keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Construtora adota sistema Parede de Concreto e prevê diminuir 50% do entulho na obra

Utilizado desde a década de 1970 no Brasil, o sistema parede de concreto é uma tecnologia que a cada ano ganha mais força na construção civil. O sistema começou a ter destaque no setor imobiliário […]

X

Utilizado desde a década de 1970 no Brasil, o sistema parede de concreto é uma tecnologia que a cada ano ganha mais força na construção civil. O sistema começou a ter destaque no setor imobiliário a partir dos anos 2000, principalmente pela agilidade, custo e sustentabilidade que oferece nos canteiros de obras, sendo adotado por grandes construtoras, principalmente pela intensa demanda gerada pelo programa Minha Casa Minha Vida, para diminuir o déficit habitacional do país. 

De olho nas tendências do mercado e na industrialização da construção, desde 2018 a Rottas Construtora vem estudando o sistema parede de concreto para aplicar em seus empreendimentos, para continuar altamente competitiva no setor imobiliário.

Os primeiros projetos que contam com esta tecnologia são os residenciais Porto Real, em Guarapuava (PR), e o Porto Tingui, em Almirante Tamandaré (PR). Ambos os empreendimentos, no estilo condomínio clube, ainda estão em fase de construção. “Além desses, estamos aprovando novos projetos, em Londrina e Ponta Grossa, e já pensamos ter parede de concreto em outros empreendimentos da Rottas.

Há muitas vantagens com este sistema construtivo, como o aumento da velocidade das obras, diminuição do desperdício, redução de etapas e custos, sem contar a sustentabilidade, com a diminuição de entulhos, preservando o ambiente e os recursos naturais”, afirma Rodrigo Cardoso, gestor de engenharia da Rottas.

O que mais chamou a atenção do sistema, segundo Cardoso, foi a questão da sustentabilidade. Os projetos preveem a diminuição em até 50% do entulho que será gerado no canteiro de obras dos empreendimentos construídos com o sistema parede de concreto. 

“Conseguimos ter uma obra muito limpa por causa da redução dos entulhos. Esperamos 50% a menos de caçamba, pois haverá menos blocos quebrados, rebocos e não vamos utilizar madeiras. Reduzirá bastante o desperdício”.

Como funciona o sistema parede de concreto

A parede de concreto é um sistema construtivo em que a estrutura e a vedação são formadas por uma parede de concreto, com a aplicação do concreto auto adensável (CAA) – que garante alta qualidade de acabamento e baixo nível de retrabalho – e pode ser moldado in loco ou em estruturas metálicas (moldes), sendo que nelas são possíveis incorporar instalações de rede hidráulica, elétrica, esquadrias e armaduras.

“Com este sistema podemos reduzir em até 60% do tempo da obra. Também temos precisão na quantidade de material utilizado, sem desperdícios, como aço e concreto, já que é um sistema padronizado e não artesanal”, complementa o gestor.

O sistema é mais vantajoso quando utilizado em grande escala em projetos padronizados, com plantas iguais e unidades repetidas, para que os moldes sejam reaproveitados na confecção das paredes. Além disso, a parede de concreto pula etapas da obra, como o revestimento com argamassa e gesso. Desta forma, as paredes não precisam ser rebocadas e nem lixadas antes da pintura.

O sistema pode ser utilizado em casas, sobrados e edificações de até 30 pavimentos. “A parede de concreto é totalmente diferente, sendo que você faz a concretagem da parede em um dia, dependendo do número de formas que você tem. Outros sistemas (alvenaria estrutural ou sistema tradicional), podem levar até sete dias para ter o mesmo resultado”, completa Cardoso, gestor de engenharia da Rottas.

Fonte: Visor Notícias

Cidades

Porto Belo decide proibir festa em escuna, no Caixa D’aço, que era anunciada nas redes sociais

A prefeitura de Porto Belo anunciou que proibiu a Seaparty 2ª Edição, que estava prevista para o próximo dia 23, em uma escuna na praia do Caixa D’aço. Os ingressos estavam sendo vendidos a R$ […]

Cidades

Polícia Civil desvenda homicídio em São José

Após investigações, a Polícia Civil desvendou o crime de homicídio praticado na direção de veículo automotor ocorrido na noite do dia 13/12/2020, em São José, na Grande Florianópolis. A ação é da Divisão de Investigação […]

Cidades

Apresentador Ratinho passa final de semana em Itapema, visita a prefeitura e compra sapatos em São João Batista

O empresário e apresentador de televisão Carlos Massa, o Ratinho, passa o final de semana em sua casa em Itapema. Ele é mais uma das celebridades que escolheu Itapema e o litoral de Norte de […]

Cidades

Caminhão tomba na BR-101 e deixa criança em estado grave

Menino foi encaminhado ao Pronto Atendimento de Garuva

Cidades

Vídeo: Jacaré ataca cachorro e acaba morto por moradores no litoral catarinense

Um Jacaré foi morto por moradores da Localidade de Barra do Saí, em Itapoá, depois que ele atacou o cachorro de uma moradora. Com mais de dois metros de comprimento o animal largou o cão, […]

Mais notícias