keyboard_backspace

Página Inicial

Turismo

Câmara aprova declaração da pesca artesanal da tainha como patrimônio imaterial de BC

Tradicional pesca vira patrimônio imaterial da cidade

46ee54d4d5465992cd8d50ee15166eee Visor Notícias

A Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú aprovou, na sessão ordinária desta quarta-feira (09), o Projeto de Lei Ordinária 107/2019, do vereador David La Barrica (PSB), que declara patrimônio cultural imaterial do município a pesca artesanal para captura de tainha (mugili liza).

A justificativa do PLO ressalta que “a pesca artesanal da tainha é uma característica da identidade cultural de todo o nosso litoral e, até hoje, o trabalho é passado de geração em geração, mantendo assim uma tradição de séculos”.

O projeto destaca que constituem, como principal caraterística da pesca artesanal para captura de tainha, suas canoas, redes, ranchos de apoio e a função dos pescadores, e faz a descrição desses elementos.

A Unesco, citada na justificativa do PLO, define como patrimônio cultural imaterial “as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas – junto com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhes são associados – que as comunidades, os grupos e, em alguns casos, os indivíduos reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural”.

Também foi aprovada a Emenda 01, dos vereadores Gelson Rodrigues (PSB), Nilson Probst (MDB) e Pedro Francez (PL), que faz modificações nos incisos do Art. 1º e suprime o Art. 2º do projeto. Desta forma, o PLO continua em tramitação do Legislativo para ser deliberado em redação final.

Entrega de moções

No início da sessão, foi feita a entrega de oito moções de congratulação.

A Moção 234/2019, do vereador Omar Tomalih (PSB), ao senhor Adilson de Souza Soliz, por completar 30 anos na profissão de radialista.

E as moções de 216 a 223/2019, do vereador Pedro Francez (PL), a atletas por conquistas no 30º Campeonato Brasileiro de Kung-Fu: Erick de Carvalho (216/2019); Bianca Miranda (217/2019); Lucas Pereira “Sorin” (218/2019); Adriel Souza de Jesus (220/2019); Flávio Bernardes Stinn (221/2019); Aroldo Ademir Pereira (222/2019); e Felipe da Silva (223/2019).

Minuto de silêncio

No momento do Tema Livre, os vereadores fizeram um minuto de silêncio em memória ao ex-prefeito de Camboriú Edson Olegário, o Edinho, falecido na madrugada desta quarta-feira (09).

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Turismo

Eco Resort Colinas de Urubici terá lançamento nesta quinta

O projeto da CF Negócios Imobiliários, envolveu um investimento de R$ 31,8 milhões

Turismo

Primeiro Túnel de Vento do Sul do Brasil será construído em BC

Ao ser suspensa pelo fluxo de ar, a pessoa terá a sensação indescritível de estar voando

Turismo

Dados da temporada sugerem mudança de comportamento do turista em Florianópolis

Mesmo com lotação acima da média em hotéis e apartamentos de aluguel, restaurantes e bares registraram movimento baixo; um dos motivos seria a escolha por imóveis onde possam cozinhar durante a estadia

Turismo

Iniciada a execução do mirante do Parque Ecológico e Náutico de Itajaí

Projeto de 23 mil metros quadrados deve ser concluído no segundo semestre

Turismo

Conheça as belezas da Ilha do Pirata e da Praia do Plaza

A Ilha começa pela trilha que leva à Praia do Plaza, conhecida entre os surfistas e apelidada carinhosamente de praia do caminhoneiro

Mais notícias

Política

Número de jovens aptos a votar aumenta em 50% desde a última eleição em SC

Estatística vinha caindo desde as eleições municipais de 2012

Geral

Reforma Tributária zera impostos em 15 itens da cesta básica

Outros 14 alimentos terão alíquota reduzida em 60%