keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Chuvas em SC deixam 82 desalojados e 11 desabrigados

Grande Florianópolis foi uma das regiões mais afetadas por conta das chuvas non fim de semana

SAO JOAO Visor Notícias
Foto: Defesa Civil São João Batista/Divulgação

Na manhã desta segunda-feira (15), a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SDC) apresentou um panorama detalhado dos estragos causados pelas fortes chuvas que atingiram o estado nos últimos dias. Durante uma coletiva de imprensa realizada em Florianópolis, o coronel BM Fabiano de Souza, secretário da pasta, reportou que 82 pessoas foram desalojadas e 11 desabrigadas em consequência dos temporais.

A Grande Florianópolis foi uma das regiões mais afetadas, com destaque para a cidade de Palhoça, onde uma queda de barreira no Morro dos Cavalos provocou a interdição da BR-101. A rodovia chegou a ser parcialmente liberada no final do domingo (14), mas teve que ser fechada novamente devido ao afundamento da pista, sem previsão de liberação.

Além disso, São João Batista registrou sete pontos de alagamento, incluindo as rodovias SC-108 e SC-410, que acumularam água sobre a pista. A cidade também viu danos a três pontes e o abastecimento de água foi comprometido, afetando 36 famílias. Um abrigo foi aberto, mas ainda não está sendo utilizado.

No Vale do Itajaí, a cidade de Ilhota enfrentou dois deslizamentos na região do Baú, enquanto Camboriú lidou com um movimento de massa que chegou a obstruir uma via pública, já liberada. No Norte do Estado, Joinville e Araquari enfrentaram alagamentos e erosões de margem, respectivamente. No Sul, Imbituba, Laguna e Tubarão sofreram com a queda de árvores e obstruções em vias.

Em Criciúma, foi registrado um deslizamento e em Nova Veneza, uma ponte de madeira foi danificada, deixando uma família isolada temporariamente. Praia Grande conseguiu restabelecer o acesso pela Estrada Geral após interrupções.

Os acumulados de chuva em algumas áreas ultrapassaram os 400 milímetros, com Santo Amaro da Imperatriz, Antônio Carlos e Águas Mornas sendo as mais afetadas. Essas condições extremas desencadearam uma resposta imediata da Defesa Civil, que continua a monitorar e avaliar os danos para direcionar as ações de recuperação e assistência às áreas mais prejudicadas.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

Homem morre em trilha e corpo é resgatado por helicóptero em SC

Homem de 56 anos passou mal enquanto caminhava em morro íngreme

Geral

Evento na Capital marca o início da safra da tainha em Santa Catarina

Ato foi realizado na Praia do Campeche e marca o início da captura artesanal da espécie

Geral

Temporais avançam do RS para Santa Catarina com alerta de chuvas intensas

Previsão aponta para acumulados que podem chegar a 200 milímetros

Mais notícias