keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Defesa Civil alerta para chuva forte no litoral a partir de domingo

X

A Defesa Civil emitiu novo alerta para chuva forte nas regiões do Litoral Norte, Planalto Norte e Vale do Itajaí. O volume de chuva poderá chegar a 100 mm. O aviso vale a partir da tarde de domingo e manhã de segunda-feira. 

Segundo o Climerh, a previsão é de chuva em todas as regiões com acumulando totais médios de 50mm e acima deste valor em pontos isolados, no dia 22/01 (domingo). As áreas de atenção estão  no norte do Estado, onde a chuva se estende entre a madrugada e manhã do dia 23/01 (segunda), acumulando totais que podem chegar a 100mm na soma desses dois dias. Nos dias seguintes, o volume de chuva diminui em todo o Estado. Essas condições são causadas por uma convergência de umidade e corrente de jato superior no sul do Brasil.

RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL SC

Alagamentos: Evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Enxurradas: Não fique próximo às margens de rios e ribeirões, principalmente em regiões de relevo acentuado, montanhoso e pequenos vales, pois muitas vezes há temporais intensos sobre os topos e cabeceiras, gerando repentinamente grande quantidade de água num curto espaço de tempo. Este tipo de evento adverso apresenta grande poder destrutivo, podendo arrastar veículos, pessoas, animais e mobílias por vários quilômetros. A força das águas pode ainda provocar o rolamento de blocos de pedras, arrancar árvores, destruir edificações e causar deslizamentos de terra nas margens.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

Geral

Mulher leva homem ao mercado usando coleira

Casal é sadomasoquista e viralizou nas redes sociais

Geral

Morre baleia que foi transportada pela BR-101 até Florianópolis

Cachalote-pigmeu era uma fêmea, com 3 metros de comprimento e 370 quilos.

Cidades, Geral

Outubro Rosa: Anjos do Peito incentiva aleitamento materno para prevenção ao câncer de mama

De acordo com o Ministério da Saúde, risco de desenvolver a doença diminui de 4,3% a 6% a cada 12 meses de amamentação

Geral

Bombeiros impedem que carga de R$ 40 mil pegue fogo durante incêndio em veículo

Incêndio foi registrado em Bombinhas nesta quarta-feira (21)

Geral

Emocionante! Família reencontra cachorro furtado depois de um ano em SC; veja o vídeo

O cachorro foi encontrado por uma moradora de Morro da Fumaça na rua

Mais notícias