keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Comitê Gestor apresenta diagnóstico ambiental para o Programa Bandeira Azul na Praia de Taquaras

O diagnóstico, apresentado na terça-feira (24),  aponta o que deve ser feito para que a praia possa hastear a Bandeira Azul até final de 2018

X

O Comitê Gestor do Programa Bandeira Azul concluiu o levantamento da infraestrutura e qualidade ambiental da Praia da Taquaras. O diagnóstico, apresentado na terça-feira (24),  aponta o que deve ser feito para que a praia possa hastear a Bandeira Azul até final de 2018. As praias de Taquaras, Estaleiro e Estaleirinho estão inscritas na fase piloto do Bandeira Azul, que é um programa internacional de certificação ambiental para praias e marinas.

O diagnóstico começou por Taquaras e, em breve, será realizado no Estaleiro. Formado por representantes dos poderes executivo e legislativo, setores privados, entidades de classe, sociedade civil organizada, Ongs e comunidade em geral, o comitê gestor identificou a infraestrutura existente e o que precisa ser implantado para o cumprimento dos critérios do programa.

Na categoria segurança, a equipe constatou, entre outras questões, a necessidade de instalação de mais um posto salva-vidas em Taquaras. Atualmente, o local tem um posto só. Com relação a acessos à praia, o ideal é que houvesse uma passarela a cada 100 metros. Na parte da limpeza, a equipe apontou que os recipientes de lixo, atualmente configurados como armações de ferro com sacolas plásticas, sejam substituídos por contentores de plásticos. Também foi indicada a necessidade de separação do lixo reciclável. Na categoria informação e educação ambiental, Taquaras conta hoje com três ações. O comitê identificou que mais duas atividades de educação ambiental teriam de ser desenvolvidas.

O levantamento indicou ainda a importância de se recuperar a restinga do sul da praia, próxima a bares e restaurantes. “O resultado do início do trabalho de campo mostra que estamos avançando. Nosso próximo passo será o mesmo levantamento no Estaleiro e, depois, Estaleirinho”, disse o secretário do Meio Ambiente, Ike Gevaerd.

Com o apoio do Ministério Público Estadual, o município vai instalar na praia placas informativas sobre o Bandeira Azul e o código de conduta aos usuários. O código foi apresentado na reunião do comitê e proíbe a presença de animais domésticos, o estacionamento ou circulação de veículos na areia, a publicidade, e estabelece outras regras.

Programa Bandeira Azul

O Programa Bandeira Azul é uma iniciativa da Foundation for Environmental Education (FEE) – Fundação para Educação Ambiental e conta com apoio de instituições internacionais. No Brasil, é operado pelo Instituto Ambientes em Rede, com sede em Florianópolis.

O programa está pautado em quatro grandes áreas que definirão as praias como ecologicamente corretas: Educação Ambiental e Informação, Saneamento/Qualidade das Águas, Segurança e Serviço e Gestão Ambiental.
 

Cidades

Vereadores de Itapema visitam a Guarda Municipal de Balneário Camboriú

Segundo o vereador Léo Cordeiro, a troca de informações foi positiva e esclareceu dúvidas deles com relação a criação de uma Guarda Armada em Itapema

Cidades

Presidente da Câmara de Itapema visita Abrigo Municipal de animais

Alexandre Xepa recebeu o vereador de Jaraguá do Sul, Anderson Kassner, para uma visita técnica ao local que hoje abriga quase 50 animais prontos para adoção

Cidades

Defesa Civil reforça alerta de chuva forte e persistente com risco de alagamentos e deslizamentos em SC

Alerta vale desta terça-feira (19) até quinta-feira (21) para o Litoral e Vale do Itajaí

Cidades

Águas de Bombinhas comemora investimentos e o melhor abastecimento no fim de ano

A empresa investiu em melhorias, reforços de rede, simulações e limpezas ao longo do ano

Cidades

FAACI vai realizar oficinas do Plano de Manejo do Refúgio da Vida Silvestre

Inscrições devem ser feitas por telefone com Matheus Morganti Baldim (048) 99123-3132

Mais notícias