keyboard_backspace

Página Inicial

Mercado Imobiliário

Descubra o leque de oportunidades que o consórcio imobiliário traz

O sonho da casa própria pode ser alcançado; veja algumas dicas:

WhatsApp Image 2024 04 12 at 12.07.54 Visor Notícias
Imagem Ilustrativa

Embora muitos associem o consórcio primordialmente à aquisição de casas ou apartamentos, há um leque de oportunidades bem mais amplo que muitos desconhecem. Com o avanço do sistema de consórcios, novos benefícios emergem para os participantes, expandindo significativamente as utilidades deste produto financeiro.

Consórcio imobiliário

No que se refere ao consórcio imobiliário, por exemplo, as alternativas vão além da compra de um imóvel. Por meio de um consórcio, é possível construir a casa dos sonhos, realizar reformas para aumentar o conforto do lar atual ou até usar o crédito para liquidar um financiamento habitacional existente, diminuindo os encargos com juros.

O sonho de morar no Litoral Norte

Esta região vem se destacando no mercado imobiliário devido ao seu crescimento e valorização contínua. Cidades como Itajaí, Balneário Camboriú e Itapema têm chamado a atenção de investidores, graças à sua infraestrutura completa, às belas paisagens naturais e ao seu potencial de desenvolvimento. Esses locais são cada vez mais procurados por quem deseja adquirir imóveis para moradia. E embora para muitos esse desejo pareça distante, já considerou que um consórcio pode ser a solução para torná-lo realidade?

Um consórcio imobiliário é uma forma de investimento coletivo que permite aos participantes adquirirem um imóvel, seja ele residencial ou comercial, sem a necessidade de entrada ou pagamento de juros altos típicos de um financiamento tradicional. Aqui está como ele funciona:

  1. Formação do Grupo: Um grupo de pessoas interessadas em adquirir um imóvel se une em um consórcio, organizado por uma administradora de consórcios, que é uma empresa especializada e autorizada a operar pelo Banco Central.
  2. Pagamento das Parcelas: Cada membro do grupo contribui com uma parcela mensal, que é definida conforme o valor do imóvel desejado e o tempo de duração do consórcio. Essas parcelas formam um fundo comum.
  3. Sorteios e Lances: Periodicamente, geralmente uma vez por mês, a administradora realiza um sorteio para definir qual consorciado receberá a carta de crédito para adquirir o imóvel. Além do sorteio, os consorciados podem ofertar lances, que são antecipações de parcelas para tentar obter a carta de crédito mais rapidamente.
  4. Utilização da Carta de Crédito: O consorciado sorteado ou que venceu o lance recebe uma carta de crédito no valor estabelecido no contrato. Com essa carta, pode comprar qualquer imóvel dentro das regras estipuladas pelo grupo, seja para construir, reformar, comprar um imóvel novo ou usado.
  5. Finalização: Após ser contemplado e utilizar a carta de crédito, o consorciado continua pagando as parcelas restantes até o fim do plano. Se não for contemplado até o final do consórcio, recebe sua carta de crédito na conclusão do grupo.

O consórcio imobiliário é vantajoso por não cobrar juros, apenas uma taxa de administração, que é diluída ao longo do período do consórcio, tornando-se uma alternativa econômica para planejamento a longo prazo.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Barbara
Barbara Machado
Barbara Machado, nascida em Florianópolis, jornalista no Visor Notícias com foco na redação. Mostrou paixão pela escrita desde os 9 anos, tendo sua poesia publicada em um livro da cidade. Encontrou sua vocação no jornalismo, adquirindo experiência em cobertura de eventos, participando de coletivas e muito mais, marcando sua trajetória com determinação, coragem e resiliência. Valoriza a precisão e a veracidade dos fatos, o que reflete sua curiosidade e responsabilidade no jornalismo.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Mercado Imobiliário

Empresa apresenta grua de 32 metros e elevador que sobe 30% mais rápido na obra

Uma das novidades é o elevador de cremalheira, que tem um sistema inteligente de velocidade. Ele sobe até 30% mais rápido até o topo da obra

Mercado Imobiliário

Casas de ‘isopor’ são alternativas de obras rápidas com custo baixo em SC

Esse modelo construtivo, além de ser econômico, oferece conforto acústico e térmico

Mercado Imobiliário

Obras de infraestrutura e novos empreendimentos impulsionam mercado imobiliário de Porto Belo

Entre 2021 e 2023, o valor médio do metro quadrado da cidade valorizou mais de 70%

Mercado Imobiliário

Empreendimento em Porto Belo alcança VGV de R$ 350 milhões em 90 dias

Nos três primeiros meses de lançamento, o Lagom Perequê vendeu 81% das unidades disponíveis. Sucesso levou a antecipação da abertura de vendas de uma torre

Mais notícias

Segurança

Helicóptero cai com Presidente do Irã e comitiva

Cerca de 40 equipes de resgate, apoiadas por drones e montanhistas experientes, estão intensificando as buscas no local