam pela ponte no momento da queda. De acordo com informações preliminares, ninguém ficou ferido. […]

Cidades

Ondas provocadas pela tempestade subtropical Potira fecham porto de Itajaí

O canal de acesso ao complexo portuário de Itajaí precisou ser fechado hoje devido à instabilidade do tempo, causada pela tempestade subtropical Potira. De acordo com a praticagem, responsável pelas manobras de entrada e saída […]

Cidades

Veja ao vivo: Live com sete horas de duração homenageia os 59 anos de Itapema

A cidade de Itapema completa hoje 59 anos de emancipação político-administrativa e para marcar a data uma live comemorativa está sendo realizada nesta tarde (21/04) e deve ter mais de sete horas de duração. O […]

Mais notícias

Segurança

Cães da Polícia Civil auxiliam nas fiscalizações contra tráfico de drogas em rodoviária de Joinville

Passageiros, as malas e os ônibus intermunicipais e interestaduais foram vistoriados pelos agentes com o auxílio dos cães Glock e Imbel

Economia

BC aprova obrigatoriedade de bancos ofertarem Pix por agendamento

Instituições também ganharam mais prazo para Pix Cobrança