keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Cerimônia inicia a Semana de Conscientização da Pesca em Itajaí

Mercado do Peixe abriga exposição de animais marinhos de 3 a 8 de junho

O espaço cultural do Mercado do Peixe recebeu a cerimônia de abertura da Semana de Conscientização da Pesca na manhã desta segunda-feira (03). O evento conta com uma exposição de animais marinhos e mostra a importância da pesca para a cidade de Itajaí. O público pode visitar gratuitamente de segunda (03) a sexta-feira (07), das 9h às 17h e no sábado (08), das 9h às 14h. Esse evento integra a programação do aniversário de Itajaí – 159 anos: de frente para o futuro.

“A pesca tem um papel fundamental no crescimento socioeconômico ao longo dos 159 anos Itajaí. A cidade se destaca no cenário nacional com um dos principais portos do país e é conhecida como a capital nacional da pesca“ afirma o gerente do Mercado Público do Peixe Nilson José Borba.

Participaram da cerimônia o Diretor de Pesca e Agricultura Rodrigo Silveira, o gerente do Mercado Publico Nilson José Borba, o representante do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade Felipe Farias Albanês, o secretário de Pesca do município de Porto Belo Frank Matos e o presidente do Colegiado dos Secretários da Pesca da AMFRI Hernane Matheus da Silva.

Atividades realizadas

O evento expõe a Coleção Biológica Didática do Mercado do Peixe com o auxílio dos voluntários do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. São apresentados, entre os invertebrados: moluscos, anelídeos, crustáceos, cnidários e equinodermos. A mostra também apresenta peixes ósseos e cartilaginosos que abrangem os tubarões e raias.

Também é tratado sobre animais marinhos ameaçados e os planos de ação para a conservação das espécies e monitoramento da biodiversidade. A partir disso, está disponível uma pesca que envolve a problemática do lixo e espécies ameaçadas. Com uma vara de pesca as pessoas podem pescar papéis com formato de animais marinhos em que os voluntários realizam uma explicação com curiosidades sobre o animal pescado na atividade.

Também ao longo da semana, uma enquete é realizada para entender os perfis de pessoas que frequentam o Mercado do Peixe. O que o consumidor procura na compra de peixes, se já consumiu ou se possui conhecimento sobre os tipos de pescado são exemplos de perguntas.

Cidades

Frigorífico da Grande Florianópolis aproveitava carnes vencidas em produtos processados e embutidos

A Polícia Civil de Biguaçu, na Grande Florianópolis, abriu inquérito para investigar um frigorífico que utilizava carnes vencidas em alimentos processados. O estabelecimento foi fiscalizado e autuado pela Vigilância Sanitária da cidade em uma ação […]

Cidades

Secretaria da Agricultura interdita cultivos de ostras e mexilhões da Ponta de Baixo, em São José

Está proibido retirar e comercializar ostras, mexilhões, vieiras, berbigões e seus produtos, inclusive nos costões e beira de praia dessa área

Cidades

Itajaí é a cidade com os imóveis de maior valorização do Brasil

Variação mensal do preço de venda de imóveis residenciais foi de 1,56% em março

Cidades

Prefeito de Itapoá visita Porto Belo para conhecer Leis e Projetos

O objetivo da visita foi conhecer os projetos futuros e obras custeadas por outorga onerosa, regulamentada em Porto Belo através da Lei Complementar 42/2012

Cidades

Audiência Pública discute LDO e PPA em Porto Belo

A Lei de Diretrizes Orçamentárias, - LDO, estabelece as metas e prioridades da Administração Pública para o exercício financeiro seguinte, orientando a elaboração e execução do Orçamento

Mais notícias