keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Cerca de 94 municípios catarinenses registraram ocorrências causadas pelas chuvas

Tubarão, no Sul do Estado, é o município mais afetado

Equipes do Governo do Estado seguem com o trabalho de enfrentamento às cheias e auxílio às pessoas atingidas pelas fortes chuvas no estado, principalmente no Litoral Sul, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis. Segundo o relatório mais recente divulgado pela Defesa Civil de Santa Catarina, 94 municípios relataram ocorrências que vão desde alagamentos, deslizamentos, queda de árvores e muros. Até o momento, 420 pessoas estão desalojadas e pelo menos 175 desabrigados. 

A Defesa Civil recebeu a informação de seis municípios que decretaram situação de emergência: Tubarão, Orleans, Forquilhinhas, Urubici, Maracajá e Araranguá. O Litoral Sul é a área mais afetada.

O governador Carlos Moisés informou que deverá acompanhar de perto a situação nos municípios mais atingidos. “Já estamos em contato com os prefeitos, prestando todo o apoio. Todo o aparato estatal direcionado ao trabalho de pronta resposta seguirá mobilizado para salvaguardar a vida e o patrimônio dos catarinenses durante esse período que ainda é de alerta e atenção máxima”, frisa. Assim que a chuva se intensificou, o governador determinou a ativação da sala de situação da Defesa Civil. O órgão segue monitorando e emitindo alertas à população.

Houve ainda significativo aumento dos níveis dos rios, chegando em nível de alerta para inundação nas regiões do Litoral Sul, Planalto Sul (com destaque para a Bacia do Rio Tubarão), Oeste e Meio-Oeste.

A previsão da Defesa Civil aponta para o afastamento do ciclone para alto mar nesta quinta-feira, 5, e o consequente estabelecimento de uma massa de ar frio no Estado. Por conta das chuvas dos últimos dias, permanece o risco alto para deslizamentos e inundações.

Tubarão, no Sul do Estado, é um dos mais atingidos

No Sul do Estado, Tubarão é o município mais afetado pelas fortes chuvas. Até o fim da tarde desta quarta-feira, 4, equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil atenderam 55 ocorrências. O número de desabrigados subiu para 101 e estima-se que o de desalojados seja superior. As informações ainda estão sendo comunicadas e atualizadas pelas equipes que trabalham na região. Guarnições do Corpo de Bombeiros de Blumenau, Balneário Camboriú e Chapecó estão a caminho do município para reforçar o trabalho de auxílio aos atingidos.

A medição das 19h apontava o nível do rio Tubarão em 6m12cm. A situação ainda é de alerta por conta da previsão de chuva para esta noite, madrugada e manhã de quinta-feira, 5. O trabalho de enfrentamento à situação de emergência devido às chuvas ocorre a partir do Grupo de Ações Coordenadas. O Grac é constituído por representantes de órgãos, entidades, instituições e organizações, públicas ou privadas, governamentais ou não governamentais de reconhecida atuação na área da Defesa Civil.

Aulas suspensas 

A Secretaria de Estado da Educação comunicou no começo da noite desta quarta que a equipe técnica estava realizando levantamento da situação atual das escolas.

Pela manhã, 154 escolas estaduais tiveram as aulas suspensas por conta da dificuldade locomoção dos estudantes. As suspensões atingiu escolas das coordenadorias regionais de Educação de Araranguá, Caçador, Criciúma, Ibirama, Laguna, Rio do Sul, São Lourenço do Oeste, Taió, Timbó, Tubarão e Videira.
A reposição das aulas está garantida para cumprimento dos 200 dias letivos previstos em lei.

Fonte: Visor Notícias

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Vigilantes de trânsito e PM realizam operação contra transporte clandestino em Navegantes

O secretário da pasta, Joziel José Pereira, explica que constantemente, chegam denúncias no setor, relatando esse tipo de situação e que por isso, a Navetran e Polícia Militar trabalham para combater o problema

Cidades

Navegantes lança revista anual de transparência dos atos públicos

O periódico será lançado uma vez ao ano, sempre com dados do ano anterior

Cidades

Itajaí se mobiliza para enfrentar semana de frio intenso

Ativação de abrigo de inverno nesta terça-feira (17) e intensificação de abordagens sociais são algumas das ações planejadas para acolher população vulnerável

Cidades

Balneário Piçarras ativa abrigo de inverno para moradores em situação de rua

Secretaria de Assistência Social realizará trabalho de campo para localizar os moradores de rua

Cidades

Cães e gatos ficam órfãos após morte de protetora em SC

Cidade está mobilizada para ajudar na adoção dos animais

Mais notícias

Cultura e Lazer

Monumento Geração foi inaugurado no Espaço Cultural

Espaço Cultural Nelson Santos ganhou um novo local para fotos e visitação

Mercado Imobiliário

Arquiteta catarinense Thayane Santana lança projeto “Libertação”

Arquiteta mostra seu lado criativo através de multitalentos