keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Comitê Gestor apresenta diagnóstico ambiental para o Programa Bandeira Azul na Praia de Taquaras

O diagnóstico, apresentado na terça-feira (24),  aponta o que deve ser feito para que a praia possa hastear a Bandeira Azul até final de 2018

O Comitê Gestor do Programa Bandeira Azul concluiu o levantamento da infraestrutura e qualidade ambiental da Praia da Taquaras. O diagnóstico, apresentado na terça-feira (24),  aponta o que deve ser feito para que a praia possa hastear a Bandeira Azul até final de 2018. As praias de Taquaras, Estaleiro e Estaleirinho estão inscritas na fase piloto do Bandeira Azul, que é um programa internacional de certificação ambiental para praias e marinas.

O diagnóstico começou por Taquaras e, em breve, será realizado no Estaleiro. Formado por representantes dos poderes executivo e legislativo, setores privados, entidades de classe, sociedade civil organizada, Ongs e comunidade em geral, o comitê gestor identificou a infraestrutura existente e o que precisa ser implantado para o cumprimento dos critérios do programa.

Na categoria segurança, a equipe constatou, entre outras questões, a necessidade de instalação de mais um posto salva-vidas em Taquaras. Atualmente, o local tem um posto só. Com relação a acessos à praia, o ideal é que houvesse uma passarela a cada 100 metros. Na parte da limpeza, a equipe apontou que os recipientes de lixo, atualmente configurados como armações de ferro com sacolas plásticas, sejam substituídos por contentores de plásticos. Também foi indicada a necessidade de separação do lixo reciclável. Na categoria informação e educação ambiental, Taquaras conta hoje com três ações. O comitê identificou que mais duas atividades de educação ambiental teriam de ser desenvolvidas.

O levantamento indicou ainda a importância de se recuperar a restinga do sul da praia, próxima a bares e restaurantes. “O resultado do início do trabalho de campo mostra que estamos avançando. Nosso próximo passo será o mesmo levantamento no Estaleiro e, depois, Estaleirinho”, disse o secretário do Meio Ambiente, Ike Gevaerd.

Com o apoio do Ministério Público Estadual, o município vai instalar na praia placas informativas sobre o Bandeira Azul e o código de conduta aos usuários. O código foi apresentado na reunião do comitê e proíbe a presença de animais domésticos, o estacionamento ou circulação de veículos na areia, a publicidade, e estabelece outras regras.

Programa Bandeira Azul

O Programa Bandeira Azul é uma iniciativa da Foundation for Environmental Education (FEE) – Fundação para Educação Ambiental e conta com apoio de instituições internacionais. No Brasil, é operado pelo Instituto Ambientes em Rede, com sede em Florianópolis.

O programa está pautado em quatro grandes áreas que definirão as praias como ecologicamente corretas: Educação Ambiental e Informação, Saneamento/Qualidade das Águas, Segurança e Serviço e Gestão Ambiental.
 

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Governo repassa R$ 7,7 bilhões do pré-sal para estados e municípios

Valor será pago de hoje até a próxima terça-feira

Cidades

Vigilantes de trânsito e PM realizam operação contra transporte clandestino em Navegantes

O secretário da pasta, Joziel José Pereira, explica que constantemente, chegam denúncias no setor, relatando esse tipo de situação e que por isso, a Navetran e Polícia Militar trabalham para combater o problema

Cidades

Navegantes lança revista anual de transparência dos atos públicos

O periódico será lançado uma vez ao ano, sempre com dados do ano anterior

Cidades

Itajaí se mobiliza para enfrentar semana de frio intenso

Ativação de abrigo de inverno nesta terça-feira (17) e intensificação de abordagens sociais são algumas das ações planejadas para acolher população vulnerável

Cidades

Balneário Piçarras ativa abrigo de inverno para moradores em situação de rua

Secretaria de Assistência Social realizará trabalho de campo para localizar os moradores de rua

Mais notícias

Tempo

Após semana de frio extremo; veja como fica o tempo em Santa Catarina nos próximos dias

O frio continua nos próximos dias, mas não tão intensos quanto na última semana

Animal

Fotos: Milhares de tainhas são capturadas em praias catarinenses

Os lanços mais expressivos ocorreram em Bombinhas