keyboard_backspace

Página Inicial

Brasil

Bolsonaro sanciona lei que classifica visão monocular como deficiência visual; veja o que muda

Considera-se a pessoa monocular, no Brasil, a que apresenta, com a melhor correção óptica (óculos ou lentes de contato), visão menor que 5% em um olho, e mantenha a visão normal no outro olho

visao monocular Visor Notícias
Canva/Divulgação

Na segunda-feira da semana passada (22), o presidente Jair Bolsonaro sancionou a Lei 14.126/21, que classifica a visão monocular como deficiência visual. Com isso, segundo o advogado especialista em Direito Previdenciário e Trabalhista, Jean Postai, pessoas que enxergam com apenas um olho passam a ter os mesmos direitos e benefícios das pessoas com outras deficiências físicas. “A nova lei assegura, aos monoculares, acesso a benefícios previdenciários, como aposentadorias por invalidez, isenções tributárias na compra de automóveis e outros equipamentos.  Além disso, terão acesso gratuito a medicamentos e próteses por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) e atendimento prioritario”, destaca. 

De acordo com o médico oftalmologista Mário Junqueira Nóbrega, do Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem, empresa do Grupo Opty, considera-se a pessoa monocular, no Brasil, a que apresenta, com a melhor correção óptica (óculos ou lentes de contato), visão menor que 5% em um olho, e mantenha a visão normal no outro olho. “As dificuldades para uma pessoa com visão monocular vão além do fato de não enxergar com um dos olhos. Normalmente, com isso, ela tem também perda de noções de distância, profundidade e espaço, o que prejudica atividades diárias, como práticas esportivas, profissionais e de lazer. A deficiência pode ser ocasionada por inúmeras doenças oculares presentes ao nascimento ou adquiridas durante a vida.

A visão monocular já era considerada uma deficiência pela Lei de Cotas (Lei 12.711, de 2012) e para disputas em concursos públicos, com vagas reservadas. Porém, para ter direito aos novos benefícios, o advogado explica que os deficientes monoculares deverão passar por uma avaliação a fim de verificar a situação incapacitante, com o objetivo de reconhecimento da deficiência, através de avaliação biopsicossocial por equipe multiprofissional.  

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Silvio
Silvio Matheus
Silvio Matheus é jornalista. Estudou jornalismo na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e trabalhou como Assessor de Imprensa da Prefeitura de Itapema, Assessor da Câmara de Vereadores de Itapema e editor do jornal diário O Atlântico. Desde 2019 trabalha como jornalista, editor e filmmaker no site de notícias Visor Notícias.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Brasil

Programa Petrobras Jovem Aprendiz vai abrir mais de mil vagas

Inscrições poderão ser feitas de 5 a 12 de abril

Brasil

Viradouro é campeã do Carnaval do Rio de 2024

Escola levou para a Marquês da Sapucaí o enredo “Arroboboi, Dangbé”; é o terceiro título da agremiação

Brasil

Rio do Sul enfrenta nova enchente e monta abrigos para população

O nível do rio alcançar 7,59 metros no final da manhã

Brasil

Obra para remover sal da água do mar pode danificar cabos submarinos e deixar Brasil sem internet

Operadoras temem que usina danifique cabos de telefonias que partem da Europa e África para Fortaleza

Brasil

STF conclui julgamento a favor do piso da enfermagem no setor público

Pagamento do piso no setor privado fica condicionado a negociação

Mais notícias

Saúde

Porto Belo utiliza cães para aprimorar processo terapêutico em pacientes autistas

O programa "Aumigos'' utiliza a Terapia Assistida por Cães (TAC), para aprimorar as abordagens terapêuticas destinadas a pacientes autistas

Segurança

Funcionário da coleta de lixo agride cachorro durante trabalho em SC; confira o vídeo

A situação foi capturada por uma câmera de seguraça residencial em Rio do Sul na noite de quarta-feira (24)