keyboard_backspace

Página Inicial

Economia

Comércio catarinense vê sinais de otimismo no horizonte

As vendas no varejo de Santa Catarina para o dia das crianças registraram aumento de 2,90% em relação ao ano anterior

X
Ricardo Wolffenbüttel / Secom

Por Ivan Tauffer, presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC)

O crescimento nas vendas registrado no dia das crianças, o impulso do e-commerce para a Black Friday agora em novembro e, enfim, o Natal são notícias que permitem olhar com otimismo para os últimos meses de 2020. Sem nunca descuidar das importantes medidas sanitárias para conter a pandemia do Coronavírus, o comércio catarinense vive sinais de uma retomada. Desde o início do ano a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC) lançou campanhas como ‘Comércio Consciente’, disseminando a importância das práticas que podem preservar a saúde dos envolvidos, e ‘A gente se reinventa’, para estimular o comércio local e fomentar a economia de cada município. E os resultados aparecem.

As vendas no varejo de Santa Catarina para o dia das crianças registraram aumento de 2,90% em relação ao ano anterior, desempenho beneficiado por fatores como liberação do auxílio emergencial, a redução da taxa de desemprego e a taxa de juros baixa. Em novembro, o setor é impulsionado pela Black Friday, tradição internacional que foi incorporada pelo varejo brasileiro e que neste ano será no dia 27, quando as lojas de diferentes segmentos preparam promoções e descontos especiais para limpar os estoques para o Natal.

Em Santa Catarina, a data terá o apoio da plataforma QCompras, uma vitrine virtual lançada pela FCDL/SC para divulgar ofertas e promoções do varejo de cada município. Com um cadastro gratuito, a loja pode divulgar seus produtos, serviços e promoções e receber pedidos dos clientes. Para o consumidor, o acesso é via o site da CDL local. A ferramenta é uma alternativa diante do cenário de pandemia da Covid-19, em que o ambiente de compras virtuais ganhou mais adeptos. Entre janeiro e maio, o e-commerce no país cresceu 60%. Hoje, representa 5,8% do varejo brasileiro e a expectativa é que chegue a 8% até o fim do ano.

Nossas iniciativas ao longo desses últimos meses foram frutos de muitos debates, análises técnicas e discussões coletivas, permitindo que a retomada à vida normal seja viabilizada com o menor desgaste possível. Depois da reação demonstrada, a meta é chegar ao Natal com ainda mais otimismo e esperança.

Fonte: Visor Notícias

Economia

Confiança do empresário cresce em julho, mas consumo ainda é tímido em SC

A Confiança do Empresário do Comércio atingiu 124,8 pontos, o índice mais alto desde o início da pandemia.

Economia

Santa Catarina terá ampliação de suprimento de Gás Natural

Após conclusão da Chamada Pública da SCGÁS, suprimento adicional destinado à Região Sul do Estado será fornecido pelo modal GNL a partir de março de 2022

Economia

Governo de SC aumenta parâmetro do ICMS para gasolina em 7%

Os valores são um preço médio considerado pela Fazenda para estabelecer a cobrança do ICMS

Economia

Santa Catarina gera 126 mil empregos com carteira assinada no primeiro semestre

Os dados são do Ministério da Economia e constam no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado na manhã desta quinta-feira, 29

Economia

SCGÁS assina contrato inédito para fornecimento extra de gás natural

O contrato prevê a entrega de 273,7 milhões de m³ de gás natural em cinco anos, cerca de 150 mil m³/dia

Mais notícias

Geral

Município e Porto de Itajaí deverão ser ressarcidos em mais de R$ 3 milhões, decide Ministério Público

Valor inclui multas aplicadas em ação por ato de improbidade administrativa em virtude de fraude em dispensas de licitação.

Geral

Famílias atingidas pelas chuvas em Itajaí recebem auxílio de R$900 com dinheiro devolvido pela Câmara Municipal

Cartão alimentação foi adquirido com recursos da devolução do duodécimo da Câmara de Itajaí