keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Defesa Civil reúne prefeitos de municípios atingidos por enxurrada

X

A Secretaria de Estado da Defesa Civil realizou nesta segunda-feira, 29, uma reunião com prefeitos dos municípios atingidos pelas chuvas dos últimos dias. No encontro em Florianópolis, participaram os prefeitos de Sangão, Gaspar, Blumenau, Penha, Porto Belo, Presidente Getúlio, São Francisco do Sul, Vargem, Itapema e Bom Retiro. Já no Centro Regional de Xanxerê, os prefeitos de Coronel Martins, Galvão e Marema participaram via vídeoconferência. Em Brasília, o secretário Nacional de Defesa Civil, Renato Newton Ramlow, também interagiu via vídeoconferência.

O secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, explica que o objetivo da audiência é acelerar o atendimento dos municípios entre Governo do Estado e Governo Federal. “Nossa intenção é ser ágil na resposta ao cidadão. Este encontro dá celeridade aos municípios quanto aos planos de trabalho em construção. Isso faz com que o serviço seja mais rápido”, comenta.

Durante esta segunda, os municípios terão a oportunidade de serem assessorados por técnicos da Defesa Civil Estadual e do Governo Federal para elaborar os planos de trabalho de reabilitação e reconstrução. Isso faz parte das etapas para conseguir recursos para os municípios, como explica o secretário. “Temos fases que devem ser cumpridas, que é a homologação do decreto pelo Estado e reconhecimento pelo Governo Federal; elaboração dos planos de reabilitação e reconstrução e depois a captação de recursos para poder minimizar os estragos causados pelas chuvas”, diz Moratelli.

Os prefeitos dos municípios que participaram da reunião em Florianópolis, no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd), e no Cigerd Regional em Xanxerê, estão com os documentos em trâmite para homologação e reconhecimento. Estiveram presentes ainda lideranças políticas de Santa Catarina.  

Geral

Homem invade loja com facão, agride PM e é morto no Oeste de SC

Ele usou um facão para arrombar a porta e reagiu ao ser contido pelos policiais

Geral

Mulher leva homem ao mercado usando coleira

Casal é sadomasoquista e viralizou nas redes sociais

Geral

Morre baleia que foi transportada pela BR-101 até Florianópolis

Cachalote-pigmeu era uma fêmea, com 3 metros de comprimento e 370 quilos.

Cidades, Geral

Outubro Rosa: Anjos do Peito incentiva aleitamento materno para prevenção ao câncer de mama

De acordo com o Ministério da Saúde, risco de desenvolver a doença diminui de 4,3% a 6% a cada 12 meses de amamentação

Geral

Bombeiros impedem que carga de R$ 40 mil pegue fogo durante incêndio em veículo

Incêndio foi registrado em Bombinhas nesta quarta-feira (21)

Mais notícias