keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Balneário Camboriú recebe terceiro Festival de Surf para Autistas

Principal novidade desta edição é a bateria especial para crianças com Síndrome de Down e deficiente físicos 

1552649593 Visor Notícias

Uma iniciativa que une esporte e inclusão promete movimentar mais uma vez a faixa de areia da Praia Central de Balneário Camboriú no próximo sábado, 11 de novembro. Criado pelo instrutor de surf Túlio Ferri, o 3º Festival de Surf para Autistas cresceu e neste ano recebe mais participantes, em um total de 70 crianças e jovens de diferentes estados. O evento, com início às 9h30, em frente a rua 2.500, é uma competição divertida e repleta de atrações na água e na areia, onde pais e filhos brincam juntos.

A principal novidade desta edição do festival, segundo Túlio Ferri, é a bateria especial para crianças com Síndrome de Down e deficiente físicos. Com apoio da Fundação Municipal de Esportes, o 3º Festival de Surf para Autistas disponibilizará cadeiras anfíbias (que auxiliam os banhos de mar de deficientes físicos), balanço para cadeirante e equipamentos para basquete, vôlei e bocha adaptada. A bateria especial, segundo o organizador, é uma espécie de preparação para a realização de um evento esportivo focado neste público, o 1º Down Surf Festival, previsto para ocorrer em março de 2018 na praia da Atalaia, em Itajaí.

Os participantes deste sábado chegarão de diferentes lugares de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo. “A intenção do evento é proporcionar um dia diferente e com novas sensações para crianças com autismo, superando medos e quebrando barreiras de forma natural e divertida”, observa Túlio Ferri. Cada jovem ainda ganha uma medalha de participação do festival.

O projeto

Há quatro anos, Túlio Ferri iniciou um projeto diferenciado na sua escola – a Surf Escola BC – e começou a oferecer aulas para autistas. As aulas são acompanhadas por uma psicóloga como forma de apoio ao trabalho de interação com a criança, com apoio da AMA Litoral (Associação de Pais e Amigos dos Autistas). Foi desta iniciativa que surgiu a ideia de elaborar o festival. O sucesso da iniciativa ganham proporções surpreendentes e as inscrições online para os participantes do festival foram preenchidas em menos de três horas.

O 3º Festival de Surf para Autistas tem patrocínio da Mormaii, Impacte, Avantis, Cliomed, CPH Academia, escola Construindo o Saber, Santa Clínicia e Hospital e Maternidade Santa Luiza, além do apoio da Drone Fly BR, ASBC, ACES e Buriti Jornalistas Associados.

 

AGENDA

O quê: 3º Festival de Surf para Autistas

Quando: 11 de novembro (sábado)

Horário: 9h30

Onde: Praia Central de Balneário Camboriú (em frente a Rua 2.500)

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Banco Mundial aprova financiamento de R$ 450 milhões para construção de BRT e túnel subáquatico em SC

Segundo o comunicado do Banco Mundial, o Promobis beneficiará diretamente 11 cidades e aproximadamente 592 mil pessoas

Cidades

SC será contemplada com 1.164 moradias no Minha Casa, Minha Vida na modalidade Rural

Modalidade garante moradia para agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais

Cidades

Revisão do Plano Diretor de Itapema é discutido na Câmara de Vereadores

Desfecho dessa audiência pública é aguardado com expectativa. Entre as mudanças, está a implementação da Outorga Onerosa nos bairros Morretes e Jardim Praia Mar

Cidades

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itapema inicia ciclo de palestras

Primeiro encontro teve como tema: "Autismo: conhecer para entender, entender para incluir"

Cidades

Santa Catarina é o estado mais desejado por brasileiros para morar, aponta pesquisa

Este dado coloca o estado no topo do ranking dos destinos mais desejados para moradia no país

Mais notícias

Saúde, Segurança

Estudante de medicina fica em estado vegetativo após cirurgia em MG

Caso chegou ao Ministério Público de Minas Gerais e é investigado pela Polícia Civil

Colunas e Blogs

Aniversário de José Sarney reúne líderes políticos

Confira na Coluna Esplanada de hoje direto de Brasília