keyboard_backspace

Página Inicial

Economia

Comércio catarinense vê sinais de otimismo no horizonte

As vendas no varejo de Santa Catarina para o dia das crianças registraram aumento de 2,90% em relação ao ano anterior

comercio varejo 20200709 1692528868 Visor Notícias
Ricardo Wolffenbüttel / Secom

Por Ivan Tauffer, presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC)

O crescimento nas vendas registrado no dia das crianças, o impulso do e-commerce para a Black Friday agora em novembro e, enfim, o Natal são notícias que permitem olhar com otimismo para os últimos meses de 2020. Sem nunca descuidar das importantes medidas sanitárias para conter a pandemia do Coronavírus, o comércio catarinense vive sinais de uma retomada. Desde o início do ano a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC) lançou campanhas como ‘Comércio Consciente’, disseminando a importância das práticas que podem preservar a saúde dos envolvidos, e ‘A gente se reinventa’, para estimular o comércio local e fomentar a economia de cada município. E os resultados aparecem.

As vendas no varejo de Santa Catarina para o dia das crianças registraram aumento de 2,90% em relação ao ano anterior, desempenho beneficiado por fatores como liberação do auxílio emergencial, a redução da taxa de desemprego e a taxa de juros baixa. Em novembro, o setor é impulsionado pela Black Friday, tradição internacional que foi incorporada pelo varejo brasileiro e que neste ano será no dia 27, quando as lojas de diferentes segmentos preparam promoções e descontos especiais para limpar os estoques para o Natal.

Em Santa Catarina, a data terá o apoio da plataforma QCompras, uma vitrine virtual lançada pela FCDL/SC para divulgar ofertas e promoções do varejo de cada município. Com um cadastro gratuito, a loja pode divulgar seus produtos, serviços e promoções e receber pedidos dos clientes. Para o consumidor, o acesso é via o site da CDL local. A ferramenta é uma alternativa diante do cenário de pandemia da Covid-19, em que o ambiente de compras virtuais ganhou mais adeptos. Entre janeiro e maio, o e-commerce no país cresceu 60%. Hoje, representa 5,8% do varejo brasileiro e a expectativa é que chegue a 8% até o fim do ano.

Nossas iniciativas ao longo desses últimos meses foram frutos de muitos debates, análises técnicas e discussões coletivas, permitindo que a retomada à vida normal seja viabilizada com o menor desgaste possível. Depois da reação demonstrada, a meta é chegar ao Natal com ainda mais otimismo e esperança.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Silvio
Silvio Matheus
Silvio Matheus é jornalista. Estudou jornalismo na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e trabalhou como Assessor de Imprensa da Prefeitura de Itapema, Assessor da Câmara de Vereadores de Itapema e editor do jornal diário O Atlântico. Desde 2019 trabalha como jornalista, editor e filmmaker no site de notícias Visor Notícias.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Economia

Porto de São Francisco aumenta lucro em cinco vezes em um ano

Movimentação em 2023 chegou a 16,8 milhões de toneladas

Economia

Abertura do mercado livre para o Grupo B pode gerar economia de R$ 35 bi

Pesquisa revela que famílias e pequenas empresas podem se beneficiar da abertura do mercado para rede de baixa tensão

Economia

Banco Central destaca a importância da digitalização da moeda na redução do crime financeiro

A digitalização da moeda refere-se ao processo de converter o dinheiro físico, como cédulas e moedas, em uma forma eletrônica ou digital

Economia

Antecipação do 13º do INSS deve movimentar R$ 1,6 bilhão em SC

Primeira parcela deve ser paga a partir desta quarta-feira (24)

Mais notícias

Geral

Incêndio em pousada deixa nove mortos; ainda há hospedes desaparecidos

Dos mortos, dois foram encontrados no 1° andar, cinco no 2°, e dois no 3°; a tragédia ocorreu em Porto Alegre

Tempo

Temperaturas oscilam e chuvas marcam o fim de semana em Santa Catarina

Mudança climática está prevista para domingo com queda de temperatura e chuvas intensas