keyboard_backspace

Página Inicial

Turismo

Câmara aprova declaração da pesca artesanal da tainha como patrimônio imaterial de BC

Tradicional pesca vira patrimônio imaterial da cidade

46ee54d4d5465992cd8d50ee15166eee Visor Notícias

A Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú aprovou, na sessão ordinária desta quarta-feira (09), o Projeto de Lei Ordinária 107/2019, do vereador David La Barrica (PSB), que declara patrimônio cultural imaterial do município a pesca artesanal para captura de tainha (mugili liza).

A justificativa do PLO ressalta que “a pesca artesanal da tainha é uma característica da identidade cultural de todo o nosso litoral e, até hoje, o trabalho é passado de geração em geração, mantendo assim uma tradição de séculos”.

O projeto destaca que constituem, como principal caraterística da pesca artesanal para captura de tainha, suas canoas, redes, ranchos de apoio e a função dos pescadores, e faz a descrição desses elementos.

A Unesco, citada na justificativa do PLO, define como patrimônio cultural imaterial “as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas – junto com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhes são associados – que as comunidades, os grupos e, em alguns casos, os indivíduos reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural”.

Também foi aprovada a Emenda 01, dos vereadores Gelson Rodrigues (PSB), Nilson Probst (MDB) e Pedro Francez (PL), que faz modificações nos incisos do Art. 1º e suprime o Art. 2º do projeto. Desta forma, o PLO continua em tramitação do Legislativo para ser deliberado em redação final.

Entrega de moções

No início da sessão, foi feita a entrega de oito moções de congratulação.

A Moção 234/2019, do vereador Omar Tomalih (PSB), ao senhor Adilson de Souza Soliz, por completar 30 anos na profissão de radialista.

E as moções de 216 a 223/2019, do vereador Pedro Francez (PL), a atletas por conquistas no 30º Campeonato Brasileiro de Kung-Fu: Erick de Carvalho (216/2019); Bianca Miranda (217/2019); Lucas Pereira “Sorin” (218/2019); Adriel Souza de Jesus (220/2019); Flávio Bernardes Stinn (221/2019); Aroldo Ademir Pereira (222/2019); e Felipe da Silva (223/2019).

Minuto de silêncio

No momento do Tema Livre, os vereadores fizeram um minuto de silêncio em memória ao ex-prefeito de Camboriú Edson Olegário, o Edinho, falecido na madrugada desta quarta-feira (09).

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Turismo

Entenda porque Balneário Camboriú é uma das cidades mais procuradas no Brasil pelos turistas

Com parques e muitas atrações, destino virou o queridinho dos turistas brasileiros

Turismo

Cidade da Grande Florianópolis inaugura maior mirante de vidro de Santa Catarina

A estrutura contará com uma torre equipada com elevador panorâmico, lojas, lanchonete, restaurante, café e estacionamento

Turismo

VÍDEO: Berçário de Peixes é o mais novo e encantador espaço do Oceanic Aquarium

O aquário em Balneário Camboriú tem mais de 30 recintos e cerca de 140 espécies de animais

Turismo

Restaurante de Itapema serve o mais completo e tradicional chá da tarde

Alma Gastro e Bar, restaurante de alta gastronomia foi eleito cinco vezes consecutivas pelo Tripadvisor como um dos 10 melhores do mundo

Geral, Turismo

Costa Esmeralda Convention & Visitors Bureau realiza posse da nova diretoria nesta quinta-feira

Evento ocorre no Sofistic Hotel em Itapema, marcando o início do mandato para o biênio 2024/2025

Mais notícias

Tempo

Quarta-feira terá predominância de sol e tempo firme em SC

Temperaturas podem chegar a 26°C em algumas regiões

Trânsito

BR-101 terá pontos de bloqueio nas próximas madrugadas, informa a PRF

Confira os dias, horários e pontos de fechamento da rodovia