keyboard_backspace

Página Inicial

Utilidade Pública

Brasil: rico em água doce, mas mal distribuída

A água é um bem de vital importância para os seres humanos e também para a manutenção das atividades econômicas. Seria impossível pensar no desenvolvimento de qualquer povo, território ou nação sem a existência desse recurso. Entretanto, […]

X

A água é um bem de vital importância para os seres humanos e também para a manutenção das atividades econômicas. Seria impossível pensar no desenvolvimento de qualquer povo, território ou nação sem a existência desse recurso. Entretanto, há vários países que sofrem com a escassez hídrica, tendo de adotar medidas para combater esse problema e livrar-se ao máximo dos impactos gerados por essa realidade.

O país considerado mais seco do mundo, ou seja, que apresenta a menor disponibilidade de água doce, é o Kuwait, um pequeno país do Oriente Médio – uma área predominantemente formada por desertos. Parte da água utilizada nesse país é importada e 75% dos recursos hídricos consumidos advêm do processo de dessalinização da água do mar.

Existem países, por outro lado, que apresentam uma grande abundância de água em seus territórios. É o caso do Brasil: o país possui uma das maiores reservas de água doce do mundo. Contudo, esta água muitas vezes é mal distribuída devido à geografia nacional. A região Norte, por exemplo, é aquela que possui a maior concentração de água no país devido à Bacia do Rio Amazonas. Já as regiões Nordeste e Sudeste possuem os maiores históricos de seca e escassez de água. 

Para Reginalva Mureb, presidente da Águas de Bombinhas, essas diferenças regionais devem ser notadas e levadas em consideração para garantir o abastecimento da população. “Nosso dever, como concessionária, é garantir que todos os moradores tenham o acesso à água tratada”, comenta.

“Ocasionalmente também passamos por momentos de escassez, falta de chuvas, nível baixo das captações. Por isso é tão importante que a população tenha consciência do uso consciente da água e que sejam promovidas todas as ações com o objetivo de economia e preservação deste bem natural”, completa ela.

Fonte: Visor Notícias

Utilidade Pública

Água que chega às torneiras dos camboriuenses passa por rígido controle de qualidade

Água representa cerca de 60% do peso de um adulto e especialistas recomendam o consumo de, no mínimo, 2,5 litros por dia

Utilidade Pública

Água que chega às torneiras em Penha passa por rígido controle de qualidade

Entre os aspectos analisados estão as análises físico-químicas de cor, turbidez, pH, cloro residual e também microbiológicas

Utilidade Pública

Consumidores poderão utilizar o PIX para pagamentos de contas de água em Bombinhas

Entre as vantagens do novo serviço estão a gratuidade para as transações on-line entre bancos e pessoas físicas

Utilidade Pública

Campanha do Agasalho segue com 29 pontos de coleta em Camboriú

Com o lema “Solidariedade que Aquece Corações”, a ação segue até 31 de julho com a coleta de peças de roupas, calçados e cobertores

Utilidade Pública

A importância das manutenções programadas na rede de distribuição de água

As manutenções programadas são realizadas sempre para melhorias no sistema

Mais notícias

Geral

Prato do festival Balneário Saboroso faz sucesso e restaurante decide manter menu especial por mais 15 dias

Prato é sucesso e procura é tão grande, que o restaurante prorrogou a promoção

Geral

Cientista inventa banheiro que transforma fezes humanas em criptomoeda

Os micro-organismos, então, quebram as fezes e o metano é canalizado para uma célula de combustível de óxido sólido, que se torna fonte de energia para vários aparelhos na escola, como o aquecedor de água ou o fogão a gás.