keyboard_backspace

Página Inicial

Utilidade Pública

Debate sobre igualdade racial é levado para colaboradores da Águas Bombinhas

A discussão sobre a diversidade étnico -racial nas empresas é trazida de forma institucional para a equipe da concessionária Águas de Bombinhas. Colaboradores se organizam em grupos para propor ações efetivas e de conscientização acerca […]

X

A discussão sobre a diversidade étnico -racial nas empresas é trazida de forma institucional para a equipe da concessionária Águas de Bombinhas. Colaboradores se organizam em grupos para propor ações efetivas e de conscientização acerca do tema. O debate integra o programa de diversidade e igualdade racial “O Respeito dá o Tom”, lançado pelo grupo Aegea há 3 anos.

O objetivo principal é promover a equidade nas oportunidades de acesso à empresa e de crescimento profissional dos colaboradores que se autodeclaram pretos, pardos e indígenas. Da mesma forma, pretende que o ambiente de trabalho esteja livre de racismo, discriminações e atitudes que comprometem o respeito.

O Respeito dá o Tom promove um processo contínuo de aprendizado e conscientização sobre a temática étnico racial entre funcionários da empresa, dos mais antigos aos mais novos, independentemente da posição que ocupam. Nesses quase 3 anos de programa, foram mais de 150 ações mensais no grupo Aegea, tendo a atuação de 13 comitês locais, e um comitê corporativo com os líderes das áreas para acompanhar o planejamento estratégico. Hoje já podemos afirmar que 80% do total do grupo participou de alguma ação do programa Respeito dá o Tom.

Segundo pesquisa do Instituto Ethos, 150 anos é o tempo que as companhias brasileiras em todas as áreas vão demorar para igualar o número de pessoas negras em seus quadros, tendo em vista a proporção dessa população no Brasil. De acordo com Grazielle Machado, responsável pelo departamento de Recursos Humanos (RH) da Aegea Santa Catarina, a retomada das ações locais desenvolvida na concessionária foi uma rodada de conversa online entre os colaboradores para reafirmar os objetivos do programa. A reunião despertou o interesse de colaboradores, que se colocaram à disposição para participar do comitê local do Respeito dá o Tom.

O grupo de trabalho conta com a participação de representantes da Águas de Bombinhas e também da Águas de São Francisco do Sul, Águas de Penha e Águas de Camboriú, todas do grupo Aegea. O comitê determina as ações que são feitas nas empresas. Entre as propostas estão a manutenção das rodas de conversa para debater o assunto entre os colaboradores, parceria com instituições de ensino e incentivo ao recebimento de currículos de pessoas negras.

Fonte: Visor Notícias

Utilidade Pública

Águas de Penha trabalha alinhada com os Objetivos do Milênio

Para Reginalva Mureb, presidente da Águas de Penha, é fundamental que os municípios se atentem para as causas ambientais

Utilidade Pública

Águas de Camboriú convida todos a adotarem melhores práticas para o consumo de água

Águas de Camboriú convida a todos a adotarem melhores práticas para o uso desse recurso que é tão importante para nossa saúde

Utilidade Pública

Você sabe o que são efluentes domésticos?

A qualidade de vida e as condições higiênicas melhoram nas áreas onde o sistema opera com o descarte correto do esgoto

Utilidade Pública

Programa Afluentes estreita laços entre Águas de Camboriú e comunidade

Principal foco são as relações com líderes comunitários e presidentes de associações de moradores

Utilidade Pública

Poços artesianos de Penha serão 100% automatizados

Poços tubulares de grande profundidade – também conhecidos com artesianos – da concessionária compõem o sistema de abastecimento da cidade.

Mais notícias

Coronavírus

Matriz de Avaliação de Risco Covid-19 aponta 13 regiões no nível moderado

Houve melhora nos indicadores das regiões Alto Vale do Itajaí, Nordeste e Oeste

Segurança

Mãe que abandonou bebê em geladeira é presa pela Polícia Militar

Suposta mãe da criança entregou um embrulho para vizinha, há um ano atrás, dizendo que era um pedaço de carne

Atendente Virtual Visor

Estou disponível, posso ajudar?

openPopup